ACOS apoia agricultores das zonas afetadas pelos incêndios

A ACOS – Agricultores do Sul ativou, no dia 20 de agosto, uma campanha de solidariedade para com os agricultores das zonas afetadas pelos grandes incêndios que assolaram o centro e norte do país.

A campanha, que conta com os contributos dos associados da ACOS, consiste maioritariamente na angariação de palha e de feno, produtos que são depois transportados, com o apoio da CAP e de municípios daquelas zonas do país, para organizações agrícolas locais.

A exemplo do que já aconteceu em anos anteriores, a ACOS e os seus associados entraram prontamente em sintonia com os agricultores que viram os seus recursos serem consumidos pelas chamas. Este exemplo de mobilização revela a união e a força do associativismo agrícola.

O Jazz foi à Praça com Desidérito Lázaro Trio

A Praça de Giraldo, principal sala de visitas da cidade, recebeu ma passada sexta-feira, sexta, 29 de agosto, um dos últimos espetáculos da iniciativa municipal que tem marcado a época estival eborense.

Numa noite convidativa, o trio liderado por Desidério Lázaro, um dos nomes de topo da mais recente geração do jazz nacional, demonstrou todo o seu talento num concerto que se prolongou durante pouco mais de uma hora.

Desidério Lázaro Trio é a nova incursão do jovem saxofonista na exploração de composições próprias. O líder do coletivo fez-se acompanhar por Mário Franco, contrabaixista de créditos firmados como líder dos seus próprios projetos, e por Luís Candeias, na bateria, músico que, como Desidério, estudou em Amesterdão e, após o seu regresso a Portugal, se tornou um dos mais requisitados bateristas da cena jazz e não só.

Este concerto contou com produção da Associação Figura Volátil.

“Agricert: do Alentejo para o Mundo”: a história e a missão da empresa dadas a conhecer por Maria João Valentim

A Agricert, empresa sediada em Elvas, associa-se às três rádios do Alentejo em FM para, através de um novo programa – “Agricert: do Alentejo para o Mundo” –, dar a conhecer todo o trabalho que tem vindo a desenvolver, em torno das certificações de produtos agroalimentares, desde o ano da sua fundação, 2000.

No primeiro episódio deste novo programa, emitido esta terça-feira, 2 de setembro, é dada a conhecer a história, a missão e os objetivos da empresa, pela gerente Maria João Valentim (na imagem).

Ainda que o trabalho desenvolvido pela Agricert, depois de acreditada pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), se tenha iniciado com a certificação de derivados do porco alentejano, como presuntos, foi, com o tempo, evoluindo para outro tipo de produtos, como o Queijo de Nisa DOP, o Queijo Mestiço de Tolosa IGP e as Ameixas d’Elvas DOP. Hoje, a área de atuação é ainda mais abrangente, com certificações realizadas também no âmbito do turismo acessível.  

Com atuação em mais de 30 países desde a sua fundação, a Agricert assume-se hoje como um ator estratégico no setor agrícola e agroalimentar, com uma presença transversal nas principais fileiras produtivas, olivicultura, vitivinicultura, hortofrutícolas, cereais e produção animal.

O programa completo para ouvir no podcast abaixo: