Câmara de Évora cede parte de imóvel ao Clube de Rugby de Évora

A Câmara Municipal de Évora e o Clube de Rugby de Évora (CRE) assinaram o Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo que estabelece as clausulas de cedência de uma parte do edifício existente no Complexo Desportivo de Évora, onde irá ficar instalada a sede deste clube eborense. A decisão, recorde-se, foi formalizada em reunião pública realizada no dia 9 de julho. Esta cedência corresponde a um apoio financeiro da autarquia superior a 18 mil euros.

Segundo a deliberação, a autarquia reconhece o papel relevante do Clube de Rugby de Évora na dinamização desportiva da cidade, em especial junto da população jovem, e considera que a disponibilização do espaço permitirá ao CRE melhorar a sua organização e capacidade de resposta. A cedência tem carácter provisório até o CRE encontrar um local definitivo para a sua sede.

O Clube de Rugby de Évora, com 33 anos de existência, passa, assim, a dispor de um espaço próprio para instalar serviços administrativos e de apoio à sua atividade desportiva, reforçando a ligação com a comunidade e garantindo melhores condições para o desenvolvimento da modalidade no concelho.

O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e pelo Presidente do CRE, Carlos Santana.

Colectivo Cultura Alentejo apresenta “Origens” no Bernardim Ribeiro

Nos próximos dias 26 e 27 de setembro, pelas 21:30 horas, o Teatro Bernadim de Ribeiro volta a receber o Colectivo Cultura Alentejo, com o seu mais recente espetáculo “Origem”.

Sinopse: Num futuro distópico, onde o Estado controla as emoções humanas, João Amado é submetido a uma intervenção clínica para apagar todas as memórias relacionadas com o amor. Entre máquinas, protocolos e testemunhas silenciosas, as suas recordações vão surgindo em palco: os ensinamentos do pai, a inocência de uma primeira dança, a cumplicidade entre irmãos, o nascimento da filha. Cada memória é atacada, modificada ou destruída para eliminar a raiz do afeto — mas algo resiste. No coração do Alentejo, terra de silêncio e luz, persiste uma herança ancestral, coletiva, que nenhuma máquina consegue apagar.

Origem é um espetáculo sobre a luta entre a frieza de um sistema totalitário e a força indomável da memória, da família e do amor.

Os bilhetes já estão à venda, pelo valor de 5€, na Bilheteira Online ( https://cmestremoz.bol.pt/…/162698-origem…/Sessoes ), no Teatro Bernardim Ribeiro e no Posto de Turismo de Estremoz.

“Ambiente em FM”: Dia Europeu sem Carros celebra-se a 22 de setembro

Assinala-se hoje, 22 de setembro, o Dia Europeu sem Carros, uma celebração que nasceu no final dos anos 90, em várias cidades da Europa, como uma experiência para imaginar um dia com menos tráfego automóvel e ruas devolvidas às pessoas. Desde então, este dia passou a ser celebrado todos os anos, integrado na Semana Europeia da Mobilidade.

De acordo com José Janela, da Quercus, o objetivo da iniciativa é simples: mostrar que é possível viver e deslocar-nos sem depender sempre do automóvel. O carro trouxe utilidade, mas também muitos problemas, ou não fosse um dos maiores responsáveis por gases com efeito de estufa que alimentam as alterações climáticas. Além disso, polui o ar nas cidades, provoca ruído, ocupa demasiado espaço com filas e estacionamento e torna os ambientes urbanos menos seguros e menos agradáveis para peões e ciclistas.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”. Para ouvir no podcast abaixo:

Fadistas elvenses sobem ao palco do São Mateus

O parque da Piedade, em Elvas, tem sido, nos últimos dias, um espaço visitado por milhares de residentes e visitantes.

A tradição do certame e a devoção dos fiéis ao Senhor Jesus da Piedade são as principais características do evento.

O programa desta segunda-feira, dia 22, começa às nove da manhã com a alvorada de fogo de morteiro e estalaria.

Durante o dia as atenções centram-se no Santuário do Senhor Jesus da Piedade com a recitação do terço animada pelos membros da Confraria,as 10.15 horas, seguindo-se a celebração da eucaristia presidida pelo reitor do Santuário, o padre Ricardo Lameira

Às 20.15 horas há recitação do terço animada pelas comunidades paroquiais de Vila Boim, Terrugem e Vila Fernando e pelas 21 horas há celebração da eucaristia, presidida pelo Reverendo Padre Marcelino Caldeira.

No palco da Feira, às 21.30 horas, realiza-se uma Noite de Fados com Ana Isabel Cunha, Berta Miranda, Carla Isabel, Marlene Mocisso, Nelson Cardoso, Ramiro Santos, Rosa Mari Abrunheiro, Silvino Sardo, Toy Faria e Vasco Gamelas. Na guitarra portuguesa, Jorge Silva e na viola de fado, Joaquim Ferreira.

O espetáculo pirotécnico ilumina os céus de Elvas à uma da manhã.