Grupo União Sport alcança vitória importante em Monte Trigo

Hoje, na 9ª jornada da Liga Elite, o Grupo União Sport (GUS) foi a Monte Trigo vingar a derrota da temporada passada, alcançando uma vitória por 0-1. Também na Elite, o Grupo Estrela Escouralense perdeu em casa por 1-2 com o Juventude “B” e o Cabrela foi ao terreno do líder Portel averbar derrota por 5-0.
No Grupo B da Liga AFE, o Cortiçadas de Lavre teve jogo antecipado para sábado, conseguindo um empate 2-2 na receção ao Alcaçovense. Todas as outras equipas do concelho de Montemor no Grupo B da Liga AFE – Valenças, Fazendas do Cortiço e Foros de Vale de Figueira – adiaram os jogos desta jornada para janeiro.
Em relação ao jogo que a RNA acompanhou com relato, a viagem do GUS até ao difícil campo do Monte Trigo, este foi um jogo que iniciou intenso, com o primeiro sinal de perigo a ser da equipa da casa, com Dário Bianchi a rematar ao lado. Aos 10 minutos, o União não aproveitou um erro da defensiva do Monte Trigo. Foi de bola parada, perto dos 30 minutos, que o Monte Trigo criou novamente perigo, com a jogada a acabar em canto para a equipa da casa. A melhor oportunidade aconteceu aos 38 minutos, para o Monte Trigo, mas Castanho deslumbrou-se e Bernardo Alcácer fez um grande corte. Ao intervalo mantinha-se o nulo no marcador, um resultado justo, pois tratou-se de uma 1ª parte muito amarrada, com as equipas a terem pouco espaço para criar oportunidades, a encaixarem-se e a anular-se mutuamente.
A 2ª parte iniciou sem alterações em ambos os conjuntos e com o União a entrar bem e a marcar logo aos 47 minutos, após um brilhante trabalho de Rodrigo Vicente, numa jogada onde o 21 aguentou várias cargas, cruzando para Gonçalo Catalão rematar para o 0-1. André Arraiolos, que estava no banco de suplentes do União, no minutos iniciais da 2ª parte foi expulso com vermelho direto, supostamente, por bocas ao árbitro. Aos 59 minutos, Raimundo Duarte faz uma enormíssima defesa, daquelas que valem pontos, defendendo um remate feito na cara do guardião do União. Pouco depois, o Monte Trigo fez dupla substituição com Miguel Serrano e Tiago Rosado a entrarem para os lugares de Castanho e Manuel Rosado. Aos 65 minutos, também o União fez duas alterações, com Wilson e Miguel Fernandes a renderam António Santos e Gonçalo Catalão. Rodrigo Vicente continuava a ser uma quebra cabeças, e numa das suas jogadas, aos 66 minutos, cruzou para Diogo Cardinhos mas este desperdiçou. Estava um jogo frenético, onde o Monte Trigo não desistia, enquanto o União espreitava a oportunidade para matar a partida. O União esteve perto do segundo, num pontapé de Tiago Gualdino, com Matheus a defender e a manter a sua equipa no jogo. Aos 75 minutos, o treinador Rui Varela volta a mexer na equipa da casa, com Carapinha e Otávio a serem rendidos por Beto e Baptista. O União responde com as entradas de Seabra e Bugio, para as saídas de Gualdino e Roberto Carlos. Aos 84 minutos, o Monte Trigo faz novamente dupla alteração, com Ricardo e António Vicente a entrarem para os lugares de Ivanilson e Nobre. Perto dos 90 minutos, Rodrigo Vicente, completamente esgotado, foi rendido por Luís Vieira. O União não conseguiu matar o jogo, e oportunidades não lhe faltaram, alimentando a esperança do Monte Trigo. Alcácer foi um anjo da guarda para o União durante todo o jogo e foi ele também a evitar, já nos descontos, o possível golo do empate. O jogo chegaria ao final com o União a alcançar uma vitória importante, arrancada a ferros, e a fechar o ano de forma positiva, com toda a equipa a mostrar uma grande atitude. As figuras do jogo foram, sem dúvida, Rodrigo Vicente, que pintou uma obra de arte que deu lugar ao golo, e Bernardo Alcácer que encheu o campo.
Deixar uma palavra a Nuno Gamito que, após 10 temporadas e 9 anos de relação com a RNA, por razões profissionais, fez hoje o seu último relato. Agradecemos ao Nuno todo o profissionalismo e qualidade, dizendo um Até já!

AF Évora Divisão Elite 2025/26 9ª jornada > 20 e 21/12
Sp. Viana 1-1 Redondense (20/12)
Estrela FC 2-1 Lusitano GC B
GD Portel 5-0 GD Cabrela
Monte Trigo 0-1 Grupo União Sport
Escouralense 1-2 Juventude Évora B
Arcoense 1-5 At. Reguengos

Liga AFE Grupo B > 8ª jornada > 20 e 21/12
Cortiçadense 2-2 Alcaçovense (20/12)
GDS Pedrense 1-2 Santana do Campo
Arraiolense – Valenças (11/01)
Fazendas do Cortiço – GD Tourega (11/01)
Foros Vale Figueira – Aguiar (18/01)

Liga AFE Grupo A > 9ª jornada >20 e 21/12
At. Reguengos B 1-4 CF Estremoz (20/12)
São Manços 0-2 Bencatelense (20/12)
SB Outeiro 3-3 Oriolenses
Corval 0-2 Borbense
O Calipolense – AD Vera Cruz (18/01)
Descansa: Canaviais

Combustíveis voltam a descer pela segunda semana consecutiva

O preço dos combustíveis vai voltar a baixar a partir de amanhã, segunda-feira. Tanto o gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, como a gasolina deverão ficar três cêntimos mais baratos, de acordo com os dados do ACP. Descidas que ajudam a mitigar o impacto da alteração na tributação dos combustíveis.

O litro de gasóleo deverá passar a custar cerca de 1,522 euros e a gasolina simples 95 custará 1,649 euros por litro de gasolina simples 95.

A próxima semana será a quarta de descidas para o diesel, e a quinta para a gasolina, o que resulta numa descida acumulada de 11 e oito cêntimos, respetivamente.

Ricardo Pinheiro indicado para presidir à CCDR do Alentejo após acordo PSD-PS

PSD e PS chegaram a um entendimento para a distribuição das presidências das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), assegurando consensos nas regiões Norte, Centro e Alentejo. No Alentejo, o acordo prevê a eleição de Ricardo Pinheiro, antigo deputado do PS, ex-secretário de Estado e ex-presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, como novo presidente da CCDR do Alentejo, sendo Aníbal Costa o nome indicado para vice-presidente. A eleição decorrerá a 12 de janeiro de 2026, através de um colégio eleitoral constituído por autarcas e representantes locais.

O entendimento entre os dois maiores partidos teve por base o peso autárquico de cada força política nas diferentes regiões, visando garantir estabilidade na liderança das CCDR. A escolha de Ricardo Pinheiro é justificada pela sua experiência política e profundo conhecimento do território alentejano, numa região onde o PS detém uma forte implantação autárquica. O acordo afasta, assim, disputas eleitorais internas e assegura uma eleição consensual para os órgãos regionais de coordenação e desenvolvimento.

Esta solução agrada a vários autarcas da nossa região com quem a Rádio ELVAS já contactou e que consideram positiva a presença do ex-autarca campomaiorense, visto com um político próximo da região.