Alentejo reforça estratégia de especialização inteligente com Saúde e Defesa como novos domínios estratégicos

Foi apresentada esta quarta-feira, na Universidade de Évora, a revisão intercalar da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI 2030), em reunião do Conselho Regional de Inovação do Alentejo (CRIAlt), reforçando o compromisso com uma governação aberta, participada e alinhada com os grandes desafios regionais e europeus.

A revisão resulta da necessidade de ajustar a EREI2030 ao novo enquadramento institucional da CCDR Alentejo, à operacionalização do Programa Regional ALENTEJO 2030 e ao surgimento de projetos estruturantes com elevado potencial transformador para a Região.

Entre os principais destaques desta revisão intercalar está a inclusão formal de dois novos domínios de especialização inteligente: a Saúde e a Defesa, com uma forte ligação à consolidação de clusters estratégicos regionais:

  • No setor da Defesa, o Alentejo aproveita o posicionamento estratégico do seu cluster aeronáutico, que se articula com as prioridades europeias em matéria de autonomia estratégica e segurança.
  • No domínio da Saúde, a instalação do novo Hospital Central do Alentejo, o arranque do curso de Medicina da Universidade de Évora e a dinamização do cluster biomédico sustentam uma nova vaga de inovação científica e tecnológica no setor.

Esta atualização reafirma também a centralidade do modelo de governação e monitorização da EREI 2030, agora mais robusto e articulado, e que incorpora os contributos recolhidos junto dos membros do CRIAlt, num processo de auscultação alargado e participativo.

A reunião do Conselho Regional de Inovação realizou-se no dia 29 de maio, na Sala dos Docentes da Universidade de Évora. Para além da apresentação e votação da revisão da EREI2030, foi igualmente realizada a apresentação do ponto de situação do projeto europeu AURORAL, um dos pilares da transição digital no território.

Banco Alimentar Contra a Fome recolhe 34 toneladas de alimentos no distrito de Évora e 19,5 no de Portalegre

Durante a campanha deste fim de semana, dias 31 de maio e 1 de junho, o Banco Alimentar Contra a Fome recolheu, em todo o distrito de Évora, cerca de 34 toneladas de alimentos. Já no distrito de Portalegre, os voluntários recolherem 19,5 toneladas.

“Graças, em todo o distrito, à participação de todos e à generosidade das pessoas que fizeram doações de alimentos aos voluntários, dos media regionais às empresas transportadoras (Guerin, Hertz, Táxis Diana Lda e Torrestir), das instituições e entidades aos restaurantes (Di-Casa, MacDonalds, Dom Joaquim, Provar a Tradição, Pezagno, O Melhor Croissant da Minha Rua, Fradoces, Padaria Fradinho e Fabrica das Sopas Graciete) e ao Convento do Espinheiro, da cidade de Évora, será possível ao Banco Alimentar Contra a Fome de Évora dar continuidade à sua missão e apoiar, com cabazes mensais, através das instituições parceiras, as famílias carenciadas do nosso distrito”, revela o Banco Alimentar Contra a Fome em nota de imprensa.

De recordar que até ao próximo domingo, 8 de junho, é ainda possível continuar as doações, através da Campanha Vale, nos supermercados aderentes, ou através de doações online (em https://www.alimentestaideia.pt/).

Há 425 praias portuguesas com o selo “Qualidade de Ouro” em 2025

Chegou o mês de junho e já está oficialmente aberta a época balnear 2025. E há boas notícias para quem adora praia e se preocupa com o ambiente: a Quercus acaba de divulgar as 425 praias portuguesas classificadas com Qualidade de Ouro, mais cinco do que no ano passado.

O galardão “Praia com Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus, distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

No caso do Alentejo há 37 praias distinguidas. No distrito de Portalegre, destaque para a praia do Clube Náutico de Avis, na barragem do Maranhão, enquanto no distrito de Évora se destacam a praia da Amieira, em Portel, a praia fluvial de Monsaraz, em Reguengos, e a praia de Mourão, na barragem do Alqueva.

Através do site “Praias de Ouro” (aqui) é possível, através de um mapa interativo, conhecer todas as praias do país que contam com este galardão.

É este o tema em destaque, esta semana, no “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Violência doméstica: pulseira eletrónica para homem de 36 anos em Portel

Um homem de 36 anos foi detido pela GNR, no passado dia 27 de maio, por violência doméstica, no concelho de Portel.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da GNR “apuraram que o suspeito exercia violência física e psicológica sobre a vítima, sua companheira de 34 anos”, revela o Comando Territorial de Évora da GNR em comunicado.

A GNR apurou ainda “a existência de episódios em que o agressor perseguia a vítima, além de a injuriar, causando-lhe medo e inquietação. Após diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção”.

O detido foi presente, no dia 27 de maio, no Tribunal Judicial de Redondo, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de proibição de se aproximar da residência ou da localidade onde a vítima reside; proibição de contactar, por qualquer meio ou forma, ou de se aproximar da vítima, num raio de mil metros, controlado por pulseira eletrónica; bem como a obrigação de entregar, no prazo de 24 horas, todas as armas que tivesse em seu poder e de não adquirir outras.