Certificados do concurso “Árvores de Natal Recicladas” entregues no Palácio de D. Manuel

A Associação Creche e Jardim de Infância de Évora, o Colégio Salesianos e a ADBES foram as instituições distinguidas este ano com certificados no âmbito do concurso “Árvores de Natal Recicladas”, cuja cerimónia de entrega teve lugar na passada terça-feira, dia 6, no Palácio de D. Manuel.

Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Évora, recebeu este ano 36 trabalhos (criados por Estabelecimentos de Ensino, Jardins de Infância, Associações Juvenis, Associações de Pessoas com Deficiência e Associações de 3ª Idade) que estiveram expostos nas Arcadas do Palácio de D. Manuel entre 13 de dezembro e 6 de janeiro.

A cerimónia de entrega de Certificados de Participação e o sorteio de mais três trabalhos contou com a presença do Vereador do Pelouro, Jerónimo José, que agradeceu a todos a participação e felicitou as instituições distinguidas. Estas, receberam um vale de compras oferta da empresa Leroy Merlin e a cedência de um autocarro para uma visita, oferta da autarquia. O evento finalizou com Cânticos aos Reis apresentados pelas crianças.

Recorde-se ainda que o júri reuniu no dia 12 de dezembro de 2025 e elegeu para atribuição da Menção Honrosa, o trabalho intitulado “Mil e Um Presépio”, oriundo da Casa do Sagrado Coração de Jesus, que considerou melhor preencher os critérios estabelecidos nas Normas de Participação.

Câmara de Vila Viçosa assegura atividades de final de semestre e Carnaval para as crianças do concelho

O Município de Vila Viçosa tem abertas as inscrições, entre os dias 5 e 20 de janeiro de 2026, para o Programa Férias Divertidas – Fim de Semestre e Carnaval, o qual se destina a crianças dos 6 aos 12 anos, e terá uma limitação máxima de 80 participantes.

O referido programa irá decorrer nos dias 28, 29 e 30 de janeiro e 18 de fevereiro, no horário das 08h00 até às 18h00, na Escola EB1 do Carrascal, em Vila Viçosa.

Este programa contempla serviço de refeições, à semelhança do que acontece no decorrer do ano letivo. As inscrições podem ser feitas no Balcão Único da CMVV (09h00/12h30 e 14h00/16h30) ou no Balcão Único Eletrónico.

Ter um fundo de emergência é fundamental para uma vida financeira saudável, defende a DECO

Segundo a DECO, ter um fundo de emergência é essencial para todas as famílias, sendo fundamental para uma vida financeira saudável.

Trata-se de um montante, variável de pessoa para pessoa, que é colocado de parte para fazer face a um imprevisto.

Ter um Fundo de Emergência não é mais do que o dinheiro que se obtém a economizar e que se reserva para cobrir gastos ou despesas inesperadas que poderão ocorrer, inclusive no curto prazo, na vida de cada um.

O dinheiro do Fundo de Emergência permitirá, por exemplo, pagar as despesas correntes e até inesperadas, sem que as famílias tenham de se endividar ou recorrer a crédito, logo sem entrar em stress financeiro numa situação imprevista, como doença, desemprego ou de quebra de rendimento. Esse fundo deve ser constituído por, pelo menos, cinco a seis vezes o rendimento mensal da família. Só assim será possível acautelar o imprevisto.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo: