CIMAC presente na Assinatura dos Protocolos RecolhaBio 2025

A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, marcou presença na Cerimónia de Assinatura dos Protocolos RecolhaBio 2025, que decorreu em Lisboa, no âmbito do Programa RecolhaBio, promovido pelo Fundo Ambiental. A CIMAC foi representada pelo Presidente do Conselho Intermunicipal, Carlos Zorrinho, que formalizou a assinatura em nome dos 14 municípios desta Comunidade. A Cerimónia contou ainda com a presença de Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia.

Este programa dispõe de um financiamento total de 27 milhões de euros, dos quais 481 899€ são destinados aos municípios do Alentejo Central. O objetivo central é reforçar a recolha seletiva de biorresíduos, reduzindo o envio de resíduos para aterro e aumentando a capacidade dos municípios para assegurar o desvio na origem, a separação e a valorização destes resíduos.

Nos termos do Protocolo agora assinado, a CIMAC assume a responsabilidade de garantir a correta aplicação dos fundos, bem como a análise, validação e reporte da execução física e financeira dos projetos municipais ao Fundo Ambiental.

O financiamento — a 100% — abrange infraestruturas, equipamentos, projetos de compostagem comunitária e doméstica, sistemas de monitorização e ações de sensibilização. Iniciado em 2021, o programa opera atualmente com apoio atribuído mediante comprovação de investimentos e relatórios de atividades.

Reforça-se assim o compromisso desta entidade com a sustentabilidade e com a promoção de práticas mais responsáveis na gestão de biorresíduos.

Banda Filarmónica de Odemira assinala o seu 36.º aniversário

A Banda Filarmónica de Odemira assinala o seu 36.º aniversário no dia 21 de dezembro de 2025, com um programa comemorativo que destaca o trabalho cultural e social desenvolvido ao longo de mais de três décadas no concelho.

O programa tem início às 11h00, com uma interpretação do hino da Banda junto à sua sede, na Casa do Povo de Odemira, seguindo-se uma arruada pelas ruas da vila. As celebrações culminam com o Concerto de Aniversário, às 16h00, no Cineteatro Camacho Costa.

Fundada a 15 de dezembro de 1989, a Banda Filarmónica de Odemira é uma associação sem fins lucrativos dedicada ao ensino gratuito da música, através da sua Escola de Música, que dinamiza aulas de instrumento, formação musical e classe de conjunto, bem como ações de sensibilização, audições e espetáculos.

O Município de Odemira felicita a Banda Filarmónica de Odemira pelo seu percurso e reafirma o compromisso de continuar a apoiar esta coletividade, reconhecendo o papel fundamental que desempenha na formação, divulgação e promoção da prática musical na região, em particular junto das crianças e jovens, bem como na representação do concelho de Odemira a nível nacional.

Projeto MAMEDE Estuda Espécies Aquáticas na Serra de São Mamede no Ambiente em FM

A Serra de São Mamede, no Alto Alentejo, é o foco de um projeto inovador que visa revelar a vida escondida nos seus rios e ribeiras. Trata-se do projeto MAMEDE, de monitorização dos ecossistemas aquáticos de montanha, que combina novas tecnologias e conservação para estudar as espécies raras que tornam este território único.

O principal objetivo do MAMEDE é identificar, através de novas ferramentas científicas, as espécies que habitam os rios da região e definir estratégias eficazes para a sua proteção. Este trabalho científico sublinha a urgência de proteger os ecossistemas aquáticos da serra, contribuindo para a conservação da biodiversidade local.

Tudo para saber sobre o assunto com José Janela, da Quercus. O programa desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

GNR detém jovem de 18 anos que furtava azeitona em Mourão

O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Mourão, deteve no passado dia 11 de dezembro um jovem de 18 anos, suspeito da prática de furto de azeitona no concelho de Mourão.

A intervenção ocorreu após uma denúncia que alertava para a presença de vários indivíduos a colher azeitona em propriedade privada. No local, os militares da Guarda conseguiram intercetar um dos suspeitos, que foi detido em flagrante delito.

Da operação resultou a apreensão de 300 quilos de azeitona, bem como panos e varas de varejar utilizados na colheita. O produto, avaliado em cerca de 200 euros, foi restituído ao legítimo proprietário.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Reguengos de Monsaraz, tendo os factos sido comunicados para procedimento judicial.

A Guarda Nacional Republicana recorda que se encontra em curso a operação “Campo Seguro 2025”, destinada a reforçar o policiamento nos campos agrícolas, com ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização. O objetivo passa por dissuadir e reprimir furtos agrícolas, protegendo o património dos produtores e incentivando a população a reportar qualquer atividade suspeita.