“Banzo” é a longa metragem de Margarida Cardoso em mais um Cine Clube no Cine Teatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo
Continue reading“Banzo” é a longa metragem de Margarida Cardoso em mais um Cine Clube no Cine Teatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo
“Nossos Retratos” exposição patente na sede da União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre
“Nossos Retratos” exposição patente na sede da União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre
Continue reading“Eborae Mvsica”: Recital por Duo de Flauta e Clarinet
“Eborae Mvsica”: Recital por Duo de Flauta e Clarinet
Continue readingCiborro: Assinatura de autos de consignação de escola básica
Ciborro: Assinatura de autos de consignação de escola básica
Continue readingAURORA Energy Tracker: A aplicação que coloca os cidadãos no centro da transição energética
AURORA Energy Tracker: A aplicação que coloca os cidadãos no centro da transição energética
Continue readingMontemorense Maria Garcia Ferreira convocada para estágio competitivo da Seleção Nacional Feminina Sub-23
Montemorense Maria Garcia Ferreira convocada para estágio competitivo da Seleção Nacional Feminina Sub-23
Continue readingRelação entre as autarquias e o mundo rural no “Espaço APORMOR”
Relação entre as autarquias e o mundo rural no “Espaço APORMOR”
Continue readingUniversidade de Évora vai atribuir o Doutoramento Honoris Causa a Eduardo Marçal Grilo
Universidade de Évora vai atribuir o Doutoramento Honoris Causa a Eduardo Marçal Grilo
Continue readingCâmara Municipal de Mora aplica redução de IMI a famílias
Câmara Municipal de Mora aplica redução de IMI a famílias
Continue readingAlentejo ultrapassou 3,2 milhões de dormidas
Alentejo ultrapassou 3,2 milhões de dormidas
Continue readingGNR de Évora registou cinco acidentes de viação
GNR de Évora registou cinco acidentes de viação
Continue readingUniversidade de Évora lança Mestrado em Ciências Biomédicas e da Saúde
Universidade de Évora lança Mestrado em Ciências Biomédicas e da Saúde
Continue readingCircuito Trail “Por Trilhos do Montado” arranca a 9 de março
Circuito Trail “Por Trilhos do Montado” arrancar a 9 de março
Continue readingLIVRE elege Grupo de Coordenação Local do Núcleo Territorial do Alentejo

O LIVRE elegeu, nos passados dias 18 e 19 de janeiro, o Grupo de Coordenação Local do Núcleo Territorial Interdistrital do Alentejo.
A única lista que se apresentou a sufrágio recebeu a totalidade dos votos expressos. Integram esta lista Fausto Fialho, Glória Franco e Manuel Muacho, como membros efetivos, e Gabriela Alonso e Pedro Beirão, como suplentes.
O Núcleo Territorial Interdistrital do Alentejo do LIVRE “congratula os eleitos e deseja-lhes um profícuo mandato ao serviço do partido e da região alentejana”.
Alentejo 2030: futuro da Política de Coesão em discussão em Almeirim

A conferência “O Alentejo e o Futuro da Política de Coesão”, um momento de reflexão e debate em torno do desenvolvimento regional e do papel dos fundos europeus e da política de coesão na construção de uma região e de um país mais forte e coeso, decorreu ontem, 17 de fevereiro, em Almeirim.
A conferência contou com a abertura do presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, que enalteceu a opção pela cidade para a realização desta conferência, destacando a política de coesão como o “ADN da Europa”.
De seguida usou da palavra o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Ceia da Silva, que destacou a importância das políticas de coesão para o desenvolvimento dos territórios de convergência, destacando a exigência dos novos desafios que se avizinham e a necessidade de uma visão estratégica e de um compromisso conjunto para garantir o desenvolvimento harmonioso do território como um todo.
Seguiu-se a intervenção de Duarte Rodrigues, vice-presidente da AD&C, que sublinhou a importância de um planeamento estratégico e transversal na definição de políticas e na aplicação dos fundos comunitários através de regulamento e critérios mais simples e uniformes.
Para encerrar a sessão de abertura, tomou a palavra Diego Villalva (DG REGIO) que enalteceu a organização de um debate em redor da política de coesão, num período em que estão em discussão as orientações políticas para o próximo Quadro Financeiro Plurianual.
A conferência contou com dois painéis temáticos: o primeiro, dedicado à Dimensão Territorial no Futuro da Política de Coesão, que contou com a participação de Tiago Teotónio Pereira (ALENTEJO 2030 / moderador), Duarte Rodrigues (AD&C), Nuno Gaudência (ANAFRE) e Paulo Madruga (Ernest & Young); o segundo, dedicado à Competitividade e Inovação, que contou com a participação da Maria do Carmo Ricardo (ALENTEJO 2030 / moderação), Alexandra Vilela (COMPETE 2030) João Moutão (IPSantarém) e Manuel Laranja (ISEG).
A conferência encerrou com a intervenção do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, que se mostrou muito agradado com a organização desta sessão, sublinhando a importância que momentos de debate e discussão desta natureza têm na orientação das políticas públicas e para a definição das prioridades de políticas nacionais.
O Secretário de Estado referiu ainda a importância deste debate no sentido em que o Estado Membro será confrontado com a tomada decisão no contexto do futuro da política de coesão.