Mais de 30 mil crianças imunizadas contra o Vírus Sincicial Respiratório

Mais de 30 mil crianças foram já imunizadas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) no primeiro mês e meio da campanha nacional de vacinação, iniciada a 16 de setembro de 2025.

Os dados foram divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que considera este resultado “um passo importante na proteção dos mais novos contra a doença grave associada ao VSR”.

A campanha, que decorre até 31 de março de 2026, tem como objetivo proteger cerca de 68 mil crianças elegíveis. Segundo a DGS, o número alcançado “representa um avanço significativo”, numa altura em que se prevê o início do período de maior circulação do vírus.

A vacinação é, recorda a DGS, “a forma mais eficaz de prevenir complicações e internamentos”, contribuindo para reduzir o impacto da infeção na procura por cuidados de saúde e para um inverno com mais saúde.

A Campanha de Imunização contra o VSR 2025/2026 decorre nas maternidades dos setores público, privado e social, para as crianças nascidas entre 16 de setembro de 2025 e 31 de março de 2026 e nas instituições do SNS, para as crianças nascidas entre 1 de junho e 15 de setembro de 2025, bem como para as crianças com fatores de risco definidos.
O Vírus Sincicial Respiratório circula predominantemente durante o outono e inverno, coincidindo com outros vírus respiratórios e gastrointestinais. Pode levar ao desenvolvimento de doença grave e hospitalização em crianças pequenas, prematuros e em crianças com fatores de risco acrescido.

Na campanha anterior (2024/2025), foram imunizadas 86% das crianças elegíveis.

Já começaram as visitas guiada Cineteatro Curvo Semedo

Já começaram as visitas guiadas para as escolas, no âmbito do Teatro da Arcádia ou a Epopeia de um Teatro do Futuro, inserido também no Projeto Vozes em Cena. Ricardo Falcão leva as crianças numa viagem pelo Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo.

Os bastidores, camarins, passagens, palco, plateia, e toda a história que por ali passou ficam acessíveis e mais próximas da comunidade através de programas didáticos, educativos e artísticos. Nesta visita foram as crianças do Lar dos Pequeninos a viver esta aventura!

Recordamos que dia 7 de dezembro, vão acontecer duas visitas abertas a quem esteja interessado, às 11h e 16h.

União Europeia está a desenvolver um plano de ação para ajudar a prevenir o cyberbullying

A União Europeia (UE) está a desenvolver um plano de ação para ajudar a prevenir o cyberbullying e apoiar as crianças e os adolescentes afetados por este problema.

Para garantir que o plano responde às necessidades e às experiências vividas pelos mais novos, foi solicitada a opinião de crianças e jovens de toda a UE, entre os 12 e os 17 anos, através de um inquérito online, em setembro, ao qual responderam mais de 6.300 pessoas.

Através de um relatório preliminar, a UE faz saber que, daqueles que responderam ao inquérito, 29% foram vítimas de cyberbullying e 39% viram acontecer o mesmo a outros. 62% dos inquiridos recorreriam aos pais ou a um cuidador para obter ajuda e apoio, 41% a um amigo e 25% a um professor ou a um funcionário da escola

O relatório revela também, entre outros dados, que 56% das crianças desejam que as escolas apliquem regras claras e que haja consequências em caso de cyberbullying, enquanto 54% consideram que o assunto devia ser abordado nas aulas.

Neste momento, na Plataforma da UE para a Participação das Crianças, estão a decorrer outros dois inquéritos: sobre pobreza e inclusão social e sobre segurança.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct do Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Alcáçovas recebe Mostra de Doçaria a partir de sexta-feira

Começa amanhã, dia 5 de dezembro, em Alcáçovas, mais uma edição da Mostra de Doçaria, um evento de inverno da região que se prolonga até ao dia 8 de dezembro. Organizada pelo Município de Viana do Alentejo e com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas e outras entidades, a mostra contará com a participação de doceiras e doceiros de vários pontos do país. O Bolo Conde de Alcáçovas e o Bolo Real são as principais atrações de um certame que abre portas amanhã, a partir das 19h00, no Largo da Gamita, com entrada livre.

O programa do fim de semana será recheado de atividades, destacando-se o Passeio a Cavalo e a Entrega de Prémios do Concurso no sábado, dia 6. No domingo, dia 7, o evento é marcado pelo Cante Alentejano, com a presença de três grupos corais da freguesia, e pela apresentação do livro “Doçaria Conventual – Sabores e Tradições”. O encerramento da Mostra acontece na segunda-feira, dia 8, após a Entrega de Diplomas às Doceiras e Doceiros, marcada para as 17h30.

O evento inclui a 24.ª edição do certame e conta, no primeiro dia, com o XII Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, promovido para preservar a doçaria tradicional portuguesa. O programa abarca também showcookings promovidos pela Confraria dos Doces Conventuais do Alentejo, e um vasto programa cultural com animação musical e a presença de grupos de cante alentejano. Serão ainda assinalados os aniversários da classificação do Cante Alentejano e do Fabrico de Chocalhos como Património Cultural e Imaterial da Humanidade. O certame encerra às 00h00 nos dias 6 e 7, e às 18h00 no dia 8.