Estremoz dispõe de novos oleões

O Município de Estremoz implementou, recentemente, uma rede de novos oleões no concelho, contando com 18 equipamentos para recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU).

O serviço de recolha e manutenção dos equipamentos é da responsabilidade de uma empresa contratada para o serviço de gestão de OAU (Hardlevel – Energias Renováveis, S. A.).

Os óleos alimentares usados não devem ser despejados na rede pública de águas residuais nem colocados nos contentores de resíduos, uma vez que provocam poluição do solo e da água, obstrução e entupimento nos coletores públicos e problemas no funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s).

Como utilizar os Oleões?

1. Deixe o óleo arrefecer.
2. Em seguida coloque o óleo alimentar usado numa garrafa de plástico devidamente fechada, para evitar que seja derramado e guarde-a em local seguro.
3. Quando a garrafa estiver cheia coloque-a fechada no interior do oleão mais próximo.
4. Nos oleões apenas podem ser colocados óleos de origem alimentar, como óleos de cozinha, azeite ou óleo de conserva.
5. Não se pode depositar manteiga, óleo lubrificante de motor ou outros resíduos.

Os oleões instalados estão munidos de um sistema de sensorização que permite a monitorização do enchimento do oleão, em tempo real, e a contabilização do n.º de depósitos realizados. Estes equipamentos possuem sensores ligados a um sistema de “backoffice”, através de rede móvel, para monitorização e melhor eficiência na gestão das rotas e recolhas em tempo real, entre outras vantagens.

Pode utilizar este serviço nos seguintes locais:

– União de Freguesias de Estremoz, nos seguintes locais: Casais de Sta. Maria – Rua Machado dos Santos, Rua José Félix Ribeiro, Rua 31 de Janeiro, Largo General Graça, Rua 5 de Outubro, Rossio Marquês de Pombal, Largo da República, Rua João de Sousa Carvalho, Bairro da Salsinha – Rua da Venezuela, Rossio Marquês de Pombal, Largo de S. José, Largo da Praça de Touros.

– Freguesia de Veiros, na Rua Coronel Galhardo;

– União de Freguesias de S. Bento do Cortiço e Sto. Estêvão, na Rua Nova;

– União de Freguesias de S. Lourenço de Mamporcão e S. Bento de Ana Loura, na Rua 5 de Outubro;

– Arcos, na Praça 1.º Maio;

– Glória, na Estrada Municipal 508 (junto ao Restaurante Cozinha dos Ganhões);

– Évora Monte, na Praça dos Aviadores.

Projeto Alentejo mais além apresenta-se no Coral de São Domingos

O Pelouro da Felicidade ou O Último Comício, ou Aquilo que vocês quiserem é um projeto de teatro que acontece em espaços públicos, misturando comédia, sátira política e participação comunitária.

Nesse sentido, e depois da primeira sessão no passado dia 13, realiza-se amanhã, dia 20, mais uma performance e, finalmente, a 26 de setembro, às 19h00, no Cineteatro Curvo Semedo,vai decorrer a estreia deste espetáculo, com este candidato a voltar ao palanque com uma nova promessa: “Dêem-me uma oportunidadezinha!”

Há cada vez mais portugueses a contratar seguros de saúde

São cada vez mais os portugueses, 31% mais precisamente, que têm um seguro de saúde. Este é considerado um bom complemento ao Serviço Nacional de Saúde, já que permite o acesso a cuidados de saúde privados.

Tal como em qualquer contratação de serviços, o consumidor deve ter toda a informação para que possa tomar as suas decisões de forma informada e ponderada, sabendo concreta e rigorosamente que serviços está a contratar com a escolha desse seguro de saúde.

À DECO chegam frequentemente dúvidas e pedidos de esclarecimento de consumidores que, querendo contratar um seguro de saúde, acabam por assinar um plano de saúde sem terem a noção clara das diferenças entre ambos.

Na verdade, um plano de saúde não é um contrato de seguro, não estando sujeito às mesmas regras legais de um contrato de seguro, nem à supervisão da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

De acordo com a ASF, o plano de saúde é um produto que funciona dentro de uma rede de prestadores e que permite ao cliente aceder a um conjunto de serviços de saúde a um valor mais reduzido, não havendo a assunção de risco por parte da entidade gestora do plano. Assemelha-se a um cartão de descontos que permite aceder a um conjunto de serviços de saúde a um valor mais reduzido e que vai variar em função do prestador selecionado.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Feira D’Aires promete muita animação em Viana do Alentejo

A edição deste ano da Feira D’Aires vai realizar-se em Viana do Alentejo de 26 a 29 deste mês.

“Quem é o Bob?” e Danni Gato (dia 26), Nininho Vaz Maia (dia 27), Ortigões e Lobo Levy (dia 28) e Monda e Tim (dia 29) são os cabeças de cartaz deste ano.

Para além da música, a feira conta com atividades de promoção cultural e das tradições locais, com destaque para o folclore, o Cante Alentejano, as exposições temáticas e a gastronomia regional.

Elvas: Sara Correia no primeiro dia de São Mateus

As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade decorrem este ano de 19 a 28 de setembro, no Parque da Piedade, em Elvas, e apresentam algumas novidades em relação às edições anteriores.

O programa de animação, à semelhança dos anos anteriores, vai contar com dois espaços: Palco da Feira e Palco São Mateus.O Palco da Feira conta hoje, sexta-feira, dia 19, com a atuação do Grupo Voz Amiga da Terrugem, às 21 horas. Já o Palco São Mateus recebe, às 22 horas, os Bombazine e Sara Correia.

A organização das festas e da feira está a cargo da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, sendo que a Câmara Municipal de Elvas promove a Feira de São Mateus e organiza a Exposição São Mateus, que apresenta uma mostra de atividades económicas, além de áreas destinadas à gastronomia, venda de produtos regionais e instituições