Município de Estremoz realiza ação de controlo de pragas

O Município de Estremoz está a realizar uma intervenção do Serviço de Controlo Preventivo de Pragas, a qual inclui a rede de saneamento e alguns edifícios municipais.

Com este serviço, evita-se a proliferação de algumas pragas, nomeadamente ratos e baratas. Estas intervenções são realizadas, periodicamente, de forma a controlar as pragas. O serviço é prestado pela empresa Simacontrol, Lda, especializada neste tipo de intervenções.

O Município apela à população para que não deposite resíduos no chão e que utilizem os contentores, destinados a esse fim, de forma a não atrair pragas.

Informa-se ainda que, durante a realização destas intervenções, é normal as pragas saírem da rede de saneamento, podendo causar alguns constrangimentos, pelo que se deve tentar manter as portas de casa, anexos e garagens fechadas.

Município de Évora associa-se à campanha internacional ” Unidos pela Dislexia”

O Município de Évora associou-se à campanha internacional “𝗨𝗻𝗶𝗱𝗼𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗗𝗶𝘀𝗹𝗲𝘅𝗶𝗮” com a iluminação do Teatro Garcia de Resende na noite de ontem, 8 de outubro, uma iniciativa da Disfam e do Observatório Internacional de Dislexia e Outras Dificuldades Específicas de Aprendizagem (OIDEA).

Esta ação, pretende dar visibilidade à dislexia, uma dificuldade de aprendizagem que afeta cerca de 10% da população mundial, muitas vezes detetada tardiamente e associada a situações de insucesso e abandono escolar.

Ao aderir a esta campanha, o Município de Évora junta-se a instituições de todo o mundo que, simbolicamente, iluminam edifícios emblemáticos para promover a consciencialização e a inclusão.

Plataforma “SALTO Juventude” em destaque no “Espaço Europa” desta semana

O portal “SALTO Juventude”, rede de centros de recursos situados em vários países da União Europeia, tem vindo a promover e a apoiar o trabalho com os jovens.

Muito destinado, não só aos jovens, mas também aos técnicos da área da juventude, este portal disponibiliza várias ferramentas, relacionadas com diversos temas, como a inclusão, a diversidade e a cidadania, o bullying e a procura de emprego. As boas práticas promovidas em determinadas entidades, a nível europeu, são, neste portal, colocadas em guias de apoio que podem ser consultados e utilizados gratuitamente.

Este centro de recursos permite também que as associações de diferentes países possam divulgar os seus workshops, relacionados com estas áreas da juventude. Os interessados em participar num desses workshop, que seja realizado num outro país que não o seu, podem obter financiamento para viagem, alojamento e refeições.  

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

workshop “A Escrita da Música: Evolução da notação musical”

No passado dia 4 de outubro, a partir das 10.00 horas, realizou-se no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo o workshop ‘A Escrita da Música: Evolução da notação musical’, integrada no ciclo ‘Ler e Escrever o Passado’. Tratou-se da penúltima atividade deste bloco e pretendeu evocar o Dia Internacional da Música, que se celebrou no dia 1.

Nesta sessão, orientada por Gonçalo Lopes, técnico do Município de Montemor-o-Novo, os participantes tiveram oportunidade de contactar com os diversos sistemas de notação musical que marcaram as várias eras da humanidade, desde a Antiguidade até aos dias de hoje.

Portugueses esgotaram verba do E-Lar em dois dias

As candidaturas ao programa E-Lar estão encerradas, promovido pelo Ministério do Ambiente e Energia, estiveram abertas apenas durante seis dias, entre 30 de setembro 5 de outubro, depois de esgotada a verba de 30 milhões destinada à troca de eletrodomésticos.

“Devido à elevada adesão ao programa E-Lar que, em seis dias, teve cerca de 40 mil candidaturas, encontra-se esgotada a dotação prevista para este aviso, no total de 30 milhões de euros”, lê-se no site do Fundo Ambiental. “Por este motivo informamos que encerrou o período de submissão de candidaturas”, acrescenta a mesma nota, de que o Ministério do Ambiente também deu conta nas redes sociais.

Ao todo, o E-Lar tem uma dotação de 30 milhões de euros, sendo divididos em 20 milhões de euros para as famílias mais vulneráveis, através dos “Bairros + Sustentáveis”, e as famílias que têm direito a Tarifa Social de Energia, e 10 milhões para os restantes agregados familiares, sendo que esta foi uma conquista do Executivo junto da Comissão Europeia. A este valor podem juntar-se mais 10 milhões do Fundo Ambiental.

Esta medida visa apoiar as famílias a substituírem fogões, fornos e esquentadores a gás por equipamentos equivalentes elétricos, como placas (convencionais ou de indução), fornos elétricos ou termoacumuladores de classe energética A ou superior.