
O aumento da consciência ecológica dos consumidores trouxe consigo uma técnica de marketing conhecida como ‘greenwashing’, à luz da qual uma empresa afirma enganosamente que cumpre determinadas metas de proteção do ambiente ou que tem determinado desempenho ambiental com o objetivo de levar os consumidores a escolher produtos alegadamente mais sustentáveis.
Por isto, a DECO Associação lançou uma campanha que informa e desperta os consumidores para o que é o ‘greenwashing’, também conhecido como ecobranqueamento. Numa altura em que 57% dos consumidores da União Europeia estão recetivos a alegações ambientais no momento de escolher e comprar, algumas empresas mostram-se “verdes” por tal ser bom para o negócio. “Ecológico”, “Biodegradável” ou “Amigo do Ambiente” são muitas vezes expressões que não passam de argumentos publicitários falsos, não fundamentados, que procuram atrair a atenção do consumidor.
A campanha alerta também as empresas: “Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são”, procurando evitar práticas comerciais desleais pelas quais os consumidores gastam o seu dinheiro em escolhas branqueadas de falsas alegações. A campanha potencia ainda o conhecimento sobre escolhas verdadeiramente sustentáveis.