“Caminhar Pela Saúde” esta quarta-feira no Ciborro
Continue reading“Caminhar Pela Saúde” esta quarta-feira no Ciborro
Livro e o passaporte “Um território a descobrir – Montado de Sobro e Cortiça”
Livro e o passaporte “Um território a descobrir – Montado de Sobro e Cortiça”
Continue readingArcebispo de Évora recorda Papa Francisco como “defensor da paz, da tolerância e do respeito pelas minorias”

O arcebispo de Évora já reagiu à morte do Papa Francisco, através de uma nota enviada às redações.
Recordando o santo padre como “defensor da paz, da tolerância e do respeito pelas minorias”, D. Francisco Senra Coelho não tem dúvidas de que “só o futuro fará ver e perceber a grandeza e dimensão visionária deste Papa, quer para a Igreja quer para a Humanidade”.
Na referida nota, o arcebispo de Évora recorda também as duas visitas de Francisco a Portugal: 13 de maio de 2017 e em agosto de 2023, por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude.
A nota de D. Francisco Senra Coelho sobre “a partida do Papa Francisco para a casa do Pai” para ler na íntegra:
“O povo santo de Deus que peregrina em terras alentejanas e ribatejanas que formam a Arquidiocese de Évora, com o seu presbitério, diáconos, consagrados, Instituto Superior de Teologia de Évora e seminários louvam a Deus pelo imenso dom que foi para a Igreja e para o Mundo o nosso amado Papa Francisco.
Ao darmos graças a Deus pelo dom da sua vida e do seu ministério, salientamos a sua coragem e a sua fortaleza em anunciar profeticamente caminhos novos para aconstrução de uma nova Humanidade e para a renovação da Igreja, orientada pelo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Defensor da paz, da tolerância e do respeito pelas minorias; sempre presente e junto dos mais pobres, excluídos e sofridos, pela sua proximidade e atenção no pormenor; no seu amplo olhar para a Casa Comum, guiando-nos pelos caminhos da ecologia integral que publicações como a Encíclica Laudato Si’ e a Exortação Apostólica Laudate Deum fazem da Igreja paladino da ecologia integral; a oferta da compaixão e da misericórdia de Deus a toda a Humanidade sem excluídos e privilegiados da graça de Deus; a sua corajosa reforma e atualização da Cúria romana e os seus constantes apelos ao perdão mundial das dívidas dos países pobres e as equitativas amnistias nacionais aos presidiários de quem se manteve sempre próximo e com quem construiu uma relação muito próxima e muito específica na história dos Papas. A sobriedade destas constatações desenha já o perfil da grandeza profética do pontificado do Papa Francisco.
Percebemos que a grandeza da sua coerência e pensamento ainda não são por nós plenamente compreendidos a atingidos na sua totalidade. Só o futuro fará ver e perceber a grandeza e dimensão visionária deste Papa, quer para a Igreja quer para a Humanidade.
A estreiteza do tempo presente limita-nos ainda a entender toda a grandeza do seu pontificado. Só o horizonte alargado do futuro nos fará compreender o alcance e o dom que significa para a Igreja e para a Humanidade o Papa Francisco. Por isso, a nossa gratidão, a nossa homenagem, o nosso obrigado e o nosso sufrágio.
Rendemos-lhe homenagem de filhos que perceberam quão grande foi o seu sofrimento para renovar e evangelizar a Igreja, nomeadamente procurando sarar feridas abertas, cicatrizes mal curadas e traumas que permanecem na História. O Papa Francisco nunca esteve só, porque o Espírito Santo conduziu-o, a Mãe da Igreja defendeu-o e muitos cristãos envolveram-no. Momentos houve, porém, em que forças totalitárias tudo fizeram para o deter. A sua tenacidade e o seu amor incondicional na luta pela reforma da Igreja merecem de todos nós um compromisso de continuarmos na fidelidade ao seu genuíno pensamento, sem cedências a qualquer tipo de manipulação e pretensão de pensamento único.
Como não recordar com gratidão as suas duas visitas a Portugal. A 13 de maio de 2017 proclamou ao Mundo a certeza que não está só: “Temos Mãe! Temos Mãe!”. De 1 a 6 de agosto de 2023 fez de Portugal a primavera da Igreja através das Jornadas Mundiais da Juventude. Com que beleza, com que proximidade… sem dúvida que a espantosa manifestação de dois milhões de jovens nas Jornadas Mundiais da Juventude teve como centro a profecia da dádiva da vida do Papa Francisco, que os jovens souberam intuir e exaltar como património da Humanidade.
A Arquidiocese de Évora ajoelha e reza por intercessão da sua celestial Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, pelo eterno descanso do Papa Francisco na glória de Deus.”
Ambiente em FM: Polinizadores em Portugal correm várias ameaças e desafios

Segundo uma crónica da série “Guardiões das Flores” procedente da parceria entre a revista Wilder e o projeto PolinizAÇÃO, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, os polinizadores em Portugal correm várias ameaças e desafios.
Os polinizadores, como abelhas, borboletas e outros insetos, são responsáveis pela reprodução de muitas plantas, incluindo culturas agrícolas que garantem a produção de frutos e sementes. Sem a sua ação, a biodiversidade estaria gravemente ameaçada e a produção de alimentos sofreria uma redução significativa, afetando a segurança alimentar e a economia.
No entanto, estes insetos enfrentam múltiplos desafios, entre os quais: aperda e fragmentação de habitat; uso excessivo de pesticidas; alterações climáticas e introdução de espécies invasoras.
Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:
Walking Football: Coruche entra em campo em Abrantes
Walking Football: Coruche entra em campo em Abrantes
Continue readingMora celebra os 51 anos do 25 de abril com várias atividades em todo o concelho
Mora celebra os 51 anos do 25 de abril com várias atividades em todo o concelho
Continue readingGNR de Évora registou 23 acidentes de viação neste fim-de-semana
GNR de Évora registou 23 acidentes de viação neste fim-de-semana
Continue readingMunicípio de Montemor-o-Novo promove Universidade Júnior
Município de Montemor-o-Novo promove Universidade Júnior
Continue reading‘Costurar Histórias’ terças-feiras na Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo
‘Costurar Histórias’ terças-feiras na Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo
Continue readingQuatro mortos nas estradas durante Operação Páscoa da GNR

A GNR registou, até às 23h59 de ontem, 20 de abril, 2.116 acidentes rodoviários, no âmbito da Operação Páscoa 2025.
Destes sinistros, resultaram quatro mortes, 44 feridos graves e 608 ligeiros. A última vítima mortal registada foi o homem de 34 anos, que perdeu a vida na manhã de ontem, na sequência de um despiste, na Estrada Nacional 246, entre Arronches e Portalegre.
A GNR fiscalizou um total de 70.057 condutores, dos quais 667 conduziam com excesso de álcool, dos quais 405 foram detidos com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 218 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.
Das 12 150 contraordenações rodoviárias detetadas, a GNR destaca 3 336 por excesso de velocidade; 302 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC); 363 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 1 683 por falta de inspeção periódica obrigatória; e 533 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
A Operação Páscoa 2025 da GNR, que teve início a 11 de abril, termina esta segunda-feira, dia 21.
Encontro de populações especiais ma piscina coberta de Montemor-o-Novo
Encontro de populações especiais ma piscina coberta de Montemor-o-Novo
Continue readingMorreu o Papa Francisco

Morreu o Papa Francisco, aos 88 anos.
O Vaticano anunciou esta segunda-feira, 21 de abril, o falecimento de Jorge Mario Bergoglio, o bispo argentino que nunca sonhou ser o líder da Igreja Católica.
Ainda ontem, em Domingo de Páscoa, o sumo pontífice havia aparecido na janela da basílica de São Pedro para a bênção Urbi et Orbi, numa altura em que recuperava de uma infeção respiratória.
O Papa tinha tido alta hospitalar a 23 de março, depois de ter estado internado 38 dias, devido a uma pneumonia bilateral. Por estar ainda em convalescença, não participou nos ritos da Semana Santa.