Jovem de 17 anos detido em Montemor-o-Novo por tráfico de estupefacientes

Um jovem de 17 anos foi detido, na passada quinta-feira, 5 de dezembro, em Montemor-o-Novo, pela GNR, por tráfico de estupefacientes.

Na sequência de uma ação patrulhamento, faz saber o Comando Territorial de Évora da GNR, os militares do Posto Territorial de Montemor-o-Novo “abordaram o suspeito, o qual, após a abordagem, demonstrou um comportamento suspeito e algum nervosismo. Perante este comportamento, os militares realizaram uma revista pessoal de segurança ao mesmo, tendo detetado na sua posse produto estupefaciente (haxixe), motivo pelo qual foi detido”.

Na sequência das diligências, foi ainda realizada uma busca domiciliária, tendo sido detetado também produto estupefaciente e outros materiais relacionados com o tráfico de estupefacientes, como 111 doses de haxixe, uma balança de precisão, um telemóvel, diverso material relacionado com o corte e acondicionamento de estupefacientes e 135 euros em numerário.

O detido foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.

A ação contou com o reforço dos militares da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) e do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Montemor-o-Novo.

Ambiente em FM: Barragem do Pisão obriga construção de nova aldeia

A construção da Barragem do Pisão provocará a submersão da totalidade da atual aldeia do Pisão, que obriga ao realojamento da população e à construção de uma nova aldeia que irá nascer junto ao lugar do Monte da Velha.

A Barragem do Pisão tem uma dotação de 141 milhões de euros de fundos europeus, a que se somam mais 10 milhões previstos no Orçamento de Estado. A relocalização da aldeia foi aprovada “por unanimidade” pelos 15 municípios que formam a CIMAA.

A Quercus mantém as críticas que tem feito desde o início do projeto, uma vez que a barragem e o regadio intensivo que vai promover, provocará grandes impactes ambientais, nomeadamente, a estimada perda de mais de 50 mil azinheiras e sobreiros em 481 hectares.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

O Alentejo 2030 na Mostra dos Fundos Europeus no Porto

O Alentejo vai estar presente de 10 a 12 de dezembro, na Mostra dos Fundos Europeus, que se realiza na Alfândega do Porto.

No decorrer da Mostra, que é organizado e promovido pela AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão e que é uma Operação de Importância Estratégica do PAT 2030 vão ser apresentados os projetos e investimentos que têm sido dinamizados através dos Fundos Europeus em Portugal.

Na Alfândega do Porto vão estar patentes durante os três dias dos eventos o Balcão Portugal 2030, um espaço de apoio e informação sobre o funcionamento do Portugal 2030, Stands de projetos inovadores financiados pelos fundos, havendo ainda Pitch de projetos que destacam iniciativas transformadoras, Mesas redondas e seminários com especialistas e Momentos de animação e networking, promovendo o intercâmbio de ideias Esta será a primeira grande iniciativa de caráter nacional do Portugal 2030, dirigida às empresas e ao grande público, com uma visão abrangente sobre os projetos e investimentos que têm sido dinamizados através dos Fundos Europeus em Portugal, sendo igualmente disponibilizado um espaço informativo sobre o acesso e o funcionamento do Portugal 2030 no nosso país, facilitando, simplificando e aproximando este instrumento a quem o procura.

O evento contará com a presença de membros do Governo, representantes da Comissão Europeia, representantes institucionais, membros da academia, empresários e a sociedade civil, tornando, assim, a sua presença indispensável.