
Neste domingo, 5 de outubro, realizou-se a 2ª jornada da Liga Elite e Liga AFE do Distrital de Évora.
Na Liga Elite, o Grupo União Sport (GUS) averbou derrota inesperada por 1-0 no terreno do Redondense, o Escouralense perdeu ao cair do pano por 0-1 na receção ao Estrela de Vendas Novas e o Cabrela venceu por 2-1 em casa diante do Juventude de Évora B.
Já na Liga AFE, na presente jornada, o derby entre Valenças e Fazendas do Cortiço terminou sem golos, o Foros Vale Figueira perdeu em casa com o São Pedrense por 1-4, e o Cortiçadense sofreu a sua primeira derrota em Aguiar por 5-1.
Em relação ao jogo entre Redondense e Grupo União Sport, desafio que a RNA acompanhou com relato, a formação do União apresentou-se sem mexidas no 11 inicial, em relação à partida do passado domingo. A partida iniciou com o União a tentar pegar no jogo, mas os primeiros minutos foram de equilíbrio. Aos 11 minutos, surge o primeiro momento de perigo na baliza do Redondense, com Pedro Seabra a cabecear sozinho, falhando um golo cantado. Aos 17 minutos acontece a surpresa, pois o Redondense inaugurou o marcador, com o capitão Vítor Borrego a bater forte para o primeiro da tarde. O Redondense mostrava que não iria facilitar a vida aos alvinegros. O União criou nova grande oportunidade, aos 32 minutos, quando a pressão unionista se acentuava, com Nené a rematar à trave. Aos 42 minutos, o Redondense ainda criou uma situação de perigo. Ao intervalo, mantinha-se a vantagem do Redondense por 1-0, com a equipa da casa a fazer uma boa 1ª parte, diante de um candidato ao título, enquanto que o União passou completamente ao lado dos primeiros 45 minutos.
A 2ª parte arrancou sem alterações em ambas as equipas e com o encontro a manter a mesma toada da 1ª parte. O Redondense é forçado a fazer uma substituição, com Edmilson a render Brendo, aos 60 minutos. Simultaneamente, com o jogo a não atar nem desatar, o União fez tripla alteração com Luís Vieira, Miguel Fernandes e Marco Oliveira a entrarem para os lugares de Mangerico, Nené e Gualdino. Pouco depois, o Redondense faz nova alteração com Marcelo Saragoça a render Filipe Geadas. O União apresentava-se com muitas dificuldades e sem ideias, enquanto que o Redondense ia conseguindo levar a água ao seu moinho, quando Farrapa, um dos treinadores do Redondense, viu a cartolina vermelha. A 15 minutos do final da partida, o União não criava perigo nem chances de golo, com o guarda-redes do Redondense a ter uma tarde descansada. Aos 77 minutos, no Redondense fez dupla alteração com Castanho e Bruno Messias a renderem Matheus e Vítor Borrego. Também o União mexeu, com Wilson a sair para a entrada de Bugio. Sem criar oportunidades, Gonçalo Carapinha joga a última cartada, aos 85 minutos, com Mémé a ir para jogo, entrando para o lugar de Rodrigo Vicente. Aos 86 minutos, Catalão marca um livre mas a bola passou por cima. Já nos descontos (8 minutos), é invalidado um golo ao União, por mão na bola, uma decisão correta. A partida chegaria ao seu término, com a vitória a sorrir à formação da casa, 3 pontos merecidos e justos, apesar do Redondense ter um plantel transfigurado e em construção. Foi uma exibição desastrosa do conjunto montemorense, apresentando uma equipa lenta, apática e previsível, com muito a retificar e a falar sobre este jogo, pois um candidato ao título não se pode dar ao luxo de perder pontos logo à 2ª jornada, quando nada o fazia prever face à valia das duas equipas.
Resultados:
Liga Elite>2ª jornada >5/10> 15h00
Escouralense 0-1 Estrela FC
GD Cabrela 2-1 Juventude Évora B
GD Portel 1-1 At. Reguengos (16h)
Sp. Viana 1-2 Lusit. Évora B
Monte Trigo 2-1 Arcoense
Redondense 1-0 Grupo União Sport
Liga AFE Grupo A> 2ª jornada > 5/10 > 15h00
AD Vera Cruz 0-14 Bencatelense (04/10)
At. Reguengos B 0-3 Oriolenses (04/10)
CF Estremoz 3-1 Borbense (04/10)
O Calipolense 1-5 GDR Canaviais
São Manços 3-0 SB Outeiro
Liga AFE Grupo B>2ª jornada >5/10 > 15h00
GD Tourega 0-5 Arraiolense
Foros Vale Figueira 2-4 GDS Pedrense
Santana do Campo 2-2 Alcaçovense
Aguiar 5-1 Cortiçadense
Valenças 0-0 Fazendas do Cortiço