Leilões de Bovinos da APORMOR batem novo recorde com mais de 40 mil animais vendidos

Os Leilões de Bovinos da APORMOR atingiram em 2025 um máximo histórico, com a transação de 40.030 animais, superando os 35.313 bovinos vendidos em 2024, o que representa um crescimento de 11,7%. O resultado confirma a consolidação e o crescente dinamismo desta plataforma de comercialização no setor pecuário.

De acordo com a APORMOR – Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, além do recorde no número de animais, verificou-se uma valorização do preço médio de venda entre 45% e 50% face a 2024. Em 2025, a maioria dos bovinos transacionados enquadrou-se no escalão de menos de 250 quilos, com 32.582 animais, seguindo-se o escalão entre 250 e 600 quilos, com 3.507 bovinos, e o de mais de 600 quilos, com 3.941 animais.

Bombeiros de Estremoz integram Dispositivo de Prevenção e Intervenção Rodoviária

Os Bombeiros Voluntários de Estremoz integram o Dispositivo de Prevenção e Intervenção Rodoviária para a época de Ano Novo, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O dispositivo conta com uma equipa composta por sete bombeiros, uma ambulância e uma viatura de desencarceramento, garantindo uma resposta rápida e eficaz em caso de necessidade.

O Executivo Municipal, representado pelo Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Sádio, e pelos Vereadores Luís Pardal e Carlos Machado, deslocou-se ao local de pré-posicionamento, onde se inteirou do ponto de situação do serviço e aproveitou a ocasião para desejar um Feliz Natal a todos os elementos da equipa.

29.ª edição da Prova do Vinho Novo de Talha de Cabeção dias 24 e 25 de janeiro

A Prova do Vinho Novo de Talha de Cabeção regressa em 2026.

A 29.ª edição da Prova do Vinho Novo de Talha de Cabeção é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Mora, em colaboração com a Junta de Freguesia de Cabeção e a Confraria do Vinho de Talha de Cabeção, com o objetivo de valorizar o vinho de talha desta freguesia, num evento emblemático que reflete a identidade da freguesia e das suas gentes.

O programa inclui o Concurso de Vinhos, no dia 23, a Prova do Vinho no Pavilhão Gimnodesportivo, com a participação dos produtores locais, e ainda a Rota das Adegas, dinamizada pela Confraria do Vinho de Talha de Cabeção, nos dias 24 e 25.