GNR detém oito homens por furto de azeitona

O Comando Territorial de Évora da GNR, através do Posto Territorial de Reguengos de Monsaraz, deteve, no dia 15 de dezembro, oito homens, com idades compreendidas entre os 24 e os 48 anos, por furto de azeitona, no concelho de Reguengos de Monsaraz.

No âmbito de uma denúncia a dar conta de que se encontravam vários indivíduos a furtar azeitona diretamente das árvores, os militares da Guarda deslocaram-se ao local. Na sequência das diligências policiais, foi possível deter os suspeitos em flagrante delito e apreender cerca de 230 quilos de azeitona, previamente ensacados e prontos para transporte.

O produto apreendido foi posteriormente restituído ao legítimo proprietário.

Os detidos serão presentes no Tribunal Judicial de Évora, para aplicação das respetivas medidas de coação.

A ação contou ainda com o reforço dos militares dos Postos Territoriais de Mourão e Redondo.

A Guarda Nacional Republicana lembra que tem em curso a operação “Campo Seguro 2025”, de forma a reforçar o policiamento para dissuadir e reprimir a prática de furtos nos campos agrícolas, através de ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes contra o património em propriedades agrícolas, reforçando que toda a atividade suspeita deve ser reportada.

UCC de Évora recebe Fundação Calouste Gulbenkian para abordar o programa VivaMente 

A equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Évora recebeu, no dia 11 de dezembro, a Fundação Calouste Gulbenkian, numa sessão realizada nas instalações do Centro de  convívio do Bairro de Santo António, equipamento onde funciona o programa VivaMente. O encontro contou com a presença da Diretora Clínica para os Cuidados Primários, Maria Helena Gonçalves, do Enfermeiro Diretor Emanuel Boieiro, e de profissionais das UCC de Estremoz, Alandroal e Vila Viçosa, concelhos onde está previsto o alargamento desta resposta comunitária. 

VivaMente Évora é um programa inovador direcionado a pessoas com demência em estadios ligeiro a moderado e aos seus cuidadores informais. A intervenção combina estimulação cognitiva em grupo, apoio domiciliário centrado na pessoa e ações psicoeducativas dirigidas ao cuidador. O modelo é operacionalizado pela equipa multidisciplinar da UCC de Évora da ULS do Alentejo Central (ULSAC), integrando profissionais de enfermagem, terapia ocupacional, psicologia, serviço social, fisioterapia, terapia da fala e apoio clínico nas áreas de Psiquiatria, Neurologia e Neuropsicologia. O projeto envolve ainda uma estreita colaboração com IPSS e a autarquia local.

A funcionar em Évora desde abril deste ano, o VivaMente encontra-se agora em fase de expansão, a mais três respostas, nos concelhos de Alandroal, Estremoz e Vila Viçosa. A intervenção é monitorizada com instrumentos validados, orientada para manter a autonomia, adiar a institucionalização e melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores. O projeto é apoiado através do programa Gulbenkian Home Care 2.0 Iniciativa da Fundação Gulbenkian para apoio a projetos que testam novas abordagens à prestação de cuidados domiciliários a pessoas idosas. Este apoio , que possibilita a formação especializada dos profissionais de saúde e do setor social, a aquisição de materiais de estimulação cognitiva e o acompanhamento técnico contínuo da intervenção. Este financiamento contribui para consolidar um modelo sustentável, alinhado com boas práticas internacionais e orientado para ganhos efetivos em saúde.

Para Ana Carla Coelho, Enfermeira Coordenadora do Projeto, “esta resposta da ULSAC constitui um passo decisivo na resposta ao envelhecimento e à demência, reforçando os cuidados de proximidade, reduzindo a pressão sobre os serviços hospitalares e promovendo a capacitação interna em demências. O projeto encontra-se alinhado com o Plano Regional de Saúde para as Demências e com o Plano de Desenvolvimento Organizacional 2025–2027 da ULSAC, afirmando-se como um modelo replicável e de elevado impacto social, que é reconhecido e apoiado também pela Fundação Calouste Gulbenkian”.

“Espaço Europa”: novas regras para o bem-estar de cães e gatos em toda a União Europeia

Um acordo entre o Conselho e o Parlamento Europeu estabelece, pela primeira vez, regras comuns para o bem-estar e a rastreabilidade de cães e gatos em toda a União Europeia (UE).

O regulamento, a entrar em vigor apenas em 2028, irá afetar criadores, lojas, abrigos, assim como tutores particulares, sobretudo ao nível do microchip e do registo.

As novas medidas têm em vista melhorar significativamente o tratamento destes animais quando são criados, vendidos ou adotados na UE. Contribuirão também para combater o comércio ilegal com destino à UE e no interior desta.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

GNR de Évora registou oito acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou, ontem dia 17 de dezembro, oito acidentes de viação, sendo quatro colisões e quatro despistes, dos quais resultou três feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 12 ocorrências criminais: um crime contra as pessoas, oito crimes contra o património, dois crimes contra a vida em sociedade e um crime previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 23 infrações relativas à legislação rodoviária, sete relativa à legislação policial e três infrações relativa à legislação ambiental.