Grupo União Sport empata 3-3 com Vendas Novas em jogo de enormes emoções

Este domingo, 30 de novembro, houve uma tarde de derbys distritais e concelhios, onde não faltou emoção. Na 8ª jornada da Liga Elite o Grupo União Spot (GUS) empatou 3-3 com Estrela de Vendas Novas e o Cabrela também empatou em casa, mas 1-1, com o Escouralense. Já na 7ª jornada do Grupo B da Liga AFE, o Fazendas do Cortiço ganhou no seu reduto ao Cortiçadas de Lavre, por 4-1, enquanto que o Valenças empatou 1-1 na receção no D. Manuel I ao Foros de Vale de Figueira.
Quanto ao clássico entre GUS e Estrela FC, que a RNA acompanhou com relato, este foi um jogo com muito público e com a claque alvinegra reforçada e a dar um grande ambiente no 1º de Maio. A primeira grande oportunidade foi da equipa da casa, fruto de um erro do guarda-redes do Estrela FC, Tiago Ribeiro, que fez um autêntico passe, com Néné de bicicleta a tentar o golo, mas um defesa do Estrela a enviou para canto. Aos 24 minutos, surge uma grande oportunidade do Estrela, com cruzamento de trivela de Hélio Vaz, mas Tiago Gamito fez um corte monumental. O clássico estava um pouco amarrado quando, aos 30 minutos, o União chega à vantagem, com João Bugio a aproveitar um mau corte, após cruzamento de Catalão, para rematar para o golo inaugural. Pouco depois esteve à vista o 2-0, numa fase em que o União carregava, enquanto o Estrela abanava e mostrava intranquilidade. O Estrela teve nova chance, de bola parada, com Aldemar quase a marcar, perante a desatenção dos defensores do União. Ao intervalo, o União vencia por 1-0, numa primeira parte de emoções fortes, com muitas quezílias e pouco espetáculo, num jogo com poucas oportunidades.
A 2ª parte iniciou com uma alteração de relevo no Vendas Novas, a apostar no ataque, com Pedro Felizardo a ser rendido por João Diogo. O Estrela chegou cedo ao empate nos segundos 45 minutos, de bola parada, através de livre, com um golaço de Sousa, que rematou uma bomba para o sítio onde dorme a coruja, aos 47 minutos, sem hipóteses para o guardião alvinegro. O Estrela balanceava-se no ataque, enquanto o União estava adormecido e não conseguia aproveitar. Depois do Estrela já ter enviado uma bola à trave, por João Diogo, que reclamou que foi golo, o União chegou novamente à vantagem, aos 60 minutos, com Bernardo Alcácer a cabecear para a área e Pedro Seabra a rematar para o 2-1. Já dentro dos últimos 15 minutos da partida, João Bugio teve um mau alívio, fazendo uma entrada fora de tempo, sendo assinalada grande penalidade a favor da equipa visitante. O capitão João Carrasco assumiu e transformou em golo a soberana oportunidade, restabelecendo a igualdade. Aos 75 minutos, o União efetua a primeira substituição com Luís Madeira a entrar para o lugar de João Bugio e, no Estrela, Aldemar e Hélio Vaz a serem rendidos por Diogo Guilherme e Dimuca. Aos 83 minutos, é assinalada nova grande penalidade para o Estrela, com Néné a fazer falta sobre Carrasco. Desta feita foi João Diogo a ser chamado a marcar e não tremeu, concretizando a grande penalidade e a cambalhota no marcador. A perder em casa, o União tentou ir em busca do prejuízo, fazendo entrar Cardinhos, Maia e Fitas. Em cima do minuto 90, o árbitro volta a apontar para a marca de grande penalidade, pois o central do Estrela, Pedro Tavares, colocou a mão na bola. Pedro Seabra assumiu e restabeleceu o empate, bisando na partida. Aos 93 minutos André Arraiolos ainda foi a jogo, saindo Tiago Gamito. A partida terminou com o Estrela quase a marcar, quando o árbitro finaliza a partida, sem deixar a jogada ser concluída. Das três equipas em campo, a de arbitragem foi a mais fraca, com um árbitro que não esteve à altura do jogo.
Tratou-se, em suma, de um verdadeiro derby, com uma 2ª parte ao rubro, de enormes emoções e reviravoltas no marcador, ficando para a história o empate 3-3 e o União a averbar 3 resultados negativos consecutivos. Para quem quer ser campeão, o União tem de fazer muito mais e melhor.

Liga Elite> 8ª jornada > 30/11> 15h00
Sp. Viana Alentejo 2-1 Arcoense
Lusitano Évora B 5-2 At. Reguengos
GD Cabrela 1-1 Escouralense
Redondense 0-2 GD Portel (Debi)
Grupo União Sport 3-3 Estrela FC
Monte Trigo 3-2 Juventude Évora B

Liga AFE Grupo B > 7ª jornada > 30/11 > 15h00
GD Tourega 0-1 Aguiar
Santana do Campo 1-1 Arraiolense
Alcaçovense 3-2 GDS Pedrense
Fazendas do Cortiço 4-1 Cortiçadense
Valenças 1-1 Foros Vale Figueira

Liga AFE Grupo A > 8ª jornada > 29 e 30/11 > 15h00
AD Vera Cruz 0-6 São Manços (29/11)
CF Estremoz 6-0 O Calipolense (29/11)
Oriolenses 1-4 Canaviais
Borbense 2-1 SB Outeiro
Bencatelense 2-1 Corval
Descansa: At. Reguengos B

Vila Viçosa comemora Restauração da Independência

O Município de Vila Viçosa comemora amanhã, dia 1 de Dezembro, a Restauração da Independência.

As atividades têm início marcado para as 10 horas, com uma arruadana Praça da República, seguida de desfile histórico até ao Paço Ducal.

No Paço Ducal, ao meio dia, serão servidos biscoitos e chocolate quente a todos os presentes.

“Natal + Solidário” de regresso a Estremoz

O Natal aproxima-se e com ele regressa o “Estremoz, Natal + Solidário”. Decorrerá, no dia 17 de dezembro, o Almoço de Natal, no Pavilhão B, do Parque de Feiras e Exposições, destinado a todos os interessados, com idade igual ou superior a 65 anos, e a reformados, residentes no concelho de Estremoz.

Para além desta iniciativa será ainda distribuída a lembrança de Natal aos agregados familiares com munícipes, com idade igual ou superior a 65 anos (oferta de uma lembrança por agregado).

As inscrições deverão ser realizadas, até dia 2 de dezembro, no gabinete de apoio à Vice-Presidente; através do e-mail: vice-presidente@cm-estremoz.pt; pelo telefone 268 339 207, na Casa de Estremoz ou nas Juntas de Freguesia do local de residência.