Évora: Conselho Municipal de Juventude realiza a primeira reunião do novo mandato

O Conselho Municipal de Juventude de Évora realizou, na tarde de 27 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sua primeira reunião do novo mandato, sendo presidida pelo Presidente do CMJE, Jerónimo José.

A ordem de trabalhos incluiu a tomada de posse de todos os conselheiros, a eleição dos secretários, a eleição da Comissão Permanente, a eleição de um representante para integrar o Conselho Municipal de Educação, bem como a emissão de parecer sobre o documento “Opções do Plano e Orçamento para 2026”.

Antes do início da reunião, decorreu a entrega de certificados e de materiais alusivos a Évora, aos participantes da iniciativa deste ano letivo “Jovens Embaixadores de Évora no Mundo”, entregues por Sara Valverde, da Associação Évora_27, e pelo Senhor Vice-Presidente Jerónimo José em nome da CME.

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho, marcou presença no início dos trabalhos, tendo dirigido uma mensagem de boas-vindas aos novos conselheiros. Na ocasião, teve igualmente oportunidade de assistir à homenagem prestada a Maria Luísa Policarpo, técnica municipal, que ao longo de muitos anos, desempenhou as suas funções com elevado profissionalismo, dedicação e empenho no apoio ao Associativismo Juvenil, bem como, na organização de eventos na área da Juventude, encontrando-se atualmente em situação de aposentação.

De salientar, ainda, a apresentação e emissão de parecer sobre o documento “Opções do Plano e Orçamento para 2026” realizada por Roberto Salvador, Chefe da Divisão de Administração Geral e Financeira da Câmara Municipal de Évora, o qual foi aprovado por maioria.

O Conselho Municipal da Juventude de Évora desempenha um papel fundamental na promoção da participação cívica e no desenvolvimento de políticas que respondam às necessidades e expectativas dos jovens do concelho. A realização da presente reunião reafirma o compromisso da autarquia em promover um diálogo aberto e construtivo com as entidades representativas da juventude.

Voto antecipado da segunda volta das presidenciais decorre em todo o País

Decorre hoje em todo o território nacional o dia de voto antecipado para a segunda volta das eleições presidenciais. Os eleitores que se inscreveram nesta modalidade têm a possibilidade de exercer o seu direito de voto antes do dia oficial das eleições, marcadas para domingo, dia 8. No boletim de voto estarão apenas dois nomes: António José Seguro e André Ventura, os candidatos que passaram à segunda volta.

Esta modalidade de voto pretende facilitar a participação cívica, especialmente para quem, por motivos profissionais, de saúde ou deslocações, não possa votar presencialmente no próximo domingo. As mesas de voto em mobilidade estão distribuídas por vários pontos do país, com funcionamento ao longo do dia.

Em Elvas, a secção de voto em mobilidade está instalada no Balcão Único da Câmara Municipal. Estão inscritos 573 eleitores para votar antecipadamente no concelho. O processo tem decorrido com normalidade e, pelas 9h45, já tinham votado cerca de 40 pessoas, registando-se movimento logo nas primeiras horas da manhã.

A votação antecipada prossegue durante todo o dia, preparando o terreno para a decisão final nas urnas no próximo domingo, quando todos os eleitores serão chamados a escolher o próximo Presidente da República.