Inatel Santarém | Lavre faz grande jogo mas averba 1ª derrota

No domingo, 8 de dezembro, o Lavre deslocou-se ao Campo Santa Isabel, em Santo Estevão (Benavente), para defrontar o C.F. Estevense, em partida referente à 5ª jornada do Grupo A, da INATEL de Santarém.
O Lavrense averbou a sua primeira derrota, num desafio em que o Lavre esteve bem e, inclusivamente, de acordo com João Godinho, Capitão do Lavre, este “foi possivelmente o melhor jogo do Lavre”. Numa partida em que dominaram, o que é certo é que “o resultado foi péssimo”, num dia de azar para o Lavrense, pois tiveram um volume atacante e de oportunidades que facilmente podia ter originado 3 ou mais golos. A realidade é que o Estevense venceu por 1-0, num golo caricato e caído do céu, numa reposição/devolução de bola.
Apesar do desaire, que nada abala as aspirações do Lavre, a equipa treinada por Filipe Ferreira continua em 1º lugar. No próximo fim-de-semana, também para o campeonato, o Lavre joga fora de portas com o Santanense.

Carlos Zorrinho é o candidato do PS à Câmara de Évora

Carlos Zorrinho será o candidato do PS, nas autárquicas de 2025, à Câmara Municipal de Évora. De acordo com a Comissão Política Concelhia de Évora do Partido Socialista, a decisão foi tomada ontem, 9 de dezembro, “por unanimidade e aclamação”.

“Évora estagnou. Voltar a dar vida e futuro ao nosso Concelho precisa que nos mobilizemos num projeto autárquico capaz de dar às pessoas as respostas concretas de que necessitam para resolverem os problemas que enfrentam no seu quotidiano. Já provámos ser capazes de desenhar e concretizar essas respostas e vamos fazê-lo de novo”, afirma o candidato do PS.

“O potencial do nosso concelho tem de ser colocado ao serviço dos eborenses. Somos uma capital regional, temos uma universidade histórica, um património único e um tecido económico e social que requalificado e liberto da burocracia, nos ajudará a atingir um outro patamar de criação de riqueza e de emprego, mais habitação, mais qualidade de vida, melhores serviços, melhores espaços públicos e mais higiene e limpeza”, sublinha ainda Carlos Zorrinho.

De recordar que Carlos Zorrinho, de 65 anos, já foi deputado e líder parlamentar, eurodeputado e secretário de Estado. É ainda professor catedrático do Departamento de Gestão da Universidade de Évora.

Município de Vendas Novas e exército assinam protocolo para criação de centro interpretativo

Foi assinado no passado dia 4 de dezembro, um protocolo entre o Município de Vendas Novas e o Exército Português, representado pelo Regimento de Artilharia n.º 5 (RA5), com vista à criação do “Centro Interpretativo Museu da Artilharia e da Cidade de Vendas Novas”. O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha, e pelo Comandante do RA5, Coronel Luís Laranjo, na presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Ferrão.

O protocolo estabelece a cooperação entre as duas entidades para reprogramar e reorganizar a atual Coleção Visitável do RA5 (anteriormente designada Museu da Artilharia), tornando-a um espaço interpretativo moderno que valorize o património histórico-militar e a identidade local. O documento define as responsabilidades de cada entidade para concretizar o projeto, sendo que o Município será responsável por preparar e submeter candidaturas a linhas de financiamento, assegurar o investimento em obras de requalificação do espaço expositivo e garantir a promoção do Centro junto da comunicação social e da população. O Exército, por sua vez, compromete-se a desenvolver os projetos de arquitetura e museografia, reunir os conteúdos expositivos e viabilizar o uso do espaço para fins educativos e culturais. O plano inclui a criação de um Conselho Científico e Consultivo para garantir a precisão histórica dos conteúdos apresentados.

Após a conclusão das obras, será definido um modelo de gestão sustentável para o Centro, incluindo a abertura ao público, conservação do espaço e realização de visitas de estudo e eventos educativos.

Com esta iniciativa, o Município e o Exército pretendem preservar a memória histórica e militar de Vendas Novas, promovendo a valorização cultural e o dinamismo turístico. O futuro Centro Interpretativo será uma ponte entre o passado e o presente, enriquecendo a identidade do Concelho e oferecendo aos visitantes uma experiência única.

GNR detém homem em Reguengos de Monsaraz por posse ilegal de arma

Um homem de 40 anos foi detido, no passado sábado, 7 de dezembro, por posse ilegal de arma, no concelho de Reguengos de Monsaraz.

No âmbito de uma ação de fiscalização a uma montaria no concelho de Reguengos de Monsaraz, os militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), do Comando Territorial de Évora da GNR, “detetaram um indivíduo a exercer o ato venatório com uma arma de fogo sem a documentação de caça exigida, encontrando-se, assim, em situação irregular nos termos do Regime Jurídico das Armas e suas Munições. A ação culminou na detenção do suspeito, bem como na apreensão da arma ilegal e de dez munições”, informa a GNR em comunicado.

Da fiscalização resultou ainda a elaboração de dois autos de contraordenação por infração às disposições legais aplicáveis à atividade cinegética.

O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Évora.

A GNR relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem detiver arma não registada ou manifestada, quando obrigatório, constitui um crime de posse ilegal de arma.