LIVRE elege Grupo de Coordenação Local do Núcleo Territorial do Alentejo

O LIVRE elegeu, nos passados dias 18 e 19 de janeiro, o Grupo de Coordenação Local do Núcleo Territorial Interdistrital do Alentejo.

A única lista que se apresentou a sufrágio recebeu a totalidade dos votos expressos. Integram esta lista Fausto Fialho, Glória Franco e Manuel Muacho, como membros efetivos, e Gabriela Alonso e Pedro Beirão, como suplentes.

O Núcleo Territorial Interdistrital do Alentejo do LIVRE “congratula os eleitos e deseja-lhes um profícuo mandato ao serviço do partido e da região alentejana”.

Alentejo 2030: futuro da Política de Coesão em discussão em Almeirim

A conferência “O Alentejo e o Futuro da Política de Coesão”, um momento de reflexão e debate em torno do desenvolvimento regional e do papel dos fundos europeus e da política de coesão na construção de uma região e de um país mais forte e coeso, decorreu ontem, 17 de fevereiro, em Almeirim.

A conferência contou com a abertura do presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, que enalteceu a opção pela cidade para a realização desta conferência, destacando a política de coesão como o “ADN da Europa”.

De seguida usou da palavra o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Ceia da Silva, que destacou a importância das políticas de coesão para o desenvolvimento dos territórios de convergência, destacando a exigência dos novos desafios que se avizinham e a necessidade de uma visão estratégica e de um compromisso conjunto para garantir o desenvolvimento harmonioso do território como um todo.

Seguiu-se a intervenção de Duarte Rodrigues, vice-presidente da AD&C, que sublinhou a importância de um planeamento estratégico e transversal na definição de políticas e na aplicação dos fundos comunitários através de regulamento e critérios mais simples e uniformes.

Para encerrar a sessão de abertura, tomou a palavra Diego Villalva (DG REGIO) que enalteceu a organização de um debate em redor da política de coesão, num período em que estão em discussão as orientações políticas para o próximo Quadro Financeiro Plurianual.

A conferência contou com dois painéis temáticos: o primeiro, dedicado à Dimensão Territorial no Futuro da Política de Coesão, que contou com a participação de Tiago Teotónio Pereira (ALENTEJO 2030 / moderador), Duarte Rodrigues (AD&C), Nuno Gaudência (ANAFRE) e Paulo Madruga (Ernest & Young); o segundo, dedicado à Competitividade e Inovação, que contou com a participação da Maria do Carmo Ricardo (ALENTEJO 2030 / moderação), Alexandra Vilela (COMPETE 2030) João Moutão (IPSantarém) e Manuel Laranja (ISEG).

A conferência encerrou com a intervenção do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, que se mostrou muito agradado com a organização desta sessão, sublinhando a importância que momentos de debate e discussão desta natureza têm na orientação das políticas públicas e para a definição das prioridades de políticas nacionais.

O Secretário de Estado referiu ainda a importância deste debate no sentido em que o Estado Membro será confrontado com a tomada decisão no contexto do futuro da política de coesão.