Terceira semana de programação do “Mês do Empreendedorismo” dedicada à inteligência artificial
Continue readingTerceira semana de programação do “Mês do Empreendedorismo” dedicada à inteligência artificial
Universidade de Évora celebra protocolo com Associação Ser Mulher
Universidade de Évora celebra protocolo com Associação Ser Mulher
Continue readingConcerto de António Rosado no Convento dos Remédios em Évora
Concerto de António Rosado no Convento dos Remédios em Évora
Continue readingBiogena Portugal investiga espécies para contribuir para a sua salvaguarda
Biogena Portugal investiga espécies para contribuir para a sua salvaguarda
Continue readingLiga de Amigos do Hospital do Espírito Santo de Évora organiza um jantar solidário
Liga de Amigos do Hospital do Espírito Santo de Évora organiza um jantar solidário
Continue readingGNR e PSP assinalam Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) assinalam o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se celebra hoje, dia 25 de novembro, reafirmando o seu compromisso com a prevenção e o combate a todas as formas de violência de género.
A prevenção e investigação do crime de violência doméstica são prioridades da GNR e da PSP e assumem-se como uma estratégia central para ambas as forças de segurança, que têm vindo a intensificar as campanhas de sensibilização e a investir em ações específicas de formação do seu efetivo, com vista a uma resposta cada vez mais eficaz e humana.
No presente ano, até ao dia 31 de outubro, os 137 militares que integram os Núcleos de Investigação de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR concluíram a investigação de 4 209 processos relacionados com violência doméstica. Durante o ano 2022, na área de responsabilidade da GNR, foram registados 14 636 crimes de violência doméstica, tendo sido detidas 1 509 pessoas. Em 2023, foram registados 14 825 crimes de violência doméstica e efetuadas 1 588 detenções.
Em 2024, até 31 de outubro, foram registados 12 283 crimes (dados provisórios) de violência doméstica e foram detidas 1 199 pessoas (dados provisórios). Relativamente à apreensão de armas no âmbito deste tipo de crimes, até ao dia 31 de outubro de 2024, a GNR apreendeu 1 011 armas no âmbito destas investigações, sendo que em 2023 foram apreendidas 1 131 armas e em 2022 foram apreendidas 1 073 (dados provisórios).
O impacto deste crime não se circunscreve apenas às vítimas diretamente envolvidas, afetando também as famílias e a sociedade no seu conjunto, sendo, também por isto, uma prioridade para a Guarda e para a PSP a prevenção e o combate deste tipo de crime.
No sentido de dar ênfase à incessante luta contra este flagelo que é a Violência Doméstica, realizar-se-á um concerto solidário, no dia 28 de dezembro, que será protagonizado pela banda portuguesa Anjos, pela Guarda Nacional Republicana e pela Polícia de Segurança Pública. Este concerto, que assinala os 25 anos de carreira dos Anjos, terá lugar na MEO Arena e irá juntar em palco a Banda Sinfónica da GNR e a Banda Sinfónica da PSP, num conjunto de mais de 150 músicos. A totalidade dos lucros da bilheteira reverterá a favor do “Pacto Contra a Violência”, que consiste numa rede de entidades públicas e privadas que, em conjunto com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) se mobilizam no apoio ao trabalho das estruturas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD).
GNR de Évora registou 13 acidentes de viação neste fim-de-semana
GNR de Évora registou 13 acidentes de viação neste fim-de-semana
Continue readingNovembro é o “Mês do Empreendedorismo” em Montemor-o-Novo
Novembro é o “Mês do Empreendedorismo” em Montemor-o-Novo
Continue readingObra do IP2 Variante Nascente de Évora e as respostas para o direito à mobilidade
Obra do IP2 Variante Nascente de Évora e as respostas para o direito à mobilidade
Continue reading