Carlos Pinto de Sá acompanha obra do prédio da Rua D. Sancho I

O Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá, realizou uma visita técnica à empreitada de reabilitação do edifício municipal situado na Rua D. Sancho I, n.º 2, com o objetivo de acompanhar o estado de execução dos trabalhos e verificar o cumprimento dos prazos estabelecidos no âmbito do financiamento do Programa 1.º Direito, integrado no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

A visita, acompanhada por técnicos do Município e da empresa ALGOMAPE – Sociedade de Construções Civis e Industriais, Lda, a quem foi adjudicada a empreitada, permitiu ao Presidente poder avaliar presencialmente o progresso dos trabalhos e os passos que se seguem na execução da empreitada. Carlos Pinto de Sá destacou a importância de assegurar o cumprimento rigoroso dos prazos, dada a natureza financiada do projeto, sublinhando que a autarquia continuará a acompanhar de perto a evolução da obra para garantir a sua conclusão dentro dos compromissos assumidos.

Recordamos que a intervenção, com um valor da adjudicação de 709.687,14€, foi iniciada no último trimestre de 2024, visa a reabilitação integral do prédio composto por 10 frações, com o objetivo de garantir melhores condições de habitabilidade aos futuros moradores, no seguimento da Estratégia Local de Habitação do Município.

Concerto de Ano Novo é este sábado em Vila Viçosa

O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, acolhe amanhã, sábado, dia 3, pelas 17 horas, um Concerto de Ano Novo, organizado pela Sociedade Filarmónica União Calipolense.

Em palco vai estar a Escola de Música da Sociedade Filarmónica União Calipolense, Pedro Tavares e José Dias

A iniciativa conta com os apoios do Município de Vila Viçosa; Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu e Grupo de Amigos de Teatro de Vila Viçosa.

A entrada é gratuita.

Municípios portugueses distinguidos na terceira edição dos prémios DECO

Os Prémios DECO regressam para a sua terceira edição. Com candidaturas abertas até 31 de março, os vencedores serão anunciados em abril de 2026.

A iniciativa da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor pretende distinguir Municípios e Juntas de Freguesia que desenvolvem programas e estratégias de apoio aos munícipes, valorizando políticas locais inovadoras e de proximidade. Para esta edição, os prémios apresentam uma imagem renovada e oito categorias: Habitação e Espaço Público, Bem-estar e Saúde Mental, Turismo, Políticas Verdes e Energia, Tecnologia e Inovação, Educação e Juventude, Imigração, Inclusão e Diversidade, e Cultura e Lazer.

As distinções variam consoante a avaliação dos projetos, com Menção Honrosa para freguesias que atinjam mais de 75 pontos e Prémio para aquelas que ultrapassem os 90. Os projetos serão analisados por um painel de especialistas e os vencedores recebem um troféu, um selo digital e a oportunidade de integrar a rede de boas práticas da DECO. O objetivo é reconhecer autarquias que colocam os cidadãos no centro da ação, promovendo políticas públicas sustentáveis e partilha de experiências que reforçam a qualidade de vida nas comunidades.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Inovação e Projetos da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Leilões de Bovinos da APORMOR batem novo recorde com mais de 40 mil animais vendidos

Os Leilões de Bovinos da APORMOR atingiram em 2025 um máximo histórico, com a transação de 40.030 animais, superando os 35.313 bovinos vendidos em 2024, o que representa um crescimento de 11,7%. O resultado confirma a consolidação e o crescente dinamismo desta plataforma de comercialização no setor pecuário.

De acordo com a APORMOR – Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, além do recorde no número de animais, verificou-se uma valorização do preço médio de venda entre 45% e 50% face a 2024. Em 2025, a maioria dos bovinos transacionados enquadrou-se no escalão de menos de 250 quilos, com 32.582 animais, seguindo-se o escalão entre 250 e 600 quilos, com 3.507 bovinos, e o de mais de 600 quilos, com 3.941 animais.

Bombeiros de Estremoz integram Dispositivo de Prevenção e Intervenção Rodoviária

Os Bombeiros Voluntários de Estremoz integram o Dispositivo de Prevenção e Intervenção Rodoviária para a época de Ano Novo, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O dispositivo conta com uma equipa composta por sete bombeiros, uma ambulância e uma viatura de desencarceramento, garantindo uma resposta rápida e eficaz em caso de necessidade.

O Executivo Municipal, representado pelo Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Sádio, e pelos Vereadores Luís Pardal e Carlos Machado, deslocou-se ao local de pré-posicionamento, onde se inteirou do ponto de situação do serviço e aproveitou a ocasião para desejar um Feliz Natal a todos os elementos da equipa.

29.ª edição da Prova do Vinho Novo de Talha de Cabeção dias 24 e 25 de janeiro

A Prova do Vinho Novo de Talha de Cabeção regressa em 2026.

A 29.ª edição da Prova do Vinho Novo de Talha de Cabeção é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Mora, em colaboração com a Junta de Freguesia de Cabeção e a Confraria do Vinho de Talha de Cabeção, com o objetivo de valorizar o vinho de talha desta freguesia, num evento emblemático que reflete a identidade da freguesia e das suas gentes.

O programa inclui o Concurso de Vinhos, no dia 23, a Prova do Vinho no Pavilhão Gimnodesportivo, com a participação dos produtores locais, e ainda a Rota das Adegas, dinamizada pela Confraria do Vinho de Talha de Cabeção, nos dias 24 e 25.