
O Instituto do Emprego e Formação Profissional está a promover o Prémio Nacional do Artesanato, que integra o Programa de Promoção das Artes e Ofícios.
Destacamos no lote de finalistas a Célia Macedo ceramics, candidata ao Prémio Empreendedorismo e Inovação, que se encontra incubada na Startup Montemor-o-Novo.
O período de votação nas candidaturas nomeadas ao Prémio Nacional do Artesanato 2025 decorre até às 18h00 do dia 11 de janeiro. Pode escolher uma candidatura em cada categoria, e não pode votar mais do que uma vez.
Em declarações à RNA, a ceramista Célia Macedo referiu que “estar entre os cinco finalistas da categoria de Empreendedorismo e Inovação do Prémio Nacional do Artesanato é muito importante, não só pelo reconhecimento do meu trabalho, claro, mas também porque esta é uma categoria que olha para o futuro do artesanato. E, para mim, isso tem sido fundamental em tudo o que são as linhas do meu projeto de trabalhar com base na tradição, mas sempre com o olhar para o futuro e inovar para que o artesanato continue a fazer sentido hoje e amanhã. Por isso, é muitíssimo importante que o reconhecimento venha exatamente nessa categoria”.
“A votação para o Prémio Nacional do Artesanato e todas as suas categorias é feita por um júri que contribui com cinco votos no total. Um desses votos é feito através da votação online, que está a decorrer na plataforma do IEFP- Instituto do Emprego e Formação Profissional e está aberta até dia 11 de janeiro. Eu tenho o link para a votação nas minhas redes sociais, Celia Macedo Ceramics, mas se forem ao site do IEFP também vão encontrar a ligação para o formulário da votação”, acrescentou.
Quem tiver interesse em votar precisa de “fazer um registro, por isso as pessoas podem votar uma vez por cada conta de e-mail, fazem o registro no site do IEFP, o registro depois vai para o e-mail, e então depois acedem a partir do e-mail ao formulário para a votação. A minha categoria é na segunda página, portanto é logo a seguir ao Prémio Carreira, e tem lá o nome dos cinco finalistas. Gostava muito de trazer o prémio para Montemor-o-Novo, por isso venho aqui pedir e apelar ao vosso voto e pedir a vossa ajuda para que isso possa acontecer”, rematou.
O Prémio Nacional do Artesanato, realizado bianualmente, consiste na valorização de percursos e atuações de excelência no âmbito das artes e ofícios, por via do reconhecimento institucional e da concessão de um incentivo financeiro ao desenvolvimento da atividade.
















