Partido Socialista de Montemor-o-Novo entregou as listas autárquicas
Continue readingPartido Socialista de Montemor-o-Novo entregou as listas autárquicas
Fogo-de-artifício cancelado em Coruche

A Câmara Municipal de Coruche informa que, devido à prorrogação da Situação de Alerta para todo o território de Portugal Continental e à consequente proibição de utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, o espetáculo de fogo de artifício, previsto para a noite de hoje (18 para 19 de agosto), pelas 00h30 está cancelado.
Estas alterações visam salvaguardar a segurança de todos, cumprindo integralmente as orientações em vigor, sem deixar de manter vivo o espírito das nossas Festas.
A autarquia agradece a compreensão de todos.
Espetáculo de fogo de artifício em Coruche previsto para amanhã caso as condições climatéricas sejam favoráveis
Espetáculo de fogo de artifício em Coruche previsto para amanhã caso as condições climatéricas sejam favoráveis
Continue readingMontemor-o-Novo: Noite Branca encheu Rua de Aviz em serão de festa
Montemor-o-Novo: Noite Branca encheu Rua de Aviz em serão de festa
Continue readingAmbiente em FM: o Milhafre-Real

Hoje falamos sobre uma história inspiradora de cooperação internacional e conservação da natureza. O milhafre-real, uma das aves de rapina mais elegantes da Europa, está a regressar ao céu do sul ibérico graças a um projeto ambicioso que une Espanha e Portugal.
Trata-se de uma espécie outrora comum, mas hoje criticamente ameaçada em território português.
Desde 2022, está a decorrer o projeto europeu LIFE Eurokite, que tem como objetivo reforçar a população desta espécie no sul da Europa. Em Espanha, sobretudo na Extremadura e na Andaluzia, já foram libertados quase 130 milhafres-reais em zonas próximas da fronteira com o Alentejo. A ideia é permitir que estas aves se instalem e, com o tempo, também repovoem parte do território português.
O milhafre-real é uma ave com grande mobilidade, e quando os juvenis ganham autonomia, procuram novos territórios. O Alentejo oferece condições ecológicas adequadas — como áreas abertas, montados e pouca perturbação humana — e há esperança de que alguns indivíduos se fixem cá.
Desde o início do projeto, pelo menos cinco milhafres libertados foram registados no Alentejo. E este ano, em 2025, existiu um marco importante: um casal formado por aves libertadas tentou nidificar do lado português. Ainda não houve sucesso reprodutivo, mas o simples facto de estarem a tentar instalar-se cá é um excelente sinal de recolonização.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:
Município de Alandroal promove festas de setembro com vista à “atração e dinamização económica”
Município de Alandroal promove festas de setembro com vista à “atração e dinamização económica”
Continue readingMontemor: “Restauração local vejo que tem crescido”, refere Olímpio Galvão
Montemor: “Restauração local vejo que tem crescido”, refere Olímpio Galvão
Continue reading