João Grilo Reconduzido na ADRAL alerta para Risco de Perda de Fundos no Alentejo

João Grilo, recentemente reeleito presidente da Câmara de Alandroal, foi reconduzido como presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) para os próximos quatro anos, com o objetivo de dar continuidade à trajetória de recuperação da agência.

A eleição ocorreu ontem, dia 2 de dezembro, em sessão do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), um dos principais acionistas da entidade. Contudo, o presidente alertou para a situação dos fundos comunitários na região, num momento em que se debate a possibilidade de o Alentejo deixar de ser classificado como zona de convergência na União Europeia.

Esta potencial mudança de estatuto representa uma preocupação para a região, pois significaria a perda de grande parte dos apoios diretos, podendo implicar uma quebra de cerca de 60% do financiamento atual. A razão para esta reclassificação prende-se com o peso económico de Sines e do seu porto no PIB alentejano, um crescimento que, segundo Grilo, não traduz a realidade de todo o território. Caso esta perda de estatuto se confirme, a região terá de se tornar mais competitiva e procurar financiamento direto em Bruxelas.

Nesse sentido, a ADRAL já está a identificar oportunidades e a criar condições para apoiar os municípios na preparação de candidaturas mais ambiciosas, reconhecendo que a preparação para um novo quadro europeu é fundamental para mitigar o impacto de um eventual corte.

Universidade de Évora recebe comitiva da Jinzhong University

A Universidade de Évora recebeu na Reitoria da instituição, no Colégio do Espírito Santo, uma delegação da Jinzhong University (China), no âmbito do processo de formalização de uma nova parceria institucional entre as duas universidades.

A delegação chinesa contou com a presença de XueZhufeng, Vice-secretário do Comité do Partido; LuWenhui, Vice-diretor do Gabinete de Relações Externas; e Luo Aiguo, Vice-diretor do Departamento de Investigação Científica e responsável pela área de Ciência Alimentar da instituição. Da parte da Universidade de Évora, o encontro contou com a participação de Maria João Costa, Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Internacionalização, e de Marina Cordeiro, Chefe da Divisão de Internacionalização e Mobilidade.

Durante a reunião, foram discutidas diversas oportunidades de colaboração académica, com particular destaque para a formação avançada e o desenvolvimento de talento nas áreas da ciência alimentar, biologia e investigação aplicada. Este primeiro encontro permitiu identificar áreas estratégicas de trabalho conjunto, entre as quais o desenvolvimento de programas de formação e investigação colaborativa no domínio da ciência alimentar, incluindo a produção, consumo e sustentabilidade dos alimentos, a promoção da saúde alimentar como eixo transversal de investigação, a criação de projetos conjuntos orientados para a inovação na valorização de resíduos agroalimentares, com vista à obtenção de novos produtos alimentares, materiais biodegradáveis e ingredientes funcionais e ainda o desenvolvimento de ingredientes de base biológica, alinhados com os princípios da economia circular.

A visita da delegação de Jinzhong reforçou ainda a vontade de aprofundar a cooperação bilateral em diferentes níveis, nomeadamente intercâmbio de estudantes e docentes, desenvolvimento de projetos científicos conjuntos e criação de sinergias no domínio da investigação.

Este encontro representa um passo significativo na aproximação entre as duas instituições, abrindo caminho a iniciativas que poderão contribuir para o avanço científico, a inovação sustentável e a valorização dos sistemas alimentares, áreas de interesse comum e de elevada relevância global.

Carlos Cabrita lançou o livro “O Sentido das Palavras”

Carlos Cabrita (na foto) lançou o livro “O Sentido das Palavras – Uma voz serena para os dias apressados”. Trata-se de uma edição de autor, escrita com o mesmo cuidado e sensibilidade das muitas rubricas que passam pela nossa antena. 

Já há vários anos que Carlos Cabrita partilha na rádio a rubrica “O Sentido das Palavras”, essa breve pausa diária onde procura levar um sopro de serenidade e reflexão aos nossos ouvintes.  

O livro tem o preço de 15€, com dedicatória personalizada e portes incluídos, enviado pelos CTT. As reservas podem ser feitas através do email carlos.escritor2025@gmail.com.