DECO lança campanha sobre o “greenwashing”

O aumento da consciência ecológica dos consumidores trouxe consigo uma técnica de marketing conhecida como ‘greenwashing’, à luz da qual uma empresa afirma enganosamente que cumpre determinadas metas de proteção do ambiente ou que tem determinado desempenho ambiental com o objetivo de levar os consumidores a escolher produtos alegadamente mais sustentáveis.

Por isto, a DECO Associação lançou uma campanha que informa e desperta os consumidores para o que é o ‘greenwashing’, também conhecido como ecobranqueamento. Numa altura em que 57% dos consumidores da União Europeia estão recetivos a alegações ambientais no momento de escolher e comprar, algumas empresas mostram-se “verdes” por tal ser bom para o negócio. “Ecológico”, “Biodegradável” ou “Amigo do Ambiente” são muitas vezes expressões que não passam de argumentos publicitários falsos, não fundamentados, que procuram atrair a atenção do consumidor.

A campanha alerta também as empresas: “Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são”, procurando evitar práticas comerciais desleais pelas quais os consumidores gastam o seu dinheiro em escolhas branqueadas de falsas alegações. A campanha potencia ainda o conhecimento sobre escolhas verdadeiramente sustentáveis.

Redondo dá início às Ruas Floridas 2025 neste sábado com uma explosão de cor e tradição

Este sábado, Redondo abriu oficialmente as portas ao deslumbrante espetáculo das Ruas Floridas 2025, um evento que transforma esta vila alentejana num verdadeiro palco de arte popular. Milhares de flores de papel criadas por mãos dedicadas dos moradores enfeitam as ruas com temas criativos e ambientes encantadores, numa celebração que une tradição, comunidade e talento.

A abertura atraiu desde cedo visitantes vindos de várias regiões do país, curiosos por descobrir os cenários mágicos preparados ao longo de meses. Entre música ao vivo, grupos folclóricos e delícias gastronómicas, Redondo vive agora dias de festa, cor e identidade cultural.

O presidente da Câmara David Galego disse na abertura que “para nós foi um grande orgulho ver a arte de um povo que sai à rua neste dia. As ruas estão lindíssimas. É, de facto, deslumbrante ver a qualidade dos trabalhos que foram realizados aqui. Todas as nossas gentes se esforçaram, foram muitos meses de trabalho. Hoje é o dia de valorizar trabalho, que é um trabalho em prol da sua terra, da sua região e do seu país. Porque hoje, as ruas floridas de Redondo são uma marca incontornável que é realizada nesta arte a nível nacional, já com uma projeção turística internacional, são visitadas já por muitos espanhóis, que vêm aqui principalmente da Estremadura, um mercado com 600 mil habitantes, e que valoriza também muito esta arte”.

O autarca reforçou a importância dos que trabalharam para preparar as ruas “mas, hoje (sábado) é o dia dos homens e das mulheres, de todos aqueles que propuseram realizar com inovação, com criatividade, com bom gosto, com orgulho e o espírito de missão de ser “redondeiros”, como assim somos todos os dias quando saímos à rua para fazer aquilo que hoje aqui está”.

Para David Galego “há, um orgulho imenso de representar o povo desta terra. E a minha função, de facto, é valorizar o seu trabalho. E hoje, então, é um orgulho fantástico poder fazer a inauguração deste Festas e deixar depois a todos os que nos visitam um espaço de visitação absolutamente icónico e deslumbrante. As ruas floridas de Redondo estão fantásticas”, concluiu.

O evento, que decorre até ao dia 10 de agosto, inclui espetáculos diários, atividades para todas as idades, e mostras artesanais. O mapa das ruas decoradas já está disponível junto à Junta de Freguesia e online para facilitar a visita.

Veja aqui o mapa da vila e programa da semana:

Redondo enche-se de cor com as Ruas Floridas 2025. Veja aqui o programa e o mapa da vila

Durante o mês de agosto, Redondo transforma-se num verdadeiro jardim urbano com a realização das tradicionais Ruas Floridas, uma iniciativa que une criatividade, dedicação comunitária e identidade cultural. Ao longo dos principais arruamentos da vila, moradores e voluntários dão vida a impressionantes cenários decorativos, utilizando milhares de flores de papel que recriam ambientes temáticos e proporcionam uma experiência visual única.

Este evento, que acontece de dois em dois anos, é uma das mais emblemáticas manifestações populares do Alentejo, atraindo visitantes de todo o país e também do estrangeiro. Para além das decorações, o programa integra animação musical, exposições, gastronomia local e momentos pensados para todas as idades.

O programa completo das atividades e o mapa das ruas decoradas encontram-se disponíveis abaixo para consulta: