Guia da Geologia do Alto de S. Bento apresentado em Évora

A apresentação do Guia da Geologia do Alto de S. Bento, um recurso educativo que pretende ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre a origem e a formação das rochas, bem como apoiar a identificação e diferenciação dos minerais que fazem parte da história geológica dos “granitos” do Alto de São Bento decorreu na passada terça-feira, 9 de setembro, no Alto de S. Bento.

Esta iniciativa contou com a participação do Professor Galopim de Carvalho e está inserida no programa de Início do Ano Letivo 2025/26, promovido pela Câmara Municipal de Évora.

Nesta manhã foi também feita a apresentação do Projeto Municipal “Serpente Papa-léguas” aos docentes e feita a cedência de materiais de apoio, como mais uma forma de envolver as escolas e turmas no jogo que promove uma mobilidade mais consciente e sustentável.

Teve também lugar uma atividade relacionada com as argilas e as suas propriedades, dinamizada por Marta Marques, colaboradora do Núcleo Museológico do Alto de S. Bento. Centrou-se nas propriedades das argilas para a cosmética, mas também para a criação de aquarelas naturais, procurando realçar a importância da relação humana com o mundo natural.

Desde o ano 2000 que funciona no Alto de São Bento, nos antigos moinhos de vento recuperados (laboratório da flora, laboratório da geologia e moinho recuperado para a sua função tradicional, a moagem de cereais) e na área adjacente, um espaço municipal destinado a atividades, tanto lúdico-pedagógicas como de promoção do conhecimento científico, em particular o património florístico e o geológico. O Guia da Geologia agora lançado resulta desse investimento e foi, por isso, apresentado à comunidade educativa.

Os participantes que se inscreveram nestas atividades ficaram também a conhecer a oferta do Núcleo Museológico do Alto de S. Bento para este ano letivo e um resumo do Projeto Educativo Local.

O Programa de Início do Ano Letivo 2025/26 promove ações de formação para o pessoal não docente, bem como, um momento de (re)encontro e convívio entre as equipas. Oferece, de igual modo, um conjunto de oficinas para as famílias.

Dos eventos que se vão realizar nos próximos dias, destaca-se, na tarde de 11 de setembro, a receção aos técnicos das Atividades de Enriquecimento Curricular, nas Piscinas Municipais e no dia 12 de setembro a Câmara Municipal participa juntamente com o Agrupamento de Escolas Severim de Faria na abertura do Jardim de Infância de Almeirim, recentemente integrado na rede pública de estabelecimentos de educação e ensino.

Estremoz recebe o I Encontro de Cuidados Continuados do Distrito de Évora

Teatro Bernardim Ribeiro Foto CMEstremoz

O Município de Estremoz, em parceria com a Equipa Coordenadora Local de Estremoz, Borba e Redondo, está a organizar o primeiro Encontro de Cuidados Continuados do Distrito de Évora, marcado para o dia 12 de setembro de 2025, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz.

De acordo com a Vice-Presidente da Câmara de Estremoz, Sónia Caldeira “o encontro de Cuidados Continuados foi um desafio bem acolhido, lançado pela equipa coordenadora local de Estremoz, Borba e Redondo – uma equipa conjunta que opera no Centro de Saúde de Estremoz, onde está sediada. Este encontro surgiu da necessidade sentida pelos profissionais de saúde que atuam nesta área, nomeadamente na UCC da Cruz Vermelha, na nova UCC da Santa Casa da Misericórdia e na unidade de Cuidados Continuados do Centro de Saúde de Estremoz, com o objetivo central de capacitar os profissionais de saúde, dotando-os de ferramentas, conhecimentos e estratégias para melhor responder aos desafios dos cuidados continuados integrados, promovendo uma resposta mais eficaz, humanizada e coordenada junto da comunidade.”.

Para a autarca “estas três valências, embora distintas, prestam cuidados de saúde de forma muito semelhante, tanto ao domicílio como em contexto clínico, nas instalações da Cruz Vermelha e da Santa Casa da Misericórdia”.

O evento visa sublinhar a importância das equipas que integram esta rede na resposta às crescentes exigências sociais e de saúde, reforçando a necessidade de uma articulação eficaz entre os diversos serviços que compõem o sistema de apoio à comunidade.

Jornadas Europeia do Património em destaque no “Espaço Europa” desta semana

As Jornadas Europeias do Património, promovidas pelo Conselho da Europa e a Comissão Europeia, de 12 a 21 de setembro, são o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa, constituindo uma oportunidade de celebração do mosaico cultural europeu.

Estas Jornadas, este ano sob o lema “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado, Portas para o Futuro”, procuram sensibilizar os cidadãos europeus para o valor do património cultural e para a necessidade de o preservar para as gerações atuais e futuras.

Em Portugal são sobretudo os municípios que se associam às Jornadas, durante as quais promovem diferentes atividades, como visitas guiadas, workshops, debates, exposições e espetáculos.

O plano de atividades apresentado deverá conter elementos de aprendizagem, abranger património material, imaterial, natural e digital, envolver todos os públicos e despertar a curiosidade e a experiência partilhada.   Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

GNR de Évora registou dois acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou, ontem dia 10 de setembro, dois acidentes de viação, sendo uma colisão e um despiste dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 10 ocorrências criminais: três crimes contra as pessoas, quatro crimes contra o património, um crime contra a vida em sociedade e dois crimes previstos em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 93 infrações relativas à legislação rodoviária e uma relativa à legislação policial.