GNR apresenta livro sobre 25 anos de Polícia Ambiental em Portugal

A Guarda Nacional Republicana realiza no dia 2 de outubro de 2025, pelas 18h00, no Quartel do Carmo, em Lisboa, a apresentação do livro “25 Anos de Polícia Ambiental em Portugal”, da autoria do Coronel Jorge Manuel Henriques Amado. A cerimónia contará com a presença dos Secretários de Estado da Proteção Civil e do Ambiente, Rui Rocha e João Esteves, respetivamente, além de diversas entidades civis e militares.

A obra retrata o percurso do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), destacando as principais etapas da sua evolução, os contributos para a preservação ambiental e os testemunhos de várias instituições que reconhecem o impacto positivo da atuação do SEPNA e da Guarda Florestal na defesa do património natural.

CCV de Estremoz promove formação para professores

Por entender que a atividade dos professores do ensino pré-Universitário é absolutamente fundamental para o desenvolvimento dos jovens e, por conseguinte do país, e que é extremamente importante a sua actualização ao longo da vida, desde 2005 que o Centro de Ciência Viva de Estremoz (CCVEstremoz) tem vindo a coordenar e implementar dezenas de cursos de formação de professores envolvendo cerca de 2000 formandos.

Dando continuidade ao trabalho que tem sido realizado, para o próximo ano lectivo letivo estão programadas cinco novas formações, que apesar de diferentes, continuam a privilegiar dois dos assuntos de destaque: a compreensão da diversidade geológica de Portugal e a compreensão dos enormes desafios que se colocam às sociedades tendo em vista garantir um futuro menos insustentável.

Os temas destas acções foram escolhidos de modo a procurar mitigar carências e dúvidas que têm vindo a chegar por parte dos professores. O formador em todas as acções será Rui Dias, docente da Universidade de Évora e coordenador científico do CCVEstremoz.

Miradouro de Nossa Senhora da Vitória já tem financiamento

O Miradouro de Nossa Senhora da Vitória, em Barro Branco, concelho de Borba, já tem financiamento aprovado.

O projeto integra a candidatura conjunta da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e os municípios de Alandroal, Borba, Vila Viçosa, Redondo e Estremoz, focada na valorização da Serra D’ Ossa através da criação de miradouros/centros interpretativos em cada concelho.

O investimento total previsto é de 569.623,34€, financiado a 65% pelo Turismo de Portugal, através do Programa de Valorização Turística da Serra d’ Ossa.

Programa Viver Ativo regressa com aulas de atividade física para seniores de Odemira

O Programa Municipal de Atividade Física “Viver Ativo” está de volta para mais uma época, com a missão de promover a saúde, a inclusão e melhorar a qualidade de vida da população sénior do concelho de Odemira.

Criado em 2005, o “Viver Ativo” já é uma referência na promoção da prática desportiva, oferecendo aulas presenciais duas vezes por semana, distribuídas por 22 grupos em várias freguesias do concelho. Através da prática regular de atividade física, o programa contribui para melhorar a mobilidade, combater o isolamento e prevenir doenças crónicas, além de promover a autoestima e a autonomia dos participantes.

O programa é promovido em parceria com a Cautchú – Associação de Promoção e Desenvolvimento de Desporto e está disponível para todos os residentes do concelho de Odemira com mais de 60 anos. Com uma equipa dedicada de colaboradores e um coordenador técnico, que garantem a qualidade e a adaptação das atividades às necessidades dos participantes, o programa regista um sucesso contínuo, tendo contando com 350 participantes na época anterior (2024/2025).

As turmas estão sempre abertas a novos aderentes e as inscrições podem ser realizadas no horário e local das aulas, nas Juntas de Freguesia ou nas Piscinas Municipais de Odemira.