Presidenciais de 18 de janeiro são as mais concorridas de sempre

As eleições presidenciais de 18 de janeiro são as mais concorridas de sempre. Desde o 25 de abril de 1974 nunca tinham sido formalizadas tantas candidaturas no Tribunal Constitucional (TC). A instituição confirmou oficialmente ter recebido 14 candidaturas, ultrapassando assim as 13 registadas de 2016 e muito acima das oito de 2021. 

O Tribunal Constitucional vai agora analisar as assinaturas apresentadas pelos candidatos a candidatos, uma vez que devem entregar um mínimo de 7.500 e um máximo de 15.000, para verificar se todas cumprem os requisitos legais. Os candidatos têm ainda de entregar a declaração de património, rendimentos e interesses, por exemplo.  

Os candidatos que formalizaram a candidatura são: André Pestana, André Ventura, António Filipe, António José Seguro, Catarina Martins, Henrique Gouveia e Melo, Humberto Correia, Joana Amaral Dias, João Cotrim de Figueiredo, Jorge Pinto, José Cardoso, Luís Marques Mendes, Manuel João Vieira e Ricardo Sousa. 

Évora: Praça de Giraldo volta a receber a grande festa de passagem de ano

A Praça de Giraldo, em Évora, volta a ser o grande palco para a noite de passagem de ano na região.

O programa comemorativo, organizado pelo Município de Évora, conta com o concerto da banda portuguesa The Gift, às 22 horas, espetáculo pirotécnico, à meia noite, e a partir das 00.10 horas sobe ao palco Dj Oskar.

A entrada é livre.

Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa adquirem compressor torácico

Os Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa adquiriram recentemente um compressor torácico. À chegada ao quartel, os operacionais receberam formação específica, ministrada pela empresa Femedica, garantindo a correta e segura utilização deste equipamento.

Este novo recurso representa uma mais-valia para o desempenho da nossa missão, reforçando a capacidade de resposta e a qualidade do socorro prestado à população. O compressor torácico é um suporte essencial em emergências, garantindo compressões eficazes e padronizadas durante reanimação cardíaca.

Para a aquisição deste equipamento, de custo elevado, os Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa contaram com o apoio do Município de Vila Viçosa, do NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora e da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa.