Turismo do Alentejo e Ribatejo promove autocaravanismo responsável com ações locais

É já esta sexta-feira, dia 30 de maio, que a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT) vai estar na estrada com um roadshow no âmbito da campanha nacional itinerante que tem vindo a promover o autocaravanismo responsável, seguro e sustentável na região.

A primeira paragem está agendada para as 15 horas, na Capela de Nossa Senhora do Mar, na Zambujeira do Mar, e vai contar com a presença de José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, representantes do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Odemira. O momento inclui a exibição do vídeo promocional da campanha e declarações à comunicação social.

A segunda e última paragem está agendada para as 18h30 na Área de Serviço para Autocaravanas (ASA) da Mina de São Domingos, em Mértola, onde José Manuel Santos também vai estar presente, acompanhado por representantes da Câmara Municipal de Mértola. A ação inclui visita à ASA, convívio com autocaravanistas, lanche com produtos locais, exibição do vídeo promocional da campanha e declarações à comunicação social.
⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠
A campanha nacional, que teve início a 22 de maio, em Braga, tem como objetivo sensibilizar para as boas práticas no autocaravanismo, promover a rede de cerca de 30 ASA já operacionais na região e consolidar o Alentejo e Ribatejo como destino de referência para o turismo itinerante.

Recorde-se que o Alentejo foi escolhido como região piloto do programa Life Campers – Autocaravanismo Responsável, coordenado pelo Turismo de Portugal, devido à sua crescente rede de ASA, com cerca de 30 unidades operacionais. Estas infraestruturas oferecem soluções organizadas e integradas nas comunidades, contribuindo para combater o estacionamento selvagem, dinamizar a economia local e promover o respeito pelo território.

Executivo de Montemor-o-Novo recebeu os campeões da Liga AFE 2024/2025

Esta quarta-feira, 28 de maio, no decorrer da Reunião da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, o executivo municipal recebeu a equipa da Casa do Povo de Cabrela, que se sagrou Campeã da Liga da Associação de Futebol de Évora (AFE) da temporada 2024/2025.

Esta é a segunda época consecutiva que uma equipa do concelho de Montemor-o-Novo é campeã da Liga AFE.

O presidente da Câmara Municipal também passou a palavra aos campeões, tendo o presidente, treinador e capitão do Cabrela falado um pouco de como foi viver esta época que terminou da melhor forma. Também presente esteve a presidente da Junta de Freguesia de Cabrela, Paula Martins, que orgulhosamente envergava a camisola do “campeão”!

Centro Juvenil de Montemor-o-Novo recebe a 9ª Reunião do Conselho Municipal de Juventude

No âmbito do desenvolvimento de ações de democracia participativa, realizou-se na sexta-feira, dia 23 de maio, a 9ª Reunião do Conselho Municipal de Juventude. O Centro Juvenil de Montemor-o-Novo acolheu esta 9ª reunião bem como o seu Conselho, onde estiveram presentes as Associações: Associação Cultural Make Noise, a MARCA ADL, como observadoras, elementos da Unidade de Desporto e Juventude da Divisão Sociocultural do Município de Montemor-o-Novo, representantes de partidos políticos e juventudes partidárias locais e o vereador do pelouro da juventude, António Pinto Xavier.

Da ordem de trabalhos constaram o Orçamento Participativo Jovem, o Regimento do Conselho Municipal da Juventude e outros assuntos. Também se trouxeram à discussão diversos temas relacionados com a Juventude e a participação dos jovens na vida ativa do nosso concelho.

Um Conselho Municipal de Juventude é um órgão consultivo que tem como principal objetivo promover a participação ativa dos jovens na definição, execução e avaliação das políticas públicas para a juventude, a nível municipal, assegurando que as suas necessidades e interesses sejam representados junto das entidades locais.

Já abriram as candidaturas aos Prémios Europa Nostra 2026

Já se encontram abertas as candidaturas para a edição de 2026 dos Prémios Europeus do Património, os Prémios Europa Nostra.

Apoiados pelo Programa Europa Criativa, os prémios, lançados pela Comissão Europeia em 2002, são considerados os mais prestigiados da Europa no domínio do património, já que destacam e divulgam a excelência do património e as melhores práticas, incentivam o intercâmbio transfronteiriço de conhecimentos e ligam as partes interessadas no património através de redes mais amplas.

As candidaturas (aqui), abertas até 9 de setembro, podem ser apresentadas numa das seguintes categorias: conservação e adaptação a novos usos; pesquisa; educação, formação e competências; envolvimento e sensibilização dos cidadãos; e campeões do património.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Montemor-o-Novo prepara-se para mais uma semana de ténis no feminino de grande qualidade

Tudo pronto para receber a caravana tenística internacional para a 22.ª edição do Montemor Ladies Open. O Clube de Ténis de Montemor-o-Novo prepara-se para uma semana de ténis de altíssima qualidade (1 a 8 de junho) e tem para distribuir 40 mil dólares de prize money.

A liderar o rol das inscritas está Mariam Bolkvadze, da Geórgia, primeira cabeça-de-série e que ocupa o lugar 189 do ranking WTA, seguida pela norte-americana Hina Inoue, 212.ª, a suiça Valentina Ryser, 224.ª na hierarquia mundial ou a eslovaca Viktoria Hruncakova, que não obstante ocupar o lugar 240.ª do ranking já foi 43.ª, tem 17 títulos no seu palmarés e conta com vitórias sobre jogadoras como Aryna Sabalenka, Jasmine Paolini, Ons Jabeur ou Kiki Bertens. São cerca de 80 tenistas em representação de 35 nacionalidades, as que Montemor irá receber.

A representação portuguesa vai estar a cargo das irmãs Francisca e Matilde Jorge, atualmente na 260.ª e 291.ª posições no ranking mundial, respectivamente. Para além das suas maiores referências do ténis português, vão estar ainda presentes Angelina Voloshchuk (728.ª), Inês Murta (1132.ª) e a alentejana Ana Filipa Santos (966.ª),  que regressa a uma casa que conhece bem e onde é muito acarinhada.

O Montemor Ladies Open é organizado pelo Clube de Ténis de Montemor-o-Novo e conta com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, Município de Montemor o Novo , a União de Freguesias Vila Bispo e Silveiras e Associação de Ténis do Alentejo, para além dos patrocinadores, igualmente fundamentais nestas organizações: Crédito Agrícola e Lusitania Seguros.

Tudo sobre a prova para acompanhar no Facebook e Instagram do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo.

Montemor-o-Novo: AD apresenta candidatura às autárquicas este sábado

A Coligação AD (Aliança Democrática) apresenta este sábado, 31 de maio, a sua candidatura autárquica ao concelho de Montemor-o-Novo.

António Pinto Xavier é o candidato pela AD à presidência da Câmara Municipal, sendo que, na sessão, estarão presentes Paulo Núncio, líder parlamentar do CDS–PP; Francisco Figueira, deputado da AD eleito pelo distrito de Évora; Sónia Ramos, deputada cessante do distrito de Évora; e Catarina Marinho, presidente da Juventude Popular.

A apresentação da candidatura está marcada para as 11 horas na Sede da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveira, no Largo Banha de Andrade, em Montemor-o-Novo.

Cabrela: Trilho da Filhós voltou a revelar-se um sucesso

Na manhã do passado domingo, 25 de maio, realizou-se na vila de Cabrela a 6.ª edição do Trilho da Filhós, com partidas e chegadas no Largo Dr. Pascoal Coelho, numa organização da Junta de Freguesia de Cabrela. Com cerca de 200 participantes, divididos entre a prova de 65 quilómetros e de 35 quilómetros, a iniciativa deu a conhecer um pouco da natureza e património cultural desta freguesia.

Com tempo quente e em excelente ambiente de convívio e festa, o VI Trilho da Filhós reuniu várias dezenas de equipas, sendo a mais numerosa o ADN Trilhos, de Vendas Novas.

Nos 65 quilómetros, em masculinos, o grande vencedor foi Tiago Falcão (TufaTufa Bike Team), efetuando a prova em 02:33:55, seguindo-se Hugo Espigão Carvalho (Team Escala Visual) e Tiago Lavadelas (BTTGARDUNHA). Em femininos, Tânia Grilo foi a 1ª classificada, percorrendo os 65 km em 03:24:44, repetindo a vitória do ano anterior e, apesar de ser a única participante, melhorou o seu tempo.

Em relação aos 35 quilómetros, na Geral Masculina, o 1.º foi o montemorense Alexandre Bastos (UCA – União de Ciclismo do Alentejo), fazendo a prova em 1:35:39, o 2.º foi Carlos Merino (Sobe e Desce Team) e o 3º a chegar à linha de meta foi Renato Borda de Água (Grupo Desportivo de Samoa Correia). Na Geral Feminina, Cíntia Antonito (FVF Bike Team), foi a primeira a completar o percurso, concluindo a aventura em 2:13:24, na 2ª posição chegou Ana Catarina Duro (MFitness) e na 3ª Sónia Lua Carvalho (Team Escala Visual).

Tal como na edição anterior, o balanço da prova foi altamente positivo, com muita gente a elogiar a dureza do percurso e a organização.

DECO reivindica medidas urgentes para baixar preços da eletricidade

Um mês depois do apagão, a DECO recebeu mais de uma centena de reclamações acerca de danos nos eletrodomésticos e equipamentos, dificuldades graves na retoma das telecomunicação e perturbações, como cancelamentos e atrasos, nos voos.

“O setor da energia continua a ser um problema para as famílias portuguesas, que se queixam, sobretudo, de faturação excessiva”. Em 2024, a DECO recebeu 6. 258 reclamações, enquanto entre janeiro e abril de 2025 já recebeu 2.071.

No Dia Mundial da Energia, celebrado hoje, 29 de maio, a DECO reivindica “medidas urgentes para baixar o preço da energia, incluindo o valor do IVA, para proteção dos direitos dos consumidores em novos modelos de energia, como por exemplo, comunidades de energia e adoção de políticas públicas de apoio à eficiência energética, combatendo-se a pobreza energética das famílias”.

Os resultados de um inquérito realizado pela DECO através da sua plataforma de assistência e aconselhamos de energia – EVA – revelam “um retrato das dificuldades, prioridades e comportamentos das famílias portuguesas no que respeita ao consumo de energia”.

A DECO alerta “que a maioria dos consumidores está preocupada com a fatura e a sua difícil leitura. Embora as famílias manifestem o seu interesse em reduzir custos e melhorar a eficiência energética da sua casa,  a linguagem complicada da fatura de energia e a desinformação e a complexidade das medidas de apoio continuam a ser barreiras à gestão eficiente do consumo. É urgente que se investa na literacia energética dos consumidores”.

Por outro lado, a vulnerabilidade energética “é uma realidade para muitas famílias que não aquecem a casa no inverno ou arrefecem no verão, vivendo em habitações pouco confortáveis e até pouco saudáveis”.

A DECO apoia os consumidores através da sua plataforma EVA. Mais informações em https://eva.deco.pt