Grupo União Sport ganha 4-1 ao Lusitano de Évora “B”

Este domingo, 12 de janeiro, deu-se o regresso do campeonato da Liga Elite, com o Grupo União Sport (GUS), a ganhar por 4-1 ao Lusitano de Évora B, num vitória justa e ampla. Já na Liga AFE, realizou-se a 12ª jornada, apimentada por 2 derby do concelho de Montemor, onde se destaca a 1ª vitória do Cortiçadas de Lavre na temporada, que ganhou por 3-0 em casa ao Fazendas do Cortiço. No outro derby, o Escouralense bateu o Valenças por 4-1. De resto, o Foros de Vale de Figueira foi ao terreno do São Pedrense vencer por 1-3 e o Cabrela vergou o Tourega por 4-0.

Sobre a partida que a RNA acompanhou com relato, e em que o Grupo União Sport recebeu o Lusitano de Évora “B”, numa tarde amena, com muito público no 1º de Maio. Gonçalo Carapinha, treinador do GUS, teve boas dores de cabeça para este desafio, pois contou com o plantel praticamente todo disponível, com a inclusão dos reforços Néné e João Tomás, este último a entrar diretamente para o 11 titular. O União entrou a dominar e a ter mais bola, contudo, sem oportunidades. As equipas encaixaram-se, com o União a estar no meio campo contrário, mas a defensiva do Lusitano de Évora “B” a mostrar-se sólida e confortável. O Lusitano apostava no contra-ataque, com Martelo em destaque, a mostrar a sua qualidade e visão de jogo. Finalmente, aos 39 minutos, na primeira oportunidade do União, Pedro Seabra serve em profundidade, com Fábio Capela, à saída de Tomás Grilo, a inaugurar o marcador. No cair do pano da 1ª parte, aos 45 minutos, Rodrigo Vicente, numa jogada de génio, qual Maradona, passou por toda a gente e marcou à saída do guarda-redes contrário. Ao intervalo o União vencia por 2-0, um resultado justo mas que castigava demasiado o Lusitano.
A 2ª parte começou com a substituição no Lusitano, que abdicou do central Quadrado, rendido pelo avançado Gonçalo Oliveira. Os segundos 45 minutos iniciaram da melhor forma para o GUS, com os alvinegros a chegar ao 3-0, logo no 1º minuto, com Rodrigo Vicente, a entrar pelo lado direito e, de ângulo apertado, bisou no encontro. Pouco depois, o Lusitano esteve perto de marcar, por Mochila, mas Nuno Brás fez uma grande defesa. Aos 51 minutos, no Lusitano, Manuel Rosado entrou para o lugar de Simão Reboxo e, no União, Mangerico rendeu Miguel Fernandes. Aos 53 minutos, o GUS chegaria ao 4-0, na sequência de um canto, com João Tomás, no seu regresso a Montemor, a estrear-se de forma feliz, cabeceando para o quarto da tarde. Aos 67 minutos, Gonçalo Carapinha efetuou tripla alteração com António Santos, Néné e João Diogo a irem para jogo, entrando para os lugares de Pedro Seabra, Gonçalo Catalão e Fábio Capela. Néné, também em tarde de estreia, entrou e quase que marcava pouco depois, rematando ao poste da equipa eborense. O Lusitano esgotou as alterações, aos 77 minutos, com Azinheira, Matos e Jacques a renderem Vasco Fialho, Zé Lavado e Mochila. O União também esgotou as substituições, com Diogo Cardinhos e Guilherme Francisco a entrarem para os lugares de Tomás Silva e Rodrigo Vicente. Com muitas mexidas no conjunto unionista, o Lusitano cresceu nos últimos minutos, conseguindo, aos 83 minutos, marcar o tento de honra, bem merecido, com um golaço de Carriço, o melhor golo da tarde, com o jogador eborense a passar por todos os adversários e a colocar o esférico onde a coruja dorme. O jogo culminou com a vitória folgada do GUS por 4-1, sendo que é de sublinhar de que não foi um triunfo nada fácil, algo que se comprova pelo facto do guarda-redes Nuno Brás ter também brilhado, com 3 assombrosas defesas.

LIGA ELITE – 9ª jornada – 12/01/2025
Redondense Fc 1-2 Sc Viana Alentejo
Sc Arcoense 0-3 Juventude Sc
Lusitano Cd Arraiolense 0-3 Gd Monte Trigo
Atlético Sc 2-3 Gd Portel
Gr. União Sport 4-1 Lusitano de Évora Clube “B”

LIGA AFE – 12ª jornada – 11 e 12/01/2025
GRUPO A
Cf Estremoz 0-1 Gdc Oriolenses (11/01)
Sc Borbense 0-6 Calipolense Cd Vila Viçosa
Gdr Canaviais 3-1 Cc Corval
Gcd Aguiar 0-2 Ad Vera Cruz
Gcd S. Bartolomeu Outeiro 3-2 Sc Bencatelense

GRUPO B
Estrela Fc “B” 1-3 Fc Santana Campo (11/01)
Gr. Estrela Escouralense 4-1 Valenças Sport Club
Casa Povo Cabrela 4-0 Gdc Tourega
Gd S. Pedrense 1-3 Foros Vale Figueira Fc
Ccrd Cortiçadas de Lavre 3-0 Gcd Fazendas Cortiço

Lavre alcança 1º lugar do Grupo A da Inatel de Santarém

O Lavre sagrou-se ontem campeão de série do Grupo A da Inatel de Santarém, alcançando no Campo da Sobreda Torta, na Fajarda, uma vitória por 0-5, com os golos a serem marcados por Luisinho, Lourenço ,Xaparro, Rubinho e Diguinho.
Nesta partida, da 9ª jornada da fase de grupos, que foi de festa, foram feitas muitas alterações no 11 habitual, o que permitiu também confirmar o potencial da equipa do Lavrense. O resultado espelha aquilo que foi a partida, pois foi um jogo sem história, onde o resultado podia até ser ainda mais amplo. O Lavre entrou bem e a jogar bem, chegando ao intervalo a ganhar por 0-2.
Ao intervalo foram efectuadas 4 substituições, com o intuito de todos os jogadores terem minutos neste desafio. Com essas alterações a entrada na 2ª parte foi menos positivo, com a equipa da casa a ter oportunidade de reduzir a desvantagem. Depois o Lavre conseguiu alcançar os restantes golos de vitória justa, em que a equipa do concelho de Montemor-o-Novo venceu bem.
Na próxima semana o Lavre defronta o Estevense, a única equipa que derrotou o Lavrense e, por isso, o Lavre tem como objectivo “vingar” a derrota da 1ª volta.

Resultados da INATEL ÉVORA – 8ª jornada – 11 janeiro 2025

Realizou-se este sábado, 11 de janeiro de 2025, a 8ª jornada da Fase de Apuramento da Liga de Futebol de 11 da Fundação Inatel de Évora. Divulgamos os resultados:

FASE APURAMENTO LF11 FUNDAÇÃO INATEL EVORA 2024.2025 INATEL ÉVORA – 8ª jornada
Série A

Perolivense 1-0 Montoito SC (Anás Chicaca)
Foros Fonte Seca 4-0 UD Machedense (Pedro Grilo, Tiago Freira, Luís Rosado, Diogo Sarnadinha)
GDR Afeiteira 4-1 Torre de Coelheiros (Lino (3), António Nunes; Samuel)
Isento: Graça do Divor

Série B
ACD Cano 2-0 Barbus
ADC São Domingos 1-0 GDC Rio de Moinhos
UFC Bardeiras e Vimieiro 6-0 AJ Orada (Márcio, Paulo (2), Tomás (2), Miguel)
JD Terrugem 2-2 Brotense (João Pernas (2); Miguel Machado (2)