
O Município de Viana do Alentejo vai apresentar à população, no próximo dia 28 de março, pelas 15.00 horas, o Centro Municipal de Proteção Civil (CMPC), uma importante estrutura de apoio à monitorização do território.
Patente vai estar, também, uma exposição estática de meios dos principais agentes de proteção civil concelhios.
Alvo de ampliação e da melhoria das atuais instalações, esta infraestrutura situada no Estaleiro Municipal, em Viana do Alentejo, irá ser dotada de meios tecnológicos e equipamentos físicos (por exemplo, viatura de proteção civil, kit de reboque de apoio à emergência, etc.), que irão suportar o devido apoio municipal em ocorrências e o apoio em situações de emergência, possibilitando melhores condições de trabalho para todos os agentes de proteção civil municipal e os elementos da Comissão Municipal de Proteção Civil.
O CMPC tem como novas valências uma garagem, um armazém técnico de máquinas e equipamentos, uma sala polivalente da Comissão Municipal de Proteção Civil, uma sala de Posto de Comando Municipal e vários gabinetes de apoio aos serviços da comissão do Serviço Municipal de Proteção Civil e do Gabinete Técnico Florestal.
De referir que estas instalações permitirão que o CMPC seja fundamental na sensibilização ambiental e nas questões da segurança e proteção civil, através do Programa Local de Proteção Civil Preventiva + Resiliente + Viana do Alentejo, com o agendamento de sessões formativas em articulação com os agrupamentos escolares, entidades da sociedade civil e para toda a comunidade.
A atual estrutura do Centro Municipal de Proteção Civil permite, assim, criar as condições para o futuro desenvolvimento e apetrechamento da base tecnológica e logística necessária ao apoio da população.
A ampliação do Centro Municipal de Proteção Civil, orçada em 177.595,88 €, foi comparticipada pelo FEDER em 85% (148.384,79 €).