CCDR Alentejo promove ciclo de webinars Alentejo às quartas

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo está a desenvolver o ciclo de webinars Alentejo às quartas, sendo que esta quarta-feira, dia 19, pelas 14.30 horas, a sessão é subordinada ao projeto “Life Predator” e tem como orador Rui Rivães, do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente / ARNET – Rede de Investigação Aquática, Universidade de Lisboa.

O projeto LIFE PREDATOR tem como objetivo contrariar a disseminação e novas introduções do invasor peixe-gato-europeu (Silurus glanis). Para isso contempla a implementação de um sistema de deteção precoce, baseado em ADN ambiental em 25 albufeiras portuguesas, complementado com registos de ciência cidadã. Nas albufeiras onde a espécie já é comum e abundante, o projeto contempla o teste de diferentes metodologias de captura para identificar o método mais seletivo e eficaz, que será depois aplicado para reduzir a biomassa do peixe-gato, com o envolvimento de pescadores locais.

Para apoiar os objetivos do projeto nas áreas onde a invasão do peixe-gato está mais avançada, faz-se a promoção da criação de uma economia circular local, procurando a melhor forma de tornar o peixe-gato mais apelativo ao consumo, aumentando assim a pressão de pesca através do seu aproveitamento alimentar.

Inscrições em https://tinyurl.com/yrsj7h4n (a inscrição é gratuita, mas obrigatória)

“Compre cá, compre o que é nosso” em Vendas Novas

Este Natal, o Município de Vendas Novas volta a promover a iniciativa “Compre cá, compre o que é nosso”, criada para incentivar as compras no comércio tradicional e reforçar a economia local.

A dinâmica mantém-se: clientes e comerciantes podem ganhar prémios. As inscrições para a iniciativa estão a decorrer até ao dia de amanhã, 19 de novembro.

Participar não tem qualquer custo para os estabelecimentos, já que o Município assume a divulgação e o valor dos vales atribuídos, reforçando o apoio ao comércio de proximidade.