Skip to content

Município de Vendas Novas prepara projeto piloto de recolha de resíduos na Landeira

No âmbito da parceria entre o Município de Vendas Novas e a Gesamb, foi recentemente ampliada a rede de ecopontos no perímetro urbano da cidade de Vendas Novas, com a instalação de quatro novas baterias de equipamentos e a substituição de um ecoponto por um novo contentor metálico de grande capacidade.

Este reforço tem como principal objetivo aumentar a acessibilidade dos munícipes aos pontos de deposição seletiva de embalagens, promovendo a separação adequada dos resíduos e incentivando práticas mais sustentáveis no dia a dia.

Ricardo Videira, presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, em declarações à RNA, referiu que “O Município de Vendas Novas iniciou recentemente o reforço da capacidade e da quantidade de ecopontos no concelho. É um projeto que estamos a desenvolver em parceria com a GESAMB, que iniciámos ainda no final de 2025 e que se vai estender ao longo do ano de 2026. Queremos que os Vendasnovenses tenham os ecopontos mais perto das suas residências e, portanto, tenham que se deslocar menos para fazer a deposição de resíduos. Começámos em algumas zonas mais carentes dentro da cidade de Vendas Novas, mas iremos ao longo dos próximos meses colocar novos ecopontos em zonas não só da periferia da cidade, mas também das localidades do nosso concelho. Temos aqui dois objetivos principais, a reciclagem como forma de preservar o nosso ambiente e garantir que não temos um desperdício tão grande de matérias-primas que podem ser reaproveitadas e utilizadas em novos materiais e em novos produtos. E por outro lado, um objetivo muito claro também do ponto de vista financeiro, porque quando reciclamos não tem custo para o município, porque o valor dos produtos que são reciclados paga toda a logística da respetiva recolha, enquanto que todos os produtos que são colocados nos contentores do lixo, os resíduos sólidos urbanos, têm um custo muito significativo para o município, não só na recolha, mas também na respetiva deposição no aterro intermunicipal”.

“Ainda para 2026, temos programado o início da instalação da recolha com contentores de recolha traseira nas localidades de Bombel, Piçarras, Nicolau e Landeira. Portanto, é um projeto que permitirá ter ecopontos de menor dimensão, mas maior distribuição. Portanto, são contentores semelhantes àqueles que temos do lixo hoje em Vendas Novas, mas com tampas diferentes, com cores diferentes para sinalizar ao que é que se destinam e também ainda para este ano queremos iniciar o sistema de recolha porta a porta na Landeira, permitindo que cada cidadão tenha um contentor mais recente de lixo dedicado a si próprio e que dessa forma também seja possível monitorizar aquilo que cada um produz de resíduos e no futuro diferenciar isso também naquilo que são as tarifas que são aplicadas aos cidadãos. Obviamente que quando isto acontecer será para todo o concelho”, concluiu.

Compartilhe este artigo: