Évora 27 assina os primeiros contratos de projetos inscritos no Livro de Candidatura

A Associação Évora 2027 realizou, no dia 18 de setembro, a primeira cerimónia pública de assinatura de contratos com líderes de projetos inscritos no Livro de Candidatura de Évora_27 – Capital Europeia da Cultura, momento que marcou o início formal da execução de projetos que integram o programa artístico e cultural da iniciativa.

No total, foram assinados treze contratos, que correspondem a um investimento global de 2.710.282 euros, abrangendo projetos de diversas áreas e disciplinas artísticas: música, arquitetura, literatura e conto, teatro de marionetas, artes visuais e cinema de animação.

A assinatura destes primeiros contratos representa um marco importante, constituindo a transição da fase de planeamento para a fase de execução de Évora_27. “Este é um momento de confiança e de compromisso, que concretiza aquilo que estava em potência no Livro de Candidatura e que agora ganha, finalmente, forma”, sublinha Maria do Céu Ramos, Presidente da Associação Évora 2027.

Para John Romão, Diretor Artístico da Associação Évora 2027, “a contratualização com os líderes de projeto é um passo essencial na construção de uma programação plural, que será construída em conjunto com artistas, instituições e cidadãos”.

A Associação Évora 2027 reafirma o seu compromisso em fazer da Capital Europeia da Cultura um processo participado, que valoriza a criação artística, fortalece a identidade cultural do Alentejo e projeta Évora no contexto europeu. Este momento simboliza não apenas o arranque da execução do programa, mas também a construção de um legado duradouro que deixará marca muito além de 2027.

Município de Alandroal entregou Prémios de Mérito Escolar

O município de Alandroal entregou os Prémios de Mérito Maria Helena Xavier Rodrigues e Manuel Viana Xavier Rodrigues aos melhores alunos que completaram cada um dos três ciclos de ensino nos estabelecimentos de ensino do concelho, relativos ao ano letivo 2024-2025.

Os prémios individuais, correspondentes a material informático no valor de 500 euros, foram entregues a Maria do Carmo Hintze Ribeiro do primeiro ciclo, Miguel Martim Ramalho Faustino do segundo ciclo e a Maria Benedita Lopes Gancho do terceiro ciclo.

Os prémios de mérito, criados no ano letivo 2018-2019 têm como objetivo incentivar o desempenho escolar e premiar o mérito, numa assumida cultura de valorização da excelência enquanto instrumento preponderante para o desenvolvimento económico, cultural e social dos jovens e, consequentemente, da sociedade em geral e são entregues ao melhor aluno de cada ciclo que cumpra um conjunto de requisitos associados à sua classificação, desempenho e comportamento escolares, assegurando-se, assim, um tratamento equitativo de alunos, em igualdade de oportunidades, e na consideração de que as escolas, ao seu nível, promovem os mecanismos de reconhecimento do mérito interno que lhes cabem.

Documentário “As vozes de Abril” apresentado em Évora

As Vozes de Abril, projeto do município de Évora que, em 2025, dirigido pela cantora Mara, integrou um coletivo de 80 Cantores e 12 músicos, ganha agora vida num documentário de cerca de 30 minutos produzido pela autarquia. As imagens e testemunhos foram registados em ensaios e nos dois espetáculos ao vivo que aconteceram no Teatro Garcia de Resende, com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril como pano de fundo.

Até ao momento, realizaram-se três concertos das Vozes de Abril com a Orquestra do Alentejo (o primeiro aconteceu na Praça de Giraldo no dia 25 de abril), num coletivo que integra cantores de grupos do concelho, os músicos da orquestra e muitas outras vozes que se quiseram juntar. Com direção de Mara, a cenografia de Márcio Pereira e o apoio da Associ’Arte, o trabalho desenvolvido tornou possível o envolvimento da comunidade e o encontro de gerações. O resultado, esse, não deixou dúvidas ao público que encheu os espetáculos já realizados.

Este sábado, 20 de setembro, às 21h00, a Praça de Sertório vai servir de palco à apresentação do resultado final destes encontros entre cantores, músicos e comunidade.

Procissão dos Pendões e tributo a Marco Paulo no segundo dia de São Mateus

Numa organização conjunta da Confraria do Senhor Jesus da Piedade e da Câmara Municipal de Elvas, a Feira de São Mateus e as Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade, que este ano decorrem até dia 28, são feitas, entre outros momentos, de muitas atividades religiosas.

O programa de hoje conta com a tradicional alvorda com fogo de morteiro e estalaria, às nove da manhã.

Pelas 10 horas, há arruada com a Banda 14 de Janeiro e a Sociedade Filarmónica Redondense.

Um dos momentos mais aguardados e que marca sempre o início dos festejos é a tradicional Procissão dos Pendões, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, que sai hoje da Sé de Elvas, pelas 18 horas, em direção ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade. A acompanhar esta procissão vão estar a Banda 14 de Janeiro e a Sociedade Filarmónica Redondense.

À noite, a partir das 21 horas, no Palco da Feira, atuam os Cantadores da Planície e no Palco Principal, a partir das 22 horas, os Moura Encantada e Para Sempre Marco.

À uma da manhã há espetáculo pirotécnico multiposto com apoteose final.