“Elvas Cidade Natal” já começou e vai até 5 de Janeiro

Elvas já voltou a transformar-se numa Cidade Natal. Até 5 de janeiro, no centro histórico, a animação será uma constante, tanto para miúdos, como para graúdos.

A abertura desta terceira edição do evento, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, foi feita ao início da noite, junto ao Museu de Arte Contemporânea de Elvas, quando foi ligada a iluminação e foram abertas a Rampa e a Pista de Gelo, seguindo-se atuação das Roncas d’Elvas, na Praça da República, onde se encontra instalada várias atrações e ponto de venda.

Rondão Almeida disse em direto à Rádio ELVAS que estava tudo em condições “graças ao trabalho da equipa da autarquia, a começar pelo vereador Cláudio Monteiro que com a sua equipa se empenharam para que o Elvas Cidade Natal fosse possível. Neste últimos três anos, o nosso objetivo tem sido inovar”. Este ano, não se pode subir a rua da Cadeia e Rondão afirma que essa é uma das maiores novidades pois “foi aqui instalada uma Rampa de Gelo que vai trazer muita gente a Elvas”.

Cozinha dos Ganhões volta a levar para a mesa o melhor da gastronomia do Alentejo

A 30.ª edição da Cozinha dos Ganhões foi inaugurada ao início da noite desta quinta-feira, 28 de novembro, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz. O evento, dedicado à gastronomia, aos vinhos, aos produtos regionais e ao artesanato, e promovido pela Câmara Municipal de Estremoz, decorre, em simultâneo com a Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza, até domingo, 1 de dezembro.

Considerando que estão reunidas todas as condições para que esta seja mais uma grande edição do certame, o presidente da Câmara, José Daniel Sádio, garante que a autarquia procura, uma vez mais, “manter a excelência deste festival de gastronomia”, que “é uma referência, não só para o Alentejo, mas para o país”. “Aquilo que procuramos é manter o essencial do espírito dos Ganhões, isto é, aquela figura do nosso Alentejo, que trabalhava de sol a sol e que o pagamento que tinha, muitas vezes, dos patrões, era a alimentação”, adianta. A intenção, acima de tudo, “é recriar um ambiente festivo em que as pessoas estavam à mesa, em que se divertiam e em que partilhavam o pão e o vinho”.

O Município de Estremoz procura proporcionar uma “vivência fantástica” a todos quantos visitem o certame, com a gastronomia, mas também “com o Cante Alentejano, com as concertinas, com as guitarras”. Dizendo que não se pode descurar a cultura e as tradições do concelho, o autarca garante ainda ser “uma obrigação” defender todo este legado em torno da gastronomia de Estremoz.  “Os nossos petiscos não se podem perder”, garante.

Esta edição da Cozinha dos Ganhões conta, entre outros expositores, como aqueles que se dedicam ao artesanato, aos produtos regionais e à doçaria, com oito restaurantes: “seis de Estremoz e dois dos arredores”. Associam-se ainda ao evento diversas instituições culturais e desportivas do concelho.

De ano para ano, refere ainda José Daniel Sádio, o número de turistas que visita Estremoz, por esta ocasião, tem vindo a crescer, pelo que a aposta feita, neste tipo de eventos culturais, “está mais que ganha”.