Confirmadas as saídas dos treinadores do Cabrela, Foros e Valenças

Com a época 2024/2025 terminada, a preparação da próxima temporada já mexe. Após a confirmação das saídas de Gonçalo Teixeira, do comando técnico dos Foros de Vale de Figueira, e de Rui Querido, do cargo de treinador do Valenças SC, está também confirmada a saída de Nuno Oliveira do Cabrela, treinador que liderou a equipa desta vila do concelho de Montemor-o-Novo duas épocas, alcançando o título de Campeão da Liga AFE na temporada que agora finda. Nuno Oliveira é apontado como possível sucessor de Cipriano Madeira, no comando técnico da equipa sénior do Estrela FC (Vendas Novas), mas esta informação ainda não foi oficializada.

Estágios no Parlamento Europeu com candidaturas abertas até 31 de maio

Encontram-se abertas (aqui), até 31 de maio, as candidaturas aos estágios “Schuman”, a realizar num dos locais de trabalho oficiais do Parlamento Europeu – Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo – ou nos Gabinetes de Ligação nos Estados-Membros.

O programa de estágios, a realizar de outubro de 2025 a fevereiro de 2026, tem a duração de cinco meses, destina-se a nacionais de um Estado-Membro da União Europeia ou dos países candidatos à adesão, existindo ainda um pequeno número de vagas para nacionais de países terceiros.

Os candidatos devem  ser titulares de um diploma do ensino secundário correspondente ao nível exigido para acesso à universidade, ou ter efetuado estudos superiores ou técnicos de um nível equivalente, ou ser titulares de um diploma de nível universitário.

As 497 vagas disponíveis contemplam uma vasta gama de domínios, como políticas internas (53), relações internacionais (56), finanças (10), direito (40), multilinguismo (90), administração (76), infraestruturas e logística (15), comunicação (127) ou tecnologias da informação (30).

A bolsa mensal atribuída aos estagiários é de 1.667 euros em Bruxelas e Luxemburgo, sendo que nos outros países varia de acordo com o custo de vida. Os estagiários com deficiência podem beneficiar de um subsídio adicional até 50% do subsídio mensal, consoante o grau de incapacidade.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo: