Ministra do Ambiente diz que “Ruas Floridas de Redondo são uma maravilha”

Na abertura oficial das Ruas Floridas 2025, em Redondo, esteve em representação do Governo, a ministra do Ambiente e Energia, Maria Graça Carvalho, num em que milhares de flores de papel criadas por mãos dedicadas dos moradores enfeitam as 25 ruas da vila.

A ministra disse que as Ruas Floridas “são uma maravilha e é com muito gosto que estou aqui. Mesmo nunca tendo estado nestes dias em Redondo, nas datas em que se realizam as Ruas Floridas, esta foi uma grande oportunidade. Estou a representar o senhor primeiro ministro e o Governo nesta iniciativa”.

Graça Carvalho acrescentou ainda que “é também é uma forma de prestar homenagem, no fundo, a todos os que aqui estão, e ao senhor Presidente da Câmara, que tem feito um trabalho excecional, como foi ali largamente dito por todos os intervenientes (na inauguração), em toda a recuperação e reabilitação urbana, revitalização e atração de investimentos para esta terra tão bonita que é o Redondo.”

Neste domingo atuam em Redondo Bandidos do Cante, João de Campo e Filarmónica união Motointense

“Quartas-Freixo” promovidas pela Área Protegida do Montado do Freixo do Meio no concelho de Montemor

A cada duas semanas, tem as “Quartas-Freixo”, onde pode desfrutar de um passeio descontraído pela Área Protegida do Montado do Freixo do Meio, na freguesia de Foros de Vale de Figueira, no concelho de Montemor-o-Novo.

Nesses dias existem visitas Guiadas, almoço na Cantina “Cabana dos Bois”, fabrico de pão Artesanal e pode ainda comprar produtos locais.

Alfredo Sendim, da Área Protegida do Montado do Freixo do Meio, adiantou à RNA, que “as Quartas-Freixo são os dias da semana em que nós nos preparamos um bocadinho melhor para receber quem nos quiser visitar. Então, é basicamente um dia em que estamos a fazer as nossas rotinas, os nossos trabalhos, no campo, no processamento de alimentos, mas é sempre um dia em que temos um centro no forno de lenha, temos sempre uma fornada de pão de bolota a sair durante o dia, pode observar todo o processo e depois pode provar o pão quentinho. Temos sempre uma refeição também, e uma visita que nestes dias tem um valor muito mais baixo, do que se as pessoas quiserem contratar uma visita, porque no fundo só se paga o valor de cada pessoa. Nesses dias estamos preparados para qualquer pessoa que queira perceber um bocadinho melhor, quer os temas que se trabalham e que se partilham aqui no Freixo, quer o próprio espaço, toda a envolvência da área protegida privada que nós somos hoje, nós fazemos parte da rede nacional de áreas protegidas, sendo a área protegida do montado, portanto, temos a legitimidade de representar o montado a nível nacional e mundial, por isso quem quiser perceber um bocadinho melhor do que efetivamente o que foi, o que está a ser e o que vai ser o montado é o dia ideal para isso”.

Não perca a oportunidade de explorar este tesouro da natureza e da cultura. Venha fazer parte das “Quartas-Freixo”