Projeto Raise-PT na rubrica da DECO

A DECO promove o projeto RAISE-PT através de mesas redondas para ação e investimento em Energia Sustentável em Portugal com o objetivo de impulsionar a transição energética e reduzir obstáculos ao investimento sustentável.

Com isto, pretende-se acelerar a transição energética através da criação de um espaço de colaboração entre diferentes setores e entidades, alinhado com as metas do Pacto Ecológico Europeu para tornar a Europa neutra em carbono até 2050. Este é um desafio urgente, considerando que mais de 75% das emissões de gases com efeito de estufa na UE resultam da produção e consumo de energia.

O RAISE-PT promove o envolvimento ativo de entidades públicas e privadas, estimulando o diálogo e a construção de soluções que apoiem o financiamento sustentável. Para isso, foram criados Grupos de Trabalho temáticos focados em setores estratégicos: indústria, turismo, setor público, habitação, energias renováveis e terceiro setor.

As Câmaras Municipais da Maia, Braga, Sabugal, Almada e Loures, entidades como a Cimpor, a Coopérnico e o Turismo de Portugal, bem como diversas entidades bancárias, são alguns exemplos dos participantes ativos nos Grupos de Trabalho do RAISE. Estes grupos contribuem, de forma muito positiva, para a elaboração de documentos de referência, nos quais são apresentadas diversas barreiras e as respetivas soluções para o investimento e financiamento sustentável em Portugal. 

O projeto também procura envolver as comunidades locais, através da realização, em várias regiões do país, de mesas redondas sobre transição energética. Estes momentos estimulam a criação de sinergias e fortalecem a colaboração entre entidades locais, contribuindo para uma resposta mais eficaz às necessidades específicas de cada região do país.

As primeiras mesas redondas regionais aconteceram na Guarda e no Porto e as próximas irão decorrer no Barreiro e em Setúbal. A meta é chegar a todas as regiões do país.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo: