Realiza-se no dia 27 de setembro (sábado) pelas 18 horas no Outeiro de São Miguel da Mota (concelho de Alandroal) uma celebração religiosa pagã.
O ritual de Culto e Devoção ao Deus Endovélico e Evocação a Viriato, Herói Lusitano é organizado pela Confissão Religiosa Wicca Celtíbera. Para assistir é necessário deslocação em viatura própria estando o ponto de encontro marcado para o Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.
O Culto ao Deus Endovélico tem mais de 2000 anos e faz parte da Identidade Cultural da Raia Alentejana, sendo que este Deus está muito ligado à Ribeira de Lucefécit e à Vila de Terena.
O laboratório de Química da ACOS, que faz análises à azeitona e ao azeite, acrescentou mais uma valência que já vai funcionar na campanha olivícola que está agora a começar. Trata-se da análise sensorial de azeite, realizada pelo painel de provadores da ACOS.
Depois de um processo de seleção e de formação, o longo treino dos provadores que integram o Painel de Análise Sensorial de Azeite decorreu já na sala de provas, um novo espaço devidamente equipado para o efeito, que cumpre todos os requisitos regulamentares. Para esta avaliação é usada uma plataforma digital de registo de dados da análise sensorial de azeite, criada de raiz pela equipa de informática da ACOS. Todo este processo foi coordenado por Miguel Ferro, investigador do CEBAL (Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo) que será o Chefe de Painel.
Com a constituição do Painel de Provadores, em colaboração com o CEBAL, a ACOS completa as determinações analíticas obrigatórias para a verificação da qualidade do azeite, disponíveis no Laboratório, que passa assim a designar-se Laboratório de Química e de Análise Sensorial.
A funcionar desde 2012, o Laboratório de Química da ACOS recebe amostras de azeitona, azeite, bagaço de azeitona e óleo de bagaço de azeitona provenientes de todo o País. É aberto a produtores, lagares, compradores, exportadores de azeite e consumidores. Está Acreditado para a norma NP EN ISO/IEC 17025 pelo IPAC desde 2015. Está também atestado pelo reconhecimento anual do Conselho Oleícola Internacional (COI) – para testes básicos – até 31 de novembro de 2025, e certificado pela norma NP EN ISO 9001:2015.
A Agricert desenvolveu uma certificação ao nível da Pecuária de Baixo Carbono, com o objetivo de incentivar as explorações agropecuárias a reduzir para nível igual ou inferior a zero o valor de dióxido de carbono equivalente (CO2e). Com isso, procurou, desde logo, contribuir para uma agricultura melhor e mais sustentável.
Acreditada pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), esta certificação, que representa “uma aposta estratégica para as explorações”, é o tema em destaque na edição desta semana do programa “Agricert: do Alentejo para o Mundo”, com Constança Laranjo, técnica desta área na empresa.
A aposta da Agricert nesta certificação, que é destinada, sobretudo, à agropecuária extensiva, surgiu “no seguimento da polémica relativamente à responsabilidade da agricultura no que dizia respeito às alterações climáticas”. Com as primeiras certificações realizadas no final de 2023, a empresa, desde então, já certificou cerca de 40 mil hectares, alguns deles fora de Portugal.
O episódio desta semana de “Agricert: do Alentejo para o Mundo”, para ouvir no podcast abaixo:
Quem diz que os livros e as agulhas não podem coexistir no mesmo espaço? A Biblioteca Municipal Almeida Faria continua a provar o contrário no clube ‘Costurar Histórias’, que reúne esta terça-feira, dia 23, pelas 8 horas.
O intuito deste clube, para maiores de 16 anos, é mostrar que a Biblioteca é um espaço de partilha de ideias, de novos projetos, de cooperação entre pessoas e que através da união de livros e costura, num só mundo, podem ser criadas experiências criativas muito enriquecedoras.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente, na Biblioteca Municipal, através do número 266 898 105 ou por email para biblioteca@cm-montemornovo.pt.
O Auditório Municipal recebeu, no dia 15 de setembro, a sessão de apresentação pública do CLDS-5G de Vendas Novas – Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5.ª Geração, que no nosso Concelho assume o nome de “EnvelheSER”. A cerimónia contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha, do Diretor do Centro Distrital de Évora do Instituto da Segurança Social, Nuno Alas, da coordenadora do projeto, Inês Carvalho, e foi animada pela atuação da Tuna da Academia Sénior de Vendas Novas.
Com um investimento de 528 mil euros, cofinanciado em 85% pelo Fundo Social Europeu e em 15% pelo orçamento municipal, o “EnvelheSER” dirige-se à população com mais de 60 anos, irá decorrer ao longo de quatro anos e já conta com mais de uma centena de inscritos. É dinamizado por uma equipa de três técnicos superiores e tem como principais objetivos promover a saúde física e mental, fomentar a autonomia, incentivar aprendizagens, reforçar a participação cultural, desportiva e social, bem como prevenir o isolamento, a solidão e situações de violência.
Através de nove ações, será dinamizado um conjunto diversificado de atividades como sessões de motricidade, tertúlias, oficinas de saberes tradicionais, visitas culturais, workshops intergeracionais, exposições, apoio digital e acompanhamento regular a idosos em situação de isolamento.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara destacou que «o benefício é termos idosos ativos, saudáveis – física e mentalmente. É darmos uma nova luz à vida de tantos que se fechavam em casa». Palavras que sublinham o impacto que este programa pretende ter junto da comunidade sénior, valorizando a qualidade de vida em detrimento do isolamento e do sedentarismo.
Com o “EnvelheSER”, o Município de Vendas Novas reforça o seu compromisso com a longevidade ativa e digna da população. Em conjunto com a Academia Sénior, que há vários anos dinamiza atividades educativas e culturais para este público, este novo programa vem alargar e diversificar as respostas já existentes, garantindo que os Vendasnovenses com mais de 60 anos dispõem de múltiplas oportunidades para se manterem ativos, aprenderem, conviverem e viverem plenamente esta fase da vida.
O parque da Piedade, em Elvas, vive hoje mais um dia de São Mateus
O programa desta terça-feira, dia 23, começa às 10.15 horas com a recitação do terço animada pelos membros da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, seguindo-se, às 11 horas, a celebração da eucaristia presidida pelo arcebispo de Évora, Dom Francisco Senra Coelho.
Às 20.15 horas há recitação do terço animada pelas comunidades paroquiais do concelho de Borba e pelas 21 horas há celebração da eucaristia, presidida pelo Reverendo Padre Carlos Enoc Corrales.
No palco da Feira atua o duo Renovação 2000, a partir das 21.30 horas.