A Entidade Regional do Turismo do Alentejo (ERTA) acaba de apresentar o projeto de Formação para o Litoral Alentejano, numa sessão que decorreu ontem, no Sublime Comporta e que se destinou essencialmente às unidades de alojamento situadas naquela região orientadas para o segmento upscale.
O projeto de Formação para o Litoral Alentejano desenvolvido pelo Turismo de Portugal abrange diferentes áreas, como ‘Comunicação e Acolhimento’ e ‘Restauração e Cozinha’, e prevê formar trabalhadores das várias empresas. As ações poderão realizar-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e nas próprias empresas, começando ainda este mês de fevereiro.
José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, destaca: ” A formação é um dos pilares da estratégia de valorização do turismo do Alentejo Litoral e é com o intuito de reforçar a nossa atuação nesta matéria que temos vindo a trabalhar
com o Turismo de Portugal e com os empresários. Apresentámos hoje, às empresas, o projeto de Formação para o Litoral Alentejano, com foco nas unidades de alojamento localizadas no eixo Troia-Melides, e esperamos uma adesão generalizada”.
Catarina Paiva, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, adianta: “A qualificação e valorização do capital humano é vital para a consolidação do posicionamento do Alentejo Litoral como destino turístico de excelência. O Turismo de Portugal continua comprometido em desenvolver soluções de formação adaptadas às necessidades das empresas, dos profissionais e dos territórios. Num período marcado por muitos desafios ao nível da atração, fidelização e capacitação dos recursos humanos, através deste Projeto de Formação para o Litoral Alentejano, que agora iniciamos, será dado um novo impulso à capacitação dos profissionais desta região, que eleve cada vez mais os patamares de excelência na “arte da hospitalidade”.
A sessão de apresentação do projeto de Formação para o Litoral Alentejano contou com as presenças do Presidente da Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo, José Santos; da Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Catarina Paiva; e do Secretário-Geral da Laurel – Associação Portuguesa de Marcas de Excelência, que abordou o tema ‘Autenticidade e a Simplicidade no Luxo: Posicionamento de Excelência no Turismo do Litoral Alentejano: Desafios e Oportunidades’. A sessão de encerramento ficou a cargo do Presidente da Câmara Grândola, António Figueira Mendes.
Estiveram presentes representantes de doze empresas e grupos hoteleiros.