Produção de pinha e alterações climáticas no “Entre Pinhas e Conversas” desta semana

Será que as alterações climáticas estão a afetar a produção de pinha? Esta questão é o ponto de partida para mais uma edição do programa “Entre Pinhas e Conversas”, programa promovido pelo Centro de Competências do Pinheiro Manso e do Pinhão, com o apoio da União da Floresta Mediterrânica (UNAC), e emitido nas três rádios do Alentejo em FM.

No programa de hoje, com a ajuda de investigadora auxiliar do INIAV, os ouvintes terão oportunidade de compreender quais as consequências dos aumentos da temperatura e da mudança nos padrões de precipitação que se têm vindo a registar em Portugal.

O “Entre Pinhas e Conversas” desta semana para ouvir no podcast abaixo:

Agricultura “é comida no prato e energia face a apagões”, diz ministro na abertura da Ovibeja

A 41ª edição da Ovibeja abriu portas, na manhã desta quarta-feira, 30 de abril, no Parque de Feiras e Exposições Manuel Castro e Brito, na presença do ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes.

Lembrando a pandemia, as guerras e até o apagão da passada segunda-feira, o governante começou por dizer aos jornalistas que agricultura é sinónimo de “segurança alimentar, de comida no prato”. “Agricultura é também defesa e, face a apagões, é também energia e autonomia e os nossos agricultores têm sido espetaculares”, assegura.

Na agricultura, o setor mais afetado pelo apagão foi o do leite, “pela necessidade do frio”, adianta o ministro, que alerta para a importância do país se preparar para fenómenos com este. “Temos de ter seguros que respondam, porque depois parece que a culpa não é de ninguém e as pessoas é que ficam com o prejuízo e não há forma de as ressarcir”, acrescenta.  

Fazendo críticas ao anterior Governo, que diz ter tentado “desmantelar o Ministério da Agricultura”, José Manuel Fernandes garante que tudo está a ser feito para que a agricultura seja um setor “estratégico e estruturante” para o país. Quando questionado sobre o facto de Espanha estar a beneficiar das águas do Alqueva, sem a devida compensação ao Estado Português, o ministro lembra os acordos feitos entre os dois países: “a situação que foi feita, em termos dos acordos, foi benéfica para Portugal, mas a nossa relação terá de ser sempre de confiança, mas também de monitorização”.

Já Rui Garrido, presidente da Associação de Agricultores do Sul (ACOS), entidade responsável pela organização do evento, diz só era escusada a chuva nestes dias de feira. “Este ano, tivemos muita água e a Ovibeja precisava de mais um bocadinho de calor”, começa por dizer. “Temos de lidar com isso, mas as pessoas que venham, que não tenham medo da chuva. É uma feira agrícola, mas que é feita para as pessoas, para as famílias”, diz ainda, apelando à “ajuda do São Pedro”.

Para o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, a Ovibeja é uma “marca, um grande ativo do Alentejo”. “É uma grande feira agrícola, mas é também uma feira de público, que promove muito o Alentejo em todo o país. Desse ponto de vista, é o evento com maior número de visitantes da região e, para o turismo, é um momento muito relevante”, assegura.

A 41ª edição da Ovibeja é este ano dedicada ao tema “+AGRICULTURA +FUTURO”. O evento estende-se até domingo, dia 4 de maio, com muitos motivos de atração: colóquios, exposições, demonstrações de máquinas e equipamentos agrícolas, provas equestres, concursos de ovinos e suínos, demonstrações com cães, restaurantes, bares e quiosques, produtos agroalimentares de excelência – como o queijo, o vinho, os enchidos, a doçaria, o pão e o mel – e o artesanato.

Como tem vindo a ser hábito, a Ovibeja apresenta também espetáculos com artistas de renome: desta vez, sobem a palco Bárbara Bandeira, Bandidos do Cante, Slow J e Miguel Araújo.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 99 milhões de euros

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira, dia 29 de abril, do Euromilhões, sendo que na próxima sexta-feira vai estar em jogo um jackpot no valor de 99 milhões de euros.

Um segundo prémio também não contemplou nenhum apostador. Já um terceiro prémio, no valor de mais de 65 mil euros, saiu a 11 jogadores, com aposta registada fora de Portugal.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 2, 9, 24, 30 e 41 e as estrelas 1 e 11.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.