
”O Elvas” empatou a zero com o Louletano, em partida da quinta jornada da série D.
Os algarvios continuam sem perder e os elvenses averbaram o seu primeiro empate da temporada, somando agora 7 pontos. O próximo jogo é fora com o Juventude de Évora.
O Município de Vila Viçosa recebeu oficialmente os cinco veículos elétricos, adquiridos através do Programa de Intervenção nas Vias P#mobilidade IVP), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Trata-se de motociclos de quatro rodas que irão facilitar o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao centro histórico e a outros espaços públicos, promovendo uma Vila Viçosa mais inclusiva, acessível e solidária.
Este investimento representa mais um passo importante na construção de um concelho que valoriza as pessoas e coloca a inclusão no centro das políticas públicas.
A Associação de Veículos Clássicos de Estremoz (AVCE) vai organizar, amanhã, dia 28, o 7º Passeio de Bicicletas Antigas. O encontro dos participantes está marcado para as 9h00, na sede da associação, localizada na Avenida 9 de Abril, na antiga estação da CP.
A organização desafia todos a utilizar trajes antigos com o objetivo de recriar o ambiente das pedaladas de outros tempos.
Rumo ao Sul convidam Indústria da Voz para mais um “concerto único” no São Mateus
Continue readingA Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Elvas, Campo Maior e Borba inaugurou, na tarde de ontem, sexta-feira, 26 de setembro, as novas instalações da Agência Elvas II. O novo espaço, localizado na Avenida da Piedade, nº 15, vem substituir a anterior agência situada na Cidade Jardim, oferecendo uma infraestrutura mais moderna e acessível, num imóvel adquirido pelo Crédito Agrícola local.
Concebida para proporcionar melhores condições de atendimento ao público e um ambiente de trabalho mais funcional para os colaboradores, a nova agência destaca-se pelo seu design contemporâneo e pela eficiência dos serviços. O administrador João Lopes sublinhou que “o objetivo é ter um balcão com dignidade para os clientes. Este espaço vai aproximar as pessoas de Elvas à Caixa de Crédito Agrícola”, acrescentando que “este local foi identificado, onde antigamente existiu um banco. Não é muito distante do local onde tínhamos o balcão anteriormente (Cidade Jardim) e, também por isso, este local tem vantagens: trata-se de uma avenida com muita visibilidade, bons acessos e escolas próximas. A visibilidade também é muito importante”, concluiu.
O projeto de arquitetura é da autoria de Pureza Gonçalves Pereira, com execução a cargo da empresa elvense Elvitraço. Para o administrador Joaquim Miguel Mendes, “este balcão foi escolhido porque estamos na principal avenida da cidade, a avenida mais nobre de Elvas. A agência ficou com umas condições extraordinárias para quem cá trabalha e para acolher da melhor forma os clientes”.
O balcão encerrado na Cidade Jardim “já não tinha as melhores condições”, explicou Joaquim Miguel Mendes, destacando que “o objetivo é poder trazer ainda mais clientes para a Caixa de Crédito. O local é muito apelativo, basta dizer que, nos últimos dias, muitas pessoas se interessaram pela agência, que tem uma montra moderna e muito atrativa”.
A nova agência dispõe de uma caixa automática de última geração, com funcionalidades de levantamento e depósito de notas e moedas, além de depósito de cheques. Conta ainda com três gabinetes para atendimento preferencial aos clientes.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de representantes institucionais, administradores de outras Caixas de Crédito do Alentejo e dos Serviços Centrais do Crédito Agrícola, bem como membros da comunidade. O momento culminou num jantar de confraternização no Restaurante Acontece, que assinalou simbolicamente a abertura do novo balcão.
A marca de joalharia Cata Vassalo e a Delta Coffee House Experience juntaram-se para uma colaboração inédita que celebra a beleza da planta do café. O resultado é “Wonder”, uma coleção de joalharia composta por três pares de brincos e um anel, acompanhada por uma experiência única by Delta: um cappuccino com folha de ouro, que convida a saborear uma joia em estado líquido.
A coleção é composta por três pares de brincos — Mini Wonder, Wonder e Rubra — e um Anel Wonder, peças que exploram diferentes interpretações da planta do café. Esta é também a primeira vez que a marca Cata Vassalo recorre à técnica de enamel, permitindo a aplicação da cor encarnada nos detalhes que evocam a famosa cereja do café.
Com o lançamento da coleção, chega também uma nova experiência às lojas Delta Coffee House Experience que se junta à gama de cafés exclusivos da marca – Wonder Coffees. Chama-se Gold Leaf Coffee e é um cappuccino com folha de ouro que convida a apreciar uma joia em estado líquido. A bebida resulta de uma co-criação com a artista Cata Vassalo e estará disponível a partir de hoje nas lojas Delta Coffee House Experience, em Lisboa e no Porto, com um PVP de 8€.
“Esta parceria nasce da partilha de valores e da paixão pelo detalhe, pela autenticidade e pela excelência. Juntas, transformámos duas matérias-primas da natureza em experiências únicas: uma linha de joias que celebra a beleza e a sofisticação, e um café que homenageia a arte e a dedicação de quem o cria. Esta colaboração inédita e 100% portuguesa é um convite a saborear momentos memoráveis, onde a arte e o prazer se encontram de forma especial.”, sublinha Clara Melícias, diretora de lojas Delta Coffee House Experience.
O Dia Mundial do Turismo celebra-se, anualmente, a 27 de Setembro (sábado). Este dia visa destacar a importância do Turismo e do seu valor cultural, económico, político e social. “Turismo e Paz” é o tema escolhido para celebrar, este ano, o Dia Mundial do Turismo, sendo uma iniciativa da ONU Turismo.
Para assinalar o dia, todas as entradas serão gratuitas nos Museus Municipais de Vila Viçosa, nomeadamente: Museu do Mármore “Raquel de Castro”, Casa Museu Bento de Jesus Caraça, Farmácia Monte Coleção Visitável, Museu do Estanho “Apeles Coelho” e Museu Agrícola e Etnográfico.
No mesmo dia será realizada uma visita guiada ao Património de Vila Viçosa.
O roteiro “Sonoridades & Sabores” está de volta com seis momentos imperdíveis, entre outubro e dezembro de 2025, dedicados à tradição musical e gastronómica do concelho de Odemira. Os melhores petiscos e pratos tradicionais da região serão acompanhados por cante ao baldão, viola campaniça, acordeonistas e música tradicional.
O primeiro momento acontecerá no dia 4 de outubro, no Café Poço Novo, em São Martinho das Amoreiras. Segue-se a 25 de outubro o encontro na Tasca do Miguel, em Ribeira do Salto, na Freguesia de Relíquias, e a 8 de novembro no Centro Social de Luzianes-Gare. No dia 22 de novembro, o programa decorrerá no Café Flor da Serra, em Várzea do Carvalho, na Freguesia de São Teotónio, e a 6 de dezembro na Sede da Associação de Moradores de Algoceira, na Freguesia de São Salvador e Santa Maria. O último momento está agendado para dia 20 de dezembro, no Restaurante Eira da Lagoa, em Colos.
Em todos os momentos do roteiro, a partir das 16h00, a tradição cultural encherá os espaços, com cantadores ao baldão acompanhados pela viola campaniça e, pelas 18h00, será dado palco aos poetas populares da região. A partir das 19h00, a música tradicional será garantida com acordeonistas amadores da região e a atuação de grupos musicais locais, como o grupo Rouxinóis do Mira (4 de outubro), Atar e Pôr ao Fumeiro (8 novembro) e Grupo Musical de Colos (20 dezembro).
A iniciativa, que pretende dinamizar as aldeias das freguesias do concelho de Odemira, através da promoção de eventos que enaltecem o melhor da gastronomia local e da música tradicional, é organizada pela Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, em parceria com o Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso, Município de Odemira, Juntas de Freguesia de Relíquias, São Martinho das Amoreiras, Luzianes-Gare, Sabóia, Santa Clara-a-Velha e Colos.
Grupo União Sport (GUS) joga em casa este domingo com o Sporting Viana
Continue readingEste sábado, dia 27, assinala-se o penúltimo dia da Feira de São Mateus e Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade.
O dia arranca com a alvorada com fogo de morteiros e estalaria, às 9 horas.
Pelas 20.15 horas há recitação do terço no Santuário animada pelas comunidades paroquiais de Senhor Jesus da Boa Fé e São Pedro (Elvas). Para as 21 horas está marcada a celebração da eucaristia pelo Reverendo padre Alberto Aniceto Dangala.
O Palco da Feira conta com a atuação das Roncas d’Elvas, às 21 horas, e no palco São Mateus atuam os Rumo ao Sul e os D.A.M.A que convidam Los Romeros.
À uma da manhã há espetáculo piromusical com apoteose final.
Abriu portas ontem e prolonga-se até segunda-feira mais uma edição da Feira D’Aires, em Viana do Alentejo.
Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, durante a inauguração, em declarações à RNA, referiu que “este ano temos uma feira muito composta. Se calhar pelo investimento que nós temos vindo a fazer ao longo destes anos, mas tivemos uma adesão muito grande. Temos pessoas em lista de espera para os stand’s das atividades económicas. Em questão da feira franca, temos muito mais feirantes e fizemos também, como é óbvio, uma boa aposta também no espetáculo. Os espetáculos para as pessoas mais novas, até aos espetáculos das pessoas mais velhas”.
“Esta é uma feira também religiosa, e não há dúvida nenhuma que nestes dias o próprio concelho de Viana mexe, Viana em si, os restaurantes enchem, esgotam, as bombas de gasolina as pessoas fazem fila, os supermercados mexem muito mais, temos uma coisa que é ótima que é o juntar as famílias que muitas delas só vêm ao concelho de Viana uma vez por ano, que é na altura da feira”, rematou o autarca.
O ponto alto da feira é o concerto de Nininho Vaz Maia, hoje, Ortigões amanhã e os Monda & Tim a fechar o certame.