Skip to content

Encontram-se abertas as inscrições para a utilização das Hortas Comunitárias da Adua

Encontram-se abertas as inscrições para a utilização das Hortas Comunitárias da Adua, em Montemor-o-Novo, uma iniciativa integrada na Estratégia Alimentar de Montemor-o-Novo SMEA.

Este espaço foi criado para promover a produção alimentar familiar, sustentável e de proximidade. Nas Hortas Comunitárias da Adua poderá cultivar hortícolas, plantas aromáticas e pequenos frutos, respeitando a sazonalidade dos produtos e incentivando hábitos de alimentação saudável.

Liliana Vinagre, técnica do gabinete do produtor, adiantou que “as hortas comunitárias da Adua são um projeto do município de Montemor-o-Novo, estão integradas dentro da estratégia alimentar SEMEIA e têm como objetivo disponibilizar a todas as famílias e residentes do concelho um espaço para poderem ter a sua própria horta e cultivar os seus próprios alimentos. Estão organizadas em talhões individuais que variam entre 100 m2 e 200 m2. Cada espaço está munido de uma casa abrigo onde pode fazer o armazenamento das ferramentas, tem também as instalações sanitárias e cada talhão tem acesso a um ponto de água para rega. Estas hortas beneficiam ainda do apoio do gabinete do produtor agrícola. Para além da produção, funcionam também muito como um espaço de aprendizagem e um espaço de convívio entre os utilizadores”.

“Podem candidatar-se à utilização das hortas comunitárias da ADUA todos os residentes do concelho de Montemor-o-Novo e, para o efeito, basta contactar o Gabinete do Produtor Agrícola, que funciona no Mercado Municipal às quartas-feiras de manhã, através do e-mail gabineteprodutor@cm-montemornovo.pt ou através do número de telefone 938022672. A utilização das hortas comunitárias tem um custo de 0.10€/m2 mais IVA, é cobrada anualmente no início do ano”.

Compartilhe este artigo: