
Neste domingo, 11 de janeiro, regressou o campeonato distrital da Associação de Futebol de Évora. Na Liga Elite jogou-se a 10ª jornada, com o derby montemorense entre Grupo União Sport e Grupo Estrela Escouralense a terminar com a vitória do União por 2-0. Ainda na Elite, no regresso do campeonato, o Cabrela perdeu em casa com o Sporting de Viana por 0-5. Na Liga AFE, no que diz respeito a equipas do concelho de Montemor, apenas entrou em campo o Fazendas do Cortiço, que disputou um jogo em atraso, no qual goleou o Tourega por 9-0.
Sobre o derby entre União e Escoural, que a RNA acompanhou com relato, o União entrou a tentar dominar a partida, mas sem criar grandes oportunidades. Até aos 30 minutos houve mais União, com mais posse de bola e mais pressão, mas com poucos remates, mantendo-se o nulo no marcador. O Escoural, que tentava atrasar o golo unionista, apostando num sólido bloco defensivo, foi conseguindo aos poucos ser mais atrevido. A formação da casa inaugurou o marcador, aos 36 minutos, na sua melhor oportunidade, com Gonçalo Catalão a rematar para o 1-0, a passe de Cardinhos. Por parte do Escouralense, destaque para um bom remate de João Reis, de fora da área, com a bola a passar muito perto da baliza à guarda de Raimundo Duarte. Ao intervalo, ajustava-se a vantagem para o União, pela margem mínima.
A 2ª parte iniciou meio morna e sem alterações em ambas as equipas. Aos 54 minutos, num livre superiormente marcado por Pedro Seabra, sem hipótese para o guardião Rui Anes, o União chegava ao 2-0. O União esteve perto do terceiro, mas na cara do guarda-redes, Tiago Gualdino rematou à figura de Rui Anes. O Escoural efetuou a sua primeira substituição, aos 66 minutos, com Miguel Anastácio a render Nuno Silva. O União também mexeu, com Luís Madeira e Miguel Fernandes a entrarem para os lugares de Marco Oliveira e Diogo Cardinhos. Pouco depois, Rui Anes, a fazer uma boa exibição, defendeu um remate de Miguel Fernandes. Aos 76 minutos, no Escouralense, Diogo Gamito e Paulo Oliveira entraram para as saídas de Pedro Lopes e João Reis. O União também efetuou dupla alteração, aos 80 minutos, com Gonçalo Catalão e Tiago Gualdino a serem rendidos por Néné e Luís Fitas. Já dentro dos 10 minutos finais, novamente de livre, Pedro Seabra remata à trave, com Miguel Fernandes na sequência a chutar para dentro da baliza, mas o golo foi anulado por fora de jogo. Nos 5 minutos finais do desafio, o Escouralense ainda efetuou uma tripla substituição e no União houve também dupla alteração, com António Santos e João Bugio a renderem Roberto Carlos e Wilson Costa. Já nos descontos, o União teve boa chance de ampliar o resultado, com Néné, após várias fintas, a rematar às malhas laterais. O encontro iria terminar com a vitória alvinegra por 2-0, num jogo em que o União dominou e é justo vencedor, mas onde também o Escouralense deixou uma boa imagem, provando ser uma equipa jovem mas com potencial.
AF Évora Divisão Elite 2025/26 JORNADA 10>11/01/2026
GD Cabrela 0-5 Sp. Viana
Juventude Évora B 1-3 GD Portel
Grupo União Sport 2-0 GE Escouralense (Gonçalo Catalão, Pedro Seabra)
At. Reguengos 2-2 Estrela FC (Marvin, Balixa; João Carrasco, Sousa)
Arcoense 1-0 Redondense
Lusitano GC B 2-2 Monte Trigo (18h)
Liga AFE Grupo B (Jogo atraso 8ª jornada)
Gcd Fazendas Cortiço 9-0 Gdc Tourega
Liga AFE Grupo A >10ª jornada > 11/01> 15h00
Bencatelense 3-1 O Calipolense
AD Vera Cruz 2-4 At. Reguengos B
Oriolenses 4-4 Corval
Canaviais 7-1 SB Outeiro
São Manços 2-1 Borbense
Descansa: CF Estremoz














