Colóquio “+ Água, + Futuro” na Ovibeja
Continue readingColóquio “+ Água, + Futuro” na Ovibeja
Município de Montemor-o-Novo ativa Plano Municipal de Emergência devido a corte de energia elétrica
Município de Montemor-o-Novo ativa Plano Municipal de Emergência devido a corte de energia elétrica
Continue readingCães em destaque na Ovibeja: espetáculo, educação e emoção em quatro patas

A edição deste ano da Ovibeja, que decorre a partir de amanhã, 30 de abril, até domingo, 4 de maio, leva à capital do Baixo Alentejo uma novidade que promete atrair atenções e aplausos: demonstrações ao vivo de obediência e freestyle canino, conduzidas por especialistas na área do comportamento animal.
A iniciativa é promovida pelo Clube Cinófilo do Alentejo, em colaboração com a marca HS-Lupo, e conta com a presença de Monique Boss, reconhecida profissional de comportamento canino e paraveterinária, radicada em Mértola.
Ao longo da feira, os visitantes poderão assistir a demonstrações pop-up, dinâmicas e pedagógicas, que revelam como a ligação entre humanos e cães pode ser construída com base na comunicação, respeito e confiança.
Disciplina e criatividade de quatro patas
A obediência canina é uma disciplina fundamental para a convivência harmoniosa entre cão e tutor. Envolve comandos simples como sentar, deitar, caminhar junto ouregressar quando chamado — elementos que fazem a diferença na segurança e bem-estar de todos.
Já o freestyle canino eleva esta relação a um plano artístico. Nesta modalidade, cão e tutor apresentam coreografias ao som de música, com movimentos sincronizados que espelham complicidade, agilidade e inteligência.
Monique Boss: entre o saber técnico e a sensibilidade
Natural da Holanda, a viver no Alentejo, Monique Boss é uma figura respeitada na área do comportamento animal. Com um percurso consolidado na educação canina e nas práticas paraveterinárias, Monique é defensora de métodos positivos etrabalha com cães de todas as idades, focando-se na promoção do bem-estar animal.
Durante os dias da Ovibeja, irá realizar demonstrações espontâneas, abertas ao público e, sempre que possível, interativas. Os visitantes são convidados a levar os seus próprios cães, desde que estejam socializados e acompanhados em segurança.
Mais do que um espetáculo: uma experiência educativa
A proposta é clara: aproximar o público da realidade canina, desmistificar ideias feitas e promover práticas de educação positivas, acessíveis a qualquer tutor. Entre o rigor da obediência e a leveza do freestyle, a atividade pretende mostrar que educar é cuidar — e que a aprendizagem pode ser divertida para ambos.
A Ovibeja 2025 reforça, assim, o seu compromisso com a diversidade de experiências, integrando esta componente animal num programa cada vez mais abrangente.
Ruas de Redondo voltam a ficar floridas em agosto
Ruas de Redondo voltam a ficar floridas em agosto
Continue readingGoverno alarga prazo de inscrição do voto antecipado para presos e doentes

Tendo em conta a falha de energia que afetou todo o País esta segunda-feira, 28 de abril, e apesar de os sistemas de informação eleitorais terem estado 100% operacionais e disponíveis ao longo de todo o dia, em particular a plataforma de inscrição para a realização de voto antecipado (https://www.votoantecipado.pt), a Administração Eleitoral, em coordenação com a Comissão Nacional de Eleições, decidiu proceder ao alargamento do prazo de inscrição nas modalidades de voto antecipado para presos e doentes internados – que terminava no dia 28 de abril – até ao final do dia de hoje, 29 de abril.
Com esta extensão, única e excecional do prazo de inscrição, pretende-se acomodar todos os pedidos de inscrição que, eventualmente, não tenham sido possíveis realizar na plataforma eletrónica disponibilizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, devido às falhas de energia e de comunicações ocorrida em Portugal Continental, e que possam ter impedido os cidadãos de efetuar a inscrição nessas duas modalidades de voto.
O alargamento excecional do prazo de inscrição está também a ser comunicado às Câmaras Municipais, informando, contudo, que o prazo de recolha destes votos deverá realizar-se nos prazos legais, estipulados no n.o5 do artigo 79.o-D da Lei Eleitoral para a Assembleia da República, entre os dias 5 a 8 de maio.
“Espaço APORMOR”: Um momento político e a sua relação com a agricultura (c/som)
“Espaço APORMOR”: Um momento político e a sua relação com a agricultura
Continue readingCães São Estrelas na Ovibeja 2025 com Demonstrações de Obediência e Freestyle Canino
Cães São Estrelas na Ovibeja 2025 com Demonstrações de Obediência e Freestyle Canino
Continue readingGNR de Évora registou quatro acidentes de viação
GNR de Évora registou quatro acidentes de viação
Continue readingV Trail da Filhós acontece a 11 de maio em Cabrela
V Trail da Filhós acontece a 11 de maio em Cabrela
Continue readingGNR reforçou o policiamento e a vigilância nas áreas mais críticas em resposta à situação vivida esta segunda-feira

A Guarda Nacional Republicana (GNR), em coordenação e estreita articulação com as demais entidades competentes, reforçou o policiamento e a vigilância nas áreas mais críticas, em resposta à situação excecional vivida no último dia.
As ações de reforço foram particularmente focadas nas áreas comerciais, designadamente em hipermercados, nas zonas industriais e nos postos de abastecimento de combustíveis, abrangendo todo o território nacional. O objetivo destas medidas foi garantir a segurança dos cidadãos, preservar a ordem pública e assegurar o normal funcionamento das atividades essenciais e vitais.
No âmbito das ações desenvolvidas, a GNR realizou um transporte através de meios próprios (cisterna) e garantiu a escolta de transportes de combustíveis com destino aos Hospitais de Santa Marta, Dona Estefânia, São José, Curry Cabral, IPO Lisboa, CUF Tejo, CUF Descobertas, São Francisco Xavier e Santa Cruz.
Estas operações visaram transportar e garantir a segurança dos veículos de transporte de combustível, que foram fundamentais para a reposição das reservas estratégicas hospitalares, indispensáveis e essenciais ao normal funcionamento das mesmas.
Adicionalmente, foi também reforçado o patrulhamento por todo o país, com especial incidência na área da Grande Lisboa, nomeadamente nos concelhos de Sintra, Cascais e Alcochete, zonas onde se previa um maior impacto devido à elevada densidade populacional e à concentração de infraestruturas críticas.
A GNR destaca que, graças ao esforço conjunto de todas as entidades e à colaboração da população, as situações críticas registadas têm vindo gradualmente a ser ultrapassadas, verificando-se já um regresso progressivo à normalidade.
Não obstante, a GNR mantém-se atenta e disponível para continuar a apoiar a população, com especial atenção à circulação rodoviária, uma vez que a sinalização luminosa poderá ainda estar temporariamente indisponível em alguns locais.
Apagão no fornecimento elétrico afetou ontem a Península Ibérica

Um apagão no fornecimento elétrico afetou ontem a Península Ibérica, a partir das 11.30 horas.
A interrupção no fornecimento aconteceu em Espanha e levou por acréscimo Portugal. Sem que as autoridades tenham ainda identificado a origem do problema que fez cair a rede elétrica ibérica, eram 11 horas e 33 minutos.
O norte do Pais e a zona do Porto, em particular, começou a receber eletricidade perto das 20 horas e Lisboa às 21.30 horas. No caso de Elvas voltou a haver eletricidade as 23 horas e 17 minutos.
As telecomunicações também foram fortemente afetadas, com interrupções nas redes moveis e fixas, na internet e televisão por cabo.
Em Elvas, os serviços essências no Hospital de Santa Luzia ou no Centro da Cruz Vermelha, entre outros locais, foram assegurados com recurso a geradores e graças os Bombeiros de Elvas que transportaram gasóleo para alimentar os geradores com o avolumar das horas.
Os supermercados estiveram a funcionar também com geradores e alguns postos de abastecimento de combustíveis ficaram sem possibilidade de fornecer produtos aos automobilistas, por falta de eletricidade, enquanto que as gasolineiras que são abastecidas por geradores estiveram com filas enormes. De resto, também os supermercados sofreram um acréscimo anormal nas compras de clientes que procuraram sobretudo bens de primeira necessidade.
Praticamente tudo gira à volta da energia elétrica, nas rua os semáforos deixaram de funcionar, em casa o frigorífico deixou de fazer frio e o micro ondas de aquecer, tal como as placas elétricas de cozinha.
As forças de segurança reforçaram efetivos para acompanhar a situação.
A Rádio ELVAS emitiu durante algum tempo, até que se esgotaram as fontes alternativas e fomos obrigados como muitas outras emissoras a deixar de emitir.
O ex-presidente da Red Eléctrica espanhola, um dos maiores especialistas em energia, afirmou sobre o apagão: “Em 45 anos num vi uma coisa semelhante”
Um dia completamente atípico com 10 a 14 horas seguidas sem fornecimento de eletricidade que nos deve fazer repensar sobre a vulnerabilidade com que vivemos.