União Europeia reforça apoio a Portugal no combate aos incêndios florestais

A União Europeia está a apoiar Portugal no combate aos incêndios florestais que têm marcado o verão de 2025. No dia 15 de agosto, o país acionou o Mecanismo de Proteção Civil da UE, solicitando quatro aviões de combate a incêndios, aos quais se juntaram já vários meios aéreos da frota rescEU.

No terreno, equipas de combate provenientes da Letónia e de Malta estão destacadas em Portugal para reforçar a atuação dos bombeiros nacionais. Paralelamente, foi ativado o serviço de mapeamento por satélite Copernicus, que fornece informação detalhada sobre a área ardida e a evolução dos fogos, de acordo com a Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Desde 20 de agosto, encontram-se destacados dois aviões da Suécia e um helicóptero de França, aos quais se juntaram, a 22 de agosto, dois aviões da Grécia. No terreno, também foram mobilizadas equipas de combate da Letónia, que estiveram em Trancoso entre 1 e 15 de agosto, e de Malta, atualmente destacadas em Almeirim até 15 de setembro, para apoiar o trabalho das forças nacionais.

Estes apoios integram a estratégia europeia de preparação para incêndios florestais, que prevê o pré-posicionamento de mais de 670 bombeiros de 14 países, bem como 22 aviões e quatro helicópteros, coordenados e cofinanciados pela União Europeia.

Estremoz celebra a Exaltação da Santa Cruz com três dias de festa imperdíveis

As Festas da Cidade de Estremoz e da Exaltação da Santa Cruz estão de volta ao Rossio Marquês de Pombal nos dias 5, 6 e 7 de setembro, com entrada livre e muita animação. Os visitantes poderão contar com as tradicionais cerimónias religiosas, quermesses, animação de rua, espetáculos musicais de grande qualidade e fogo de artifício.

De acordo com o presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, foi preparada uma “programação variada, com vários momentos musicais e culturais ao longo dos dias de festa”. “Na sexta-feira, destacamos o concerto de Miguel Gameiro & Pólo Norte, acompanhados pela sua excelente banda. No sábado, além da habitual Corrida de Touros, teremos o muito aguardado espetáculo de Emanuel, que promete animar o recinto”, adianta.

O autarca destaca que no domingo “a festa encerra em grande com um concerto da prestigiada Orquestra Ligeira do Exército, que brindará o público com a sua reconhecida qualidade musical”. José Daniel Sádio acrescenta ainda que “ao longo do evento, estarão também presentes várias associações locais, tanto culturais, como musicais, que irão dinamizar o espaço com diversas atividades. O recinto contará com zona de restauração, diversões para crianças e tudo o necessário para proporcionar momentos de convívio e alegria a todos os visitantes”.

A organização do evento é da Câmara Municipal de Estremoz e da Paróquia de Santo André, com o apoio da União das Freguesias de Estremoz.

Universidade de Évora destaca-se no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2025 preenchendo 1.193 vagas

Apesar da quebra nacional de candidatos ao Ensino Superior em 2025, a Universidade de Évora informa em comunicado que se destacou com uma taxa de ocupação de 87% na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso, preenchendo 1.193 das 1.371 vagas disponíveis.

A instituição registou apenas uma descida de 2,5% no número de colocados, muito abaixo da média nacional. A nova Licenciatura em Engenharia Aeroespacial teve procura elevada, com todas as vagas preenchidas e média de entrada de 17 valores.

Para a Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, “este resultado confirma o reconhecimento crescente da qualidade do ensino e da investigação desenvolvidos na Universidade de Évora, bem como a relevância do nosso papel na formação de novos diplomados em áreas estratégicas para o futuro do país e da região Alentejo, nomeadamente na área da saúde. Demonstra também que a nossa instituição continua a ter atratividade e a ser muito procurada por estudantes das mais diversas regiões do nosso país, em particular num contexto muito difícil como foi o deste ano marcado por uma diminuição abrupta de candidatos. Cabe ainda realçar que esta queda de candidatos a nível nacional deve ser analisada e as suas causas devem ser
identificadas”.

A UÉVORA reforça assim a sua atratividade e aposta em áreas estratégicas como saúde, agroalimentar, artes e aeroespacial, mantendo o compromisso com a qualidade do ensino e a inovação.

Guardia Civil espanhola e GNR recuperam tratores roubados em Beja avaliados em 120 mil euros

Dois tratores agrícolas de alta gama, roubados em setembro de 2024 em Beja, foram recuperados pela Guardia Civil em Huelva, no âmbito da operação «Chanza», realizada em colaboração com a GNR, segundo a imprensa espanhola.

Os veículos, localizados em explorações agrícolas de Aljaraque e Gibraleón, apresentavam matrículas falsas e sinais de manipulação para ocultar a origem ilícita. A investigação confirmou a ligação ao furto em Portugal, permitindo a devolução dos tratores à empresa proprietária.

Um homem residente em Lepe foi detido, estando o processo a decorrer no Tribunal de Instrução de Ayamonte.