GNR integra o Sistema de Videovigilância Florestal e a Rede Nacional de Postos de Vigia da Campanha Floresta Segura

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), no âmbito da Rede de Vigilância e Deteção de Incêndios, que integra o Sistema de Videovigilância Florestal e a Rede Nacional de Postos de Vigia da Campanha Floresta Segura 2025, no dia 5 de maio, procedeu à ativação de 80 Postos de Vigia (PV) da Rede Primária, os quais se encontram guarnecidos por um total de 320 operadores.

A estes vão juntar-se a partir do dia 29 de junho, mais 150 Postos de Vigia da Rede Secundária, que serão ativados e guarnecidos por 600 operadores adicionais.

No que respeita ao Sistema de Videovigilância Florestal, este é atualmente composto por 147 câmaras de videovigilância.

Relativamente às ações de sensibilização, a Guarda Nacional Republicana realizou, até ao dia 7 de maio, um total de 2 845 ações, alcançando 55 150 pessoas, com o objetivo de prevenir comportamentos de risco, promover a adoção de medidas de autoproteção e fomentar o uso responsável do fogo por parte das comunidades.

Até ao momento, foram registadas 18 detenções, das quais 14 em flagrante delito, tendo sido igualmente identificados 136 suspeitos.

Nesta fase, os militares encontram-se no terreno a percorrer as faixas de gestão de combustível das freguesias prioritárias, com o objetivo de se proceder à sinalização e georreferenciação dos terrenos rurais que pela sua localização apresentem potencial risco de incêndio, promovendo em simultâneo, ações de informação e sensibilização junto dos proprietários, para que realizem voluntariamente a limpeza dos terrenos até 31 de maio de 2025, evitando que, após o dia 1 de junho de 2025, possam encontrar-se em incumprimento.

Esta fase da campanha tem como objetivo principal a prevenção com ações de sensibilização dirigidas aos cidadãos e entidades, com vista à alteração de comportamentos e à adoção das melhores práticas de segurança individual e coletiva. O esforço principal está a ser desenvolvido para despertar consciências para a importância da adoção de medidas de autoproteção e para a redução do risco de ocorrência de incêndios.

A Campanha Floresta Segura da GNR contribui decisivamente para uma redução significativa do número de ocorrências graves e dos impactos negativos que podem causar na sociedade. A proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades estratégicas para a GNR, sustentada numa atuação preventiva e num reforço de patrulhamento nas áreas florestais.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e a conservação da natureza. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Ambiente em FM: o incumprimento da Lei do Clima e a urgência dos Planos Regionais de Ação Climática

O tema desta semana é sobre o clima, e de leis que já existem mas que ainda não estão a ser cumpridas. Em Portugal, a Lei de Bases do Clima, aprovada em 2021, estabeleceu um quadro claro para a política climática no país. No entanto, a implementação dos Planos Regionais de Ação Climática (PRAC) continua em atraso, o que levanta sérias preocupações sobre a capacidade do país para responder de forma eficaz à crise climática.

Os PRAC são fundamentais para garantir uma resposta coordenada e territorialmente ajustada às alterações climáticas. Devem alinhar-se com as estratégias nacionais de mitigação e adaptação, assegurando que todas as regiões atuem de forma harmonizada. Além disso, é nestes planos que se definem metas concretas para reduzir emissões de gases com efeito de estufa e minimizar os impactos ambientais.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo: