Vila Viçosa nomeada para os prémios Alentejo2025

Vila Viçosa está nomeada para os Prémios Alentejo 2025, na Categoria de Património, tratando-se de mais um importante reconhecimento da herança cultural calipolense.

Os Prémios Alentejo representam o acontecimento cimeiro, no que a prémios diz respeito, considerando todo o universo alentejano. Cerimónia anual organizada e produzida pela revista Mais Alentejo, os Prémios Alentejo envolvem dois segmentos distintos. Por um lado, um conjunto de categorias, com cinco nomeados em cada uma delas, sendo o vencedor apurado pelo voto dos(as) leitores(as) e do público em geral, votação realizada no nosso sítio da Internet, onde estão presentes todos os sectores da sociedade, nomeadamente, entre vários outros, artes, cultura, empresas, gastronomia, história, iniciativa e inovação, património, tradições e turismo. Por outro lado, abrange também a atribuição de galardões a empresas, instituições ou personalidades de relevante percurso nas mais diversas aéreas da sociedade, podendo ter ou não ligação ao Alentejo, os quais são da inteira responsabilidade do Júri dos Prémios.

As votações decorrem até ao dia 20 de Outubro em www.revistamaisalentejo.com

Cruz Vermelha anuncia encerramento da UCC de Estremoz

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) vai encerrar definitivamente a atividade da Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação de Estremoz.

Esta decisão resulta, essencialmente, da impossibilidade de adaptação das instalações aos requisitos estruturais e técnicos atualmente em vigor, bem como da inviabilidade económica decorrente da redução de cerca de 50% do financiamento face ao Acordo-Programa inicial, agravada pelos prejuízos acumulados entre 2022 e 2024.

Com capacidade total de 23 camas, e dedicada a internamentos para reabilitação com duração entre 30 e 90 dias, a unidade não reúne atualmente condições para garantir a sustentabilidade operacional, nem para assegurar os níveis exigidos de qualidade e segurança nos cuidados prestados.

A CVP está a trabalhar em articulação com a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e com as autoridades locais de saúde para assegurar a transição dos utentes que, até à data de 31 de dezembro de 2025, possam ainda estar em acompanhamento, garantindo a continuidade assistencial e a segurança clínica durante todo o processo. Atualmente, estão internados nesta unidade 21 utentes.

No seguimento desta reestruturação, a instituição está a desenvolver esforços, internamente e com parceiros externos, para tentar assegurar os postos de trabalho ao maior número possível dos 29 colaboradores afetos à unidade, procurando garantir uma transição justa e que reconheça o contributo de cada pessoa.

A CVP reafirma a confiança na capacidade de gestão local das suas equipas, assegurando a presença ativa no concelho de Estremoz, através da prestação de serviços de emergência, transporte e apoio clínico à população. A clínica local será ampliada, permitindo reforçar a resposta em saúde e garantir que a comunidade continue a ter acesso próximo e de qualidade aos cuidados de que precisa. A CVP continuará a trabalhar em estreita parceria com as entidades locais, em particular com a Câmara Municipal de Estremoz, cujo empenho ao longo dos últimos anos se realça,  reafirmando o seu compromisso de proteger a vida, a saúde e a dignidade das pessoas em todo o território nacional.

Arraiolos instala Comissão de Proteção de Crianças e Jovens

A nova Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Arraiolos foi formalmente instalada no dia 15 de outubro de 2025, numa cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Esta é a 315.ª CPCJ criada em Portugal, um número que, segundo a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), representa “um marco histórico” na consolidação da rede nacional de proteção a crianças e jovens.

A nova comissão integra representantes do município, da Segurança Social, dos ministérios da Educação e da Saúde, bem como de associações de pais e de jovens, entre outras entidades parceiras.

O momento ficou ainda marcado por uma atuação musical protagonizada por crianças do Jardim de Infância de Arraiolos.