Skip to content

Grupo União Sport arranca vitória a ferros com Viana do Alentejo

Este domingo, 13 de abril, disputou-se a 17ª jornada da Liga Elite, onde o Grupo União Sport (GUS) jogou o seu último jogo da época no Estádio 1º de Maio, conseguindo regressar às vitórias, ganhando por 5-3 ao Sporting de Viana, mas de forma muito suada.
Na Liga AFE aconteceu a penúltima jornada da 1ª fase do campeonato, alinhando-se os astros para Cabrela e Escouralense, que ganharam e carimbaram o passaporte para as meias-finais da Liga AFE. Assim, na 21ª jornada do Grupo B da Liga AFE, o líder Cabrela ganhou em casa por 3-0, no derby concelhio com o Fazendas do Cortiço; o Escouralense, que tinha nas suas mãos a passagem à próxima fase, goleou por 5-0 o Alcaçovense; o Foros de Vale de Figueira foi a Santana do Campo vencer por 0-2; o Valenças perdeu fora com S. Pedrense por 3-0; enquanto que o Cortiçadas de Lavre descansou nesta jornada.

Sobre o jogo que a RNA acompanhou com relato, a receção do GUS ao Sc Viana do Alentejo, do 11 inicial da derrota em Monte Trigo, saíram 5 jogadores titulares, com mudanças sobretudo do meio campo para a frente, com os regressos de Guilherme Francisco, Diogo Cardinhos, Rodrigo Vicente e Debi. O União iniciou a partida com um valente susto, com o Viana quase a marcar nos primeiros instantes na partida, valendo Nuno Brás, que negou o golo da equipa visitante. O jogou começou movimentado, com a equipa do União, depois do susto, a sacudir a pressão. Ainda assim, o Viana teve nova oportunidade, com o guardião alvinegro a dizer presente novamente. À terceira foi de vez, aos 14 minutos, o Viana marcou, na sequência de uma bola parada, com o União a dormir, e a bola a entrar pelo buraco da agulha, rematada por Vanderson. A formação verde e branca era prática e eficaz, causando muitas dificuldades para a defensiva alvinegra, cada vez que subia à grande área. O União finalmente criou uma oportunidade, aos 34 minutos, com Cardinhos a rematar ao lado. O Viana dominava e a equipa da casa não conseguia melhorar a sua prestação. Apesar do União fazer um jogo mastigado e sem nexo, ao cair do pano da 1ª parte, o União chegaria à igualdade, num lance caído do céu, que nasceu de um cruzamento de Rodrigo Vicente, em que a bola chegou a Luís Madeira que, sozinho, rematou para o golo do empate. Os primeiros 45 minutos terminariam com uma igualdade 1-1, mas com a formação da casa a fazer uma exibição sofrível.
A 2ª parte arrancou com uma alteração na equipa do Viana, com o amarelado Filipe Enfermeiro a ser rendido pelo colombiano Deywar Salazar. O jogo estava embrulhado quando, o Sc Viana treinado por Luís Coxola, mexeu outra vez no seu 11, aos 59 minutos, tentando dar frescura à equipa, fazendo entrar Vaqueira e Luis Henrique para os lugares de Vanderson e Levi. Aos 61 minutos, o Viana volta à vantagem no marcador, num grande golo Dramé Kababa que, sozinho na cabeça da grande área, e de primeira, disparou um míssil sem hipóteses para Nuno Brás. Pouco depois, no União, Diogo Cardinhos é rendido por Gonçalo Catalão. Aos 70 minutos, a equipa forasteira faz nova alteração, com a entrada de Fabrizio para a saída de Angelico. Aos 71 minutos, na formação da casa, Tomás Silva e Miguel Fernandes renderam Guilherme Francisco e Roberto Carlos. O Viana trocava a bola e geria a partida, quando sofreu uma enorme contrariedade, com Ricardo Bonito a ser expulso, deixando a sua equipa com 10 unidades, a partir dos 75 minutos. À entrada dos últimos 9 minutos, o União efetuou tripla alteração, com João Diogo, Fábio Capela e Ricardo Bernardo a entrarem para os lugares de Rodrigo Vicente, Luís Madeira e António Santos. Pouco depois, aos 83 minutos, numa bola metida na frente, Capela encostou para Catalão chutar para a igualdade. Aos 85 minutos, o União alcança a cambalhota no marcador, com Debi a marcar o 3-2. Já pós os 90 minutos, Catalão iria bisar e fazer o 4-2, para o União, e arrumou com a partida. Após a expulsão de Rodrigo Vicente, que impediu um adversário de se isolar, na marcação do livre, foi assinalada grande penalidade a favor do Viana. Na marcação, Bruni foi competente e marcou o 4-3. Finalmente, o União fecharia o resultado, de contra ataque, com Mangerico a marcar o 5-3. A partida chegaria ao seu final com o GUS a amealhar 3 pontos, após 2 derrotas consecutivas, numa vitória arrancada a ferros, decidida nos últimos instantes da partida, mas só após a expulsão de um jogador adversário, naquele que foi o momento chave deste jogo.

LIGA ELITE – 17ª jornada >13 abril
Sc Arcoense 1-3 Gd Portel
Grupo União Sport 5-3 Sc Viana Alentejo
Lusitano Cd Arraiolense 1-3 Juventude Sc
Atlético Sc 1-3 Lusitano de Évora Clube “B”
Redondense Fc 1-1 Gd Monte Trigo

LIGA AFE GRUPO A 21ª jornada >13 abril
Gcd S. Bartolomeu Outeiro 2-0 Cc Corval
Sc Borbense 0-2 Gdc Oriolenses
Gdr Canaviais 3-0 Gd S. Manços
Ad Vera Cruz 1-2 Sc Bencatelense
Gcd Aguiar 0-11 Calipolense Cd Vila Viçosa
Descansa: Cf Estremoz

LIGA AFE GRUPO B 21ª jornada >12 e 13 abril
Estrela Fc “B” 4-1 Gdc Tourega (12/04)
Santana Campo 0-2 Foros de Vale de Figueira
Gd S. Pedrense 3-0 Valenças Sport Club
Gr. Estrela Escouralense 5-0 ScAlcaçovense
Casa Povo Cabrela 3-0 Gcd Fazendas Cortiço
Descansa: Ccrd Cortiçadas de Lavre

Compartilhe este artigo: