InovTechAgro classificado novamente com a menção de Excelente

O Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Setor Agroflorestal (InovTechAgro) – cuja presidência está a cargo do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e da Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS) foi classificado com a menção de “Excelente”, pela terceira vez, num universo de 24 Centros de Competências atualmente reconhecidos a nível nacional.

A Monitorização e Avaliação do Desempenho dos Centros de Competências – 2024 foi realizada pelo Ministério da Agricultura e Mar, tendo os resultados ficado disponíveis no portal da tutela em  https://agricultura.gov.pt/portal/centros-de-competencias  .

O InovTechAgro, cuja homologação teve lugar em 16 de setembro de 2020, é fruto de um conjunto de diligências entre o IPP, a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P) e a Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo, no âmbito das quais foi criada esta Unidade para o debate, transferência de conhecimento e desenvolvimento experimental nas áreas de Mecanização Agrária, Agricultura de Precisão e Digitalização. A coordenação deste centro está a cargo do Professor Luís Alcino da Conceição, docente da Escola Superior de Biociências de Elvas do Politécnico de Portalegre.

A criação dos Centros de Competências, inseriu-se no Programa Estratégico do Ministério da Agricultura e do Mar, em 2014, (Estratégia do Ministério da Agricultura e do Mar, para a Investigação e Inovação Agroalimentar e Florestal no período 2014 – 2020), que incluiu a criação de um conjunto de « Consórcios/parcerias », em setores considerados relevantes no panorama agroalimentar nacional. Estes centros agruparam várias entidades para criar massa crítica para o desenvolvimento de projetos para criar valor dentro das fileiras e permitir dinamizar a investigação agrícola, agroalimentar e florestal.

Existem atualmente 24 Centros de Competências reconhecidos e homologados, agregando entidades pluridisciplinares de diferente natureza nomeadamente organizações de agricultores, centros de ensino e de investigação, entidades do sistema científico e tecnológico nacional, organismos da administração pública e empresarial do Estado e outras entidades privadas sem fins lucrativos. Os Centros de Competências visam constituir um espaço de partilha de conhecimento e de agregação de recursos e de competências existentes nas várias entidades que o integram, com o objetivo de potenciar a competitividade e inovação das empresas. Visam igualmente o desenvolvimento científico e tecnológico, aumentando a produtividade das culturas e inovando nos produtos agroalimentares e florestais.   

Ao longo dos anos, o Centro de Competências tem desempenhado um papel crucial na transferência de conhecimento, capacitando técnicos e agricultores para enfrentar os desafios da agricultura moderna. Com um plano de atividades que incluem cerca de 70 entidades que fazem a partilha de conhecimento e de ações no terreno em todo o território nacional e internacional, leva a tecnologia e a inovação ao setor agrícola, através de ações de formação, eventos e projetos, sendo uma referência na disseminação de inovação e tecnologia, promovendo uma agricultura mais eficiente e sustentável.

Alentejo é a 9ª região do mundo onde se come melhor

Pelo segundo ano consecutivo, o Alentejo foi eleito o 9.º Melhor Destino Gastronómico do Mundo, afirmando-se como a região portuguesa melhor posicionada no ranking “100 𝐵𝘦𝑠𝘵 𝘍𝑜𝘰𝑑 𝑅𝘦𝑔𝘪𝑜𝘯𝑠 𝑖𝘯 𝘵ℎ𝘦 𝘞𝑜𝘳𝑙𝘥” do TasteAtlas.  

A gastronomia Alentejana vapresenta uma avaliação de 4,4 estrelas em 5, no ranking das 100 melhores regiões do mundo para se comer, elaborado pelo TasteAtlas.  

Entre os destaques do guia, surge a Bifana de Vendas Novas, a Açorda de Cação, a Açorda de Alho, as Sopas de Tomate, a Sericaia, entre outros. 

O TasteAtlas é uma enciclopédia de sabores, um atlas mundial de pratos tradicionais, ingredientes locais e restaurantes autênticos. 

Esta distinção resulta exclusivamente das avaliações/reviews dos turistas de todo o mundo que visitam a região. 

Tribunal declara nula cláusula abusiva do Cartão Universo, DECO vence em tribunal

O Tribunal Judicial da Comarca da Maia, decisão confirmada pelo Tribunal da Relação do Porto, deu razão à denúncia apresentada pela DECO e declarou nula uma cláusula do contrato do Cartão Universo que responsabilizava integralmente o consumidor por operações online sem recurso ao “cartão virtual”. A decisão obriga a Universo a eliminar a cláusula e a divulgar publicamente a sentença, reforçando a proteção dos direitos dos consumidores e garantindo maior equilíbrio contratual.

Esta vitória sublinha a importância da prevenção e da segurança nas transações financeiras. A DECO recomenda boas práticas para evitar fraudes, como nunca partilhar códigos ou dados bancários, confirmar remetentes antes de abrir links, usar cartões virtuais em compras online, ativar notificações bancárias e manter sistemas atualizados. O objetivo é assegurar que os consumidores estão informados e protegidos contra riscos digitais e contratuais.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Inovação e Projetos da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo: