Em comemoração à aprovação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência na Assembleia Geral das Nações Unidas, a Casa João Cidade realiza o I Encontro de Auto Representantes, dia 13 de dezembro, no Auditório da União das Juntas de Freguesia de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, com início às 10:00 horas.
João Aleixo, diretor técnico da Casa João Cidade, referiu à RNA, que “escolhemos o dia 3 de dezembro porque é o dia em que foi assinada a Convenção dos Direitos das Pessoas com Decência. Este encontro tem como objetivo encerrar um ano de trabalho do nosso grupo de Auto Representantes e escolhemos associar-nos a mais quatro grupos de Auto Representantes de outras instituições, Cercimor, APPACDM de Évora, Cercibeja e CRIC de Coruche. O nosso objetivo é fazer um encontro, aberto onde vamos discutir alguns dos temas que foram abordados durante este ano de trabalho. Os direitos das pessoas com deficiência é um documento extenso, então nós selecionamos o direito à justiça, o direito à saúde, o direito à acessibilidade e o direito à privacidade, temas que dizem muito, em especial a estes grupos, e que surgem muitas vezes no decorrer dos nossos trabalhos.
Um grupo de Auto Representantes é um grupo de clientes de uma instituição que trabalham em conjunto com a equipa para determinar, para definir, por exemplo, o que é o trabalho que se faz numa instituição, para avaliar, para dar opiniões, para defender os seus direitos, fazer pedidos e muitas vezes também porque os nossos grupos de Auto Representantes, eles pretendem apenas debater temas que lhes são importantes. Este ano foi o tema dos direitos das pessoas com deficiências, mas muitas vezes surgem temas da atualidade, temas que estes clientes vêm no seu dia-a-dia, seja na televisão, seja nas outras formas de comunicação e que eles gostariam de aprofundar, de trabalhar esse tema e muitas vezes desse trabalho, dessa discussão, surge um destes trabalhos finais que nós podemos devolver à comunidade, fazendo também assim um trabalho de promoção dos direitos das pessoas com deficiência junto dessa mesma comunidade”, acrescentou João Aleixo.
O I Encontro de Auto Representantes é visto como uma oportunidade crucial para dar voz às pessoas com deficiência, permitindo que participem ativamente na construção de um futuro mais inclusivo e equitativo. A participação ativa de todos os envolvidos contribuirá para o fortalecimento das políticas públicas e para a criação de um ambiente mais acessível e justo para todos.