
Neste domingo, 23 de fevereiro, realizaram-se os Oitavos de Final da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital onde, dos 4 emblemas do concelho de Montemor-o-Novo ainda em prova, apenas o Grupo União Sport (GUS) conseguiu carimbar a passagem aos Quartos de Final da competição. Em termos de equipas do concelho de Montemor, o Grupo União Sport ganhou por 5-1 ao Foros de Vale de Figueira (FVF), o Escouralense perdeu por 5-1, no Sanches de Miranda, com o Juventude de Évora, e o Fazendas do Cortiço também foi derrotado por 6-1, fora de portas, com o Lusitano de Évora B.
Sobre a partida que a RNA acompanhou com relato, o derby entre GUS e Foros de Vale de Figueira, que fez encher as bancadas do 1º de Maio, o jogo iniciou com um ritmo baixo. Aos 5 minutos de jogo, o União sofreu um valente susto, com os Foros a deixar logo um primeiro aviso, numa jogada em que ainda se gritou golo de Herman, mas este seria invalidado por fora de jogo. Aos 14 minutos, o União tem uma primeira contrariedade, com António Santos a render Francisco Lima, que saiu por lesão. Aos 16 minutos, Gonçalo Catalão cruzou para Guilherme Francisco que, na passada, inaugurou o marcador. Aos 27 minutos, acontece uma nova grande oportunidade para os Foros, com o União a ser apanhado em contra pé, após um livre marcado rapidamente pelos Foros, com Minhoca a deslumbrar-se e a não ser eficaz. O União dormia, enquanto o Foros se acercava da baliza à guarda de Rodrigo Reis, neste jogo o guardião titular da baliza alvinegra. Já nos descontos dos primeiros 45 minutos, João Tomaz serviu Gonçalo Catalão, que rematou em arco para o 2-0. O União vencia ao intervalo mas teve uma 1ª parte pouco conseguida, a jogar a passo e a falhar imensos passes, enquanto que o Foros mostrou raça, criou duas oportunidades e dividiu o jogo. Dar destaque a Eduardo Mémé, que se mostrou o jogador mais inconformado dos Foros durante a 1ª parte, apesar de não estar fisicamente a 100%. O 2-0 ao intervalo era um castigo pesado para os Foros.
A 2ª parte iniciou com substituição forçada nos Foros, com Eduardo Mémé, a ser rendido por Wilson. No minuto inicial da 2ª parte, o GUS chega ao 3-0, com Catalão a bisar e a corresponder de forma positiva a uma bola metida na grande área. O União dormia à sombra do resultado, quando o Foros reduziu, aos 56 minutos, num golo merecido por aquilo que faziam na partida, com Chiquinho, de livre direto, a fazer o 3-1. O União fez tripla alteração, aos 69 minutos, com Leal, Mangerico e Meme a entrarem para os lugares de Catalão, Wesley e Roberto Carlos. Simultaneamente, nos Foros, Zé Pedro Mémé rendeu Tiago Minhoca. A formação de Gonçalo Carapinha teimava em fazer uma partida sonolenta mas, assim que metia velocidade no jogo criava oportunidades. Aos 79 minutos, realizou-se dupla alteração em ambas as formações, com Rodrigo Vicente e Luís Madeira a renderem Guilherme Francisco e Diogo Cardinhos, no União, enquanto que nos Foros, Sálio Ai Ai e Paulinho entraram para os lugares de Caldeira e Chiquinho. O União chegaria ao 4-0, aos 80 minutos, com Tiago Leal a cruzar para Luís Madeira faturar. Aos 85 minutos, o Foros efetua as últimas substituições, com Márcio e Thales a serem rendidos por Roxo e Mascarenhas. Ao cair do pano, o União ainda faria o 5-1, como Meme a cruzar atrasado para João Diogo fechar o resultado. O resultado final espelha bem a diferença entre ambos os conjuntos, numa partida onde a lei do mais forte imperou, num jogo de serviços mínimos por parte do União.
Oitavos Final 23 fevereiro
Grupo União Sport 5-1 Foros Vale Figueira Fc
Juventude Sc 5-1 Gr. Estrela Escouralense
Gd Portel 3-1 ScAlcaçovense
Redondense Fc 1-3 Gd Monte Trigo
Sc Arcoense 3-0 Sc Borbense
Sc Viana Alentejo 3-1 Lusitano Cd Arraiolense
Atlético Sc 2-3 GdcOriolenses
Lusitano De Évora Clube “B” 6-1 Gcd Fazendas Cortiço
Quartos Final 30 março
G.D. Oriolenses – Sc Viana
Lusitano Ec B – G.D. Portel
Grupo União Sport – Juventude S.C
Sc Arcoense – G.D. Monte Trigo